Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VAMOS FALAR SOBRE A REENCARNAÇÃO

DEFINIÇÃO:
Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.

O princípio da reencarnação funda-se sobre a justiça divina e a revelação. Dessa forma, a lei de reencarnação elucida todas as anomalias e faz-nos compreender que Deus deixa sempre uma porta aberta ao arrependimento. E para isso, Deus, na sua infinita bondade, permite-nos encarnar tantas vezes quantas forem necessárias ao nosso aperfeiçoamento espiritual, utilizando-se deste e de outros orbes disseminados no espaço. (Kardec, 1984, cap. IV, it. 4, p. 59)

FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO

1) Expiação — Expiar significa remir, resgatar, pagar. A expiação, em sentido restrito consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem, abrangendo sofrimentos físicos e morais, seja na vida corporal, seja na vida espiritual.

2) Prova — Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. Trata-se freqüentemente de simples provas escolhidas pelo espírito para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento. Assim, a expiação serve sempre de prova mas a prova nem sempre é uma expiação.

3) Missão — A missão é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado. Em sentido particular, cada Espírito desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação, neste ou naquele mundo. Há, assim, a missão dos pais, dos filhos, dos políticos etc.

4) Cooperação na Obra do Criador — Através do trabalho, os homens colaboram com os demais Espíritos na obra da criação.

5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência — a necessidade de progresso impele o Espírito às pesquisas científicas. Com isso a sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura. É assim que o homem passa da selvageria à civilização.

A encarnação ou reencarnação tem outras finalidades específicas para este ou aquele Espírito. Citam-se, por exemplo, o restabelecimento do equilíbrio mental e o refazimento do corpo espiritual. (FEESP, 1991, 7.ª Aula, p. 73 a 76)

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Mesmo antes, bem antes de me tornar espírita, acreditava que de uma forma ou de outra, voltaríamos à vida, pois que sem este mecanismo, nada teria sentido em nossas vidas.
    Como fui educado na religião católica, aprendí(???) que se pecássemos, iríamos para o inferno, ou, "não faça isso porque Deus castiga". Me recusava a acreditar nisso, até pq já tinha uma vaga idéia da misericórdia divina.
    Pensava comigo: "se Deus castiga, então ele é máu."Ora, se Deus fosse mau, então não era deus."
    (até uma criança pode pensar e ter certeza que Deus é bom e perfeito).
    Quando fui apresentado à doutrina dos espíritos, tudo se esclareceu. Para mim, todas as dúvidas foram dirimidas e pude, então, começar a ter a certeza de que poderia reparar meus erros nesta ou em outra vida, sem ter MEDO do que pudesse acontecer comigo depois de minha "morte".

    ResponderExcluir