Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

QUEM FOI ALAN KARDEC ?

PARA COMEÇAR, GOSTARÍAMOS DE APRESENTAR A VOCES, O GRANDE DECODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA.



Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, nasceu como Hippolyte Léon Denizard Rivail, em Lyon, na França, dia 03 de outubro de 1804.
Recebeu desde o berço educação primorosa. Muitos de seus antepassados distinguiram-se na advocacia e na magistratura por seu talento e elevada moral. Ele, no entanto, sentiu-se atraído, desde a juventude, para a Ciência e a Filosofia.
Fez os primeiros estudos em Lyon e em seguida enriqueceu sua bagagem cultural em Yverdon, na Suíça, com o célebre educador Pestalozzi.
No Instituto Pestalozzi desenvolveu as idéias progressistas do Positivismo, que o colocariam mais tarde no rol dos mais célebres livre pensadores que a Humanidade conheceu.
Voltou à França bacharelado em Letras e Ciências. Como lingüista notável, falava corretamente, além do francês, o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol. À Rue de Sèvres, 35, em Paris, fundou uma instituição de ensino, onde ministrava Química, Física, Astronomia e Anatomia Comparada. Não cobrava daqueles que não podiam pagar, revelando, desde cedo, seu caráter humanitário.
Publicou uma rica série de obras na área de educação, principalmente versando sobre matemática e gramática francesa, numa demonstração de rara versatilidade, iniciando, já aos 20 anos de idade, com a edição do Curso Prático Teórico de Aritmética,
Várias de suas respeitadas obras foram integradas ao currículo de estudos da Universidade de França.
Em 1849, no Liceu Polimático, rege as cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Química e Física.
O Professor Rivail era um espírito cético, respeitado por toda a classe acadêmica por seu espírito crítico e sua imparcialidade, características marcantes de seu caráter firme e resoluto.

2 comentários:

  1. muito esclareçedor para quem não sabe nada sobre alan kardec.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo, falou bem.. divulgou de uma forma legal..
    Mas gostaria de convidar para ler minha pagina no blog: http://espiritismoespiritoverdade.blogspot.com.br/p/quem-foi-allan-kardec.html
    Estou dando um pouquinho mais de detalhes sobre esse homem tão nobre.
    Grande abraço

    ResponderExcluir