BOM DIA, CAROS AMIGOS.
BEM, RELACIONAMOS ABAIXO ALGUNS ARTIGOS PARA TENTAR EXPLICAR A VIDA APÓS A MORTE.
É FATO QUE,SE NÃO ACREDITARMOS NA "REENCARNAÇÃO", NADA DO QUE FOI EXPOSTO FARÁ SENTIDO AO LEITOR.
OS ROMANCES ESPÍRITAS TRATAM E EXPLICAM COM PORMENORES DETALHADOS ESTE TEMA.
POSSO RECOMENDAR AQUÍ:
HÁ 2.000 ANOS E
50 ANOS DEPOIS.
EXCELENTES PARA QUEM SE INTERESSA PELO TEMA, CONTA A VIDA DE EMMANUEL, MENTOR DE FRANCISCO XAVIER.
PODE-SE LER TAMBÉM, SOCRÁTES, FREUD, ENFIM, MUITOS LIVROS E ARTIGOS RELACIONADOS PORQUE SEMPRE FOI E AINDA É UMA GRANDE DÚVIDA PARA A MAIORIA DAS RELIGIÕES E DOS CIENTISTAS EM GERAL.
O ESPIRITISMO EXPLICA DE FORMA SIMPLES E DIRETA, CONSOLANDO E AO MESMO TEMPO ORIENTANDO SOBRE NOSSA ETERNIDADE ENQUANTO ESPÍRITOS ENCARNADOS EM CORPO FÍSICO, MAS EU GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMAS PERGUNTAS QUE CERTAMENTE COMEÇARÃO A ABRIR A MENTE DOS QUE AINDA TÊM DÚVIDA:
SOMOS FILHOS DE dEUS?
SE SOMOS, POR QUE dEUS NOS NOS FARIA NASCER?
QUAL O MOTIVO PARA TAL?
SE PECAMOS (E PECAMOS, TENHA CERTEZA), dEUS NOS "CASTIGARIA", NOS MANDANDO PRO "INFERNO"?
QUEM SÃO OS ANJOS E DEMÔNIOS? ALMAS OU ESPÍRITOS?
ONDE VIVEM?
DE ONDE VÊM?
DO CÉU E DO INFERNO? MAS ONDE FICAM?
COMECE A REFLETIR SOBRE ESTAS PERGUNTAS E VOCE MESMO(A) COMEÇARÁ A ACHAR RESPOSTAS PARA SUAS DÚVIDAS.
O TEMA É POLÊMICO PARA QUEM NÃO É ESPÍRITA, SEI DISSO, MAS A REFLEXÃO, SEM FANATISMOS OU DESDÉM, PODE ELUCIDAR QUALQUER DÚVIDA A RESPEITO DO ASSUNTO.
LEIA TODOS OS ARTIGOS RELACIONADOS ABAIXO E COMENTE, DEIXE SUA DÚVIDA E VOLTAREMOS AO ASSUNTO QUE É MUITO VASTO A COMEÇAR PELA PLURALIDADE DOS MUNDOS, O QUE É ALMA, O QUE É ESPÍRITO, ETC....
TENHA UMA SEMANA DE MUITA PAZ E ATÉ AMANHÃ.
Total de visualizações de página
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
ENTREVISTA : SUPERANDO A DOR DA SEPARAÇÃO
Perder um ente querido significa um dos momentos mais difíceis da existência humana. A dor da separação daqueles que amamos pode ser definida de inúmeras formas. Alguns a descrevem como uma dor no coração indescritível, outros dizem sentir uma sensação de vazio como se a alma estivesse despedaçada, há aqueles também que custam a querer acreditar no que aconteceu. O fato é que a dor da perda não pode ser evitada, mas a maneira de encarar a situação e a compreensão de que a morte não existe pode ajudar as pessoas a passarem por este momento doloroso.
A crença na vida após a morte e que a separação é passageira, diante da eternidade, traz um grande consolo no momento da partida daqueles que amamos. Outro aspecto importante que a doutrina espírita ensina é que o desespero e a revolta diante desta perda podem prejudicar aqueles que partiram. A questão 936 de O Livro dos Espíritos diz: "Uma dor incessante e desarrazoada o toca penosamente, porque, nessa dor excessiva, ele vê falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao adiantamento dos que o choram e talvez à sua reunião com estes".
O espiritismo também recomenda a prece pelos entes queridos que partiram, para que seus corações possam se sentir aliviados. O Evangelho Segundo o Espiritismo traz uma coletânea de preces e fala da importância da oração pelos que acabam de deixar a Terra como forma de ajudar no desligamento do espírito, tornando seu despertar no Além mais tranqüilo e breve. "Vós que compreendeis a vida espiritual, escutais as pulsações de vosso coração chamando esses entes bem-amados, e se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós essas poderosas consolações que secam as lágrimas, essas aspirações maravilhosas que vos mostrarão o futuro prometido pelo soberano Senhor".
Além da busca do consolo espiritual é preciso aprender a lidar com a perda do ente querido. Para compreendermos melhor como trabalhar interiormente esse momento tão difícil e doloroso, entrevistamos a psicóloga Kátia Flock, que é vice-presidente da ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas) e apresentadora dos programas Alquimia da Mente e Despertar para a Vida, na Rede Boa Nova de Rádio.
Como você, psicóloga e espírita, analisa a questão da perda de entes queridos?
Acredito que o indivíduo que tem conhecimento da existência da vida após a morte aprende a lidar muito melhor com a questão da perda de entes queridos, porque tem uma concepção diferente dos demais, sabe que a perda é apenas física e transitória. Então, quando a pessoa passa por essa situação, muitas vezes de uma forma inesperada ou brutal e tem a crença nos valores espirituais, consegue viver esse período de luto com maiores condições de enfrentar o distanciamento.
Quer dizer, então, que a pessoa que possui fé e crença na vida após a morte lida melhor com a separação?
A pessoa que crê na existência da vida após a morte e passa pela dor da perda de um ente querido, lida melhor psicologicamente e emocionalmente com a morte. O indivíduo que não tem essa concepção da existência espiritual, acaba vivendo esse distanciamento de uma maneira pior e de forma conflituosa, por não acreditar na possibilidade de reencontrar a pessoa que partiu.
Com a dor da perda, o psiquismo sofre muitos danos e se existir uma ligação muito forte entre esses, a pessoa acaba vivendo com um grande drama. Muitas, até, não conseguem se curar quando perdem seus entes queridos; continuam sofrendo muitos anos com a mesma dor.
Além do aspecto espiritual, como podemos trabalhar psicologicamente a dor da perda?
Nós temos que analisar o que é a perda. Ela significa não podermos mais compartilhar com aquele indivíduo que é muito importante em nossa vida. Todos nós temos pessoas importantes em nossas vidas, mas se estivermos mais preparados e desenvolvermos o autoconhecimento, aprenderemos a trabalhar melhor com os momentos difíceis. Muitas vezes existe uma dependência emocional muito grande entre elas e a perda parece brutal, até mesmo, desesperadora. Então, uma forma de lidar melhor com essas situações é a busca da psicoterapia. Por intermédio do tratamento, acaba entrando em contato com suas potencialidades internas e desenvolvendo a auto-estima, pois em geral, as pessoas muito dependentes das outras são pessoas que não confiam em si mesmas.
O autoconhecimento é uma ajuda para tudo na vida do ser humano, porque as perdas, as dificuldades e as frustrações existem e vão existir sempre. Mas a pessoa aprende, dessa maneira, a ter subsídios emocionais e afetivos suficientes para enfrentar as perdas em geral; aprende a canalizar o seu amor também para outras pessoas.
Desabafar sobre os problemas pode ajudar?
Sim. Falar, expressar seus sentimentos pode ajudar muito, mas apenas isso não resolve totalmente a questão. O tempo também ajuda a pessoa a enfrentar a situação.
É importante que aconteça a comunicação, porque o indivíduo muitas vezes acaba entrando em um estado de isolamento e se distanciar não é a maneira mais adequada de solucionar o problema. Negar, jamais deve ser o caminho de resolução de uma questão, e evitar falar é fugir.
"NÃO HÁ MORTE, É APENAS UMA PASSAGEM PARA OUTRO PLANO"
A psicóloga Valéria de Moura Silva perdeu seu filho de 18 anos em um acidente de carro. Diz ter encontrado na doutrina espírita o consolo necessário, e com a partida de Tiago, surgiu uma transformação que lhe proporcionou a descoberta de um novo caminho a seguir.
"Nós morávamos em Atibaia e meu filho saiu à noite para uma festa. Quando já era madrugada, um grupo de amigos disse que iria para São Paulo levar uma pessoa e perguntou a Tiago se gostaria de ir junto e ele entrou no lugar de um amigo que resolveu não ir. Em um trecho da Rodovia Fernão Dias, a moça que conduzia o carro perdeu a direção e caiu na riibanceira. As quatro pessoas que estavam no banco traseiro faleceram, entre elas, o meu filho.
Após o acidente, os outros pais pediram uma investigação mais profunda; alguns até entraram com processo, mas eu não quis saber disso, porque cada vez que fosse chamada para depor teria que reviver tudo novamente, e já estava vivendo uma dor muito grande.
Um ano antes do acidente, eu tive vários pressentimentos; cada vez que ele saía não dormia, ficava preocupada até ele voltar. Ele também tinha esse pressentimento, dizia que um dia iria embora em uma esquina.
Apesar de ter tomado conhecimento sobre o espiritismo ainda menina, eu tinha medo. Só voltei a procurar a doutrina após o desencarne do meu filho. O conhecimento nos dá um grande consolo, pois compreendemos que não há morte, é apenas uma passagem para outro plano.
Algum tempo depois recebi uma psicografia do meu filho no Grupo Noel. Ele dizia na mensagem que no início foi muito difícil e não sabia onde estava, demorou a compreender a situação, mas que através das orações que recebia das pessoas que o amavam foi entendendo e se modificando. Eu chorei de emoção quando recebi essa mensagem e a partir de então, passei a buscar mais o lado espiritual, e até hoje trabalho nesse centro como voluntária.
Recordo-me, também, que um dia passei em uma banca de jornal e vi uma matéria sobre psicografia na Revista Cristã de Espiritismo e sobre o trabalho do centro espírita Perseverança. Fui até lá e recebi uma psicografia linda do Tiago. É como se ele dissesse, por intuição, para eu ir conhecer o grupo onde ele estava participando no plano espiritual.
Eu posso dizer que após oito anos a dor se modificou, mas a saudade não. Às vezes, eu fecho os olhos e sinto a presença dele perto de mim nitidamente. Passei a compreender que não perdemos ninguém, a pessoa continua viva, só que em um plano que não somos capazes de enxergar, nem tocar".
"A PESSOA QUE SOFRE A DOR DA PERDA DE UM ENTE QUERIDO
NÃO DEVE DEPENDER EMOCIONALMENTE DE UMA MENSAGEM
PSICOGRAFADA. APESAR DE MUITAS VEZES SERVIR COMO
CONSOLO, A PESSOA PRECISA CRIAR FORÇAS EM SEU PRÓPRIO
MUNDO INTERIOR".
A crença na vida após a morte e que a separação é passageira, diante da eternidade, traz um grande consolo no momento da partida daqueles que amamos. Outro aspecto importante que a doutrina espírita ensina é que o desespero e a revolta diante desta perda podem prejudicar aqueles que partiram. A questão 936 de O Livro dos Espíritos diz: "Uma dor incessante e desarrazoada o toca penosamente, porque, nessa dor excessiva, ele vê falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao adiantamento dos que o choram e talvez à sua reunião com estes".
O espiritismo também recomenda a prece pelos entes queridos que partiram, para que seus corações possam se sentir aliviados. O Evangelho Segundo o Espiritismo traz uma coletânea de preces e fala da importância da oração pelos que acabam de deixar a Terra como forma de ajudar no desligamento do espírito, tornando seu despertar no Além mais tranqüilo e breve. "Vós que compreendeis a vida espiritual, escutais as pulsações de vosso coração chamando esses entes bem-amados, e se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós essas poderosas consolações que secam as lágrimas, essas aspirações maravilhosas que vos mostrarão o futuro prometido pelo soberano Senhor".
Além da busca do consolo espiritual é preciso aprender a lidar com a perda do ente querido. Para compreendermos melhor como trabalhar interiormente esse momento tão difícil e doloroso, entrevistamos a psicóloga Kátia Flock, que é vice-presidente da ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas) e apresentadora dos programas Alquimia da Mente e Despertar para a Vida, na Rede Boa Nova de Rádio.
Como você, psicóloga e espírita, analisa a questão da perda de entes queridos?
Acredito que o indivíduo que tem conhecimento da existência da vida após a morte aprende a lidar muito melhor com a questão da perda de entes queridos, porque tem uma concepção diferente dos demais, sabe que a perda é apenas física e transitória. Então, quando a pessoa passa por essa situação, muitas vezes de uma forma inesperada ou brutal e tem a crença nos valores espirituais, consegue viver esse período de luto com maiores condições de enfrentar o distanciamento.
Quer dizer, então, que a pessoa que possui fé e crença na vida após a morte lida melhor com a separação?
A pessoa que crê na existência da vida após a morte e passa pela dor da perda de um ente querido, lida melhor psicologicamente e emocionalmente com a morte. O indivíduo que não tem essa concepção da existência espiritual, acaba vivendo esse distanciamento de uma maneira pior e de forma conflituosa, por não acreditar na possibilidade de reencontrar a pessoa que partiu.
Com a dor da perda, o psiquismo sofre muitos danos e se existir uma ligação muito forte entre esses, a pessoa acaba vivendo com um grande drama. Muitas, até, não conseguem se curar quando perdem seus entes queridos; continuam sofrendo muitos anos com a mesma dor.
Além do aspecto espiritual, como podemos trabalhar psicologicamente a dor da perda?
Nós temos que analisar o que é a perda. Ela significa não podermos mais compartilhar com aquele indivíduo que é muito importante em nossa vida. Todos nós temos pessoas importantes em nossas vidas, mas se estivermos mais preparados e desenvolvermos o autoconhecimento, aprenderemos a trabalhar melhor com os momentos difíceis. Muitas vezes existe uma dependência emocional muito grande entre elas e a perda parece brutal, até mesmo, desesperadora. Então, uma forma de lidar melhor com essas situações é a busca da psicoterapia. Por intermédio do tratamento, acaba entrando em contato com suas potencialidades internas e desenvolvendo a auto-estima, pois em geral, as pessoas muito dependentes das outras são pessoas que não confiam em si mesmas.
O autoconhecimento é uma ajuda para tudo na vida do ser humano, porque as perdas, as dificuldades e as frustrações existem e vão existir sempre. Mas a pessoa aprende, dessa maneira, a ter subsídios emocionais e afetivos suficientes para enfrentar as perdas em geral; aprende a canalizar o seu amor também para outras pessoas.
Desabafar sobre os problemas pode ajudar?
Sim. Falar, expressar seus sentimentos pode ajudar muito, mas apenas isso não resolve totalmente a questão. O tempo também ajuda a pessoa a enfrentar a situação.
É importante que aconteça a comunicação, porque o indivíduo muitas vezes acaba entrando em um estado de isolamento e se distanciar não é a maneira mais adequada de solucionar o problema. Negar, jamais deve ser o caminho de resolução de uma questão, e evitar falar é fugir.
"NÃO HÁ MORTE, É APENAS UMA PASSAGEM PARA OUTRO PLANO"
A psicóloga Valéria de Moura Silva perdeu seu filho de 18 anos em um acidente de carro. Diz ter encontrado na doutrina espírita o consolo necessário, e com a partida de Tiago, surgiu uma transformação que lhe proporcionou a descoberta de um novo caminho a seguir.
"Nós morávamos em Atibaia e meu filho saiu à noite para uma festa. Quando já era madrugada, um grupo de amigos disse que iria para São Paulo levar uma pessoa e perguntou a Tiago se gostaria de ir junto e ele entrou no lugar de um amigo que resolveu não ir. Em um trecho da Rodovia Fernão Dias, a moça que conduzia o carro perdeu a direção e caiu na riibanceira. As quatro pessoas que estavam no banco traseiro faleceram, entre elas, o meu filho.
Após o acidente, os outros pais pediram uma investigação mais profunda; alguns até entraram com processo, mas eu não quis saber disso, porque cada vez que fosse chamada para depor teria que reviver tudo novamente, e já estava vivendo uma dor muito grande.
Um ano antes do acidente, eu tive vários pressentimentos; cada vez que ele saía não dormia, ficava preocupada até ele voltar. Ele também tinha esse pressentimento, dizia que um dia iria embora em uma esquina.
Apesar de ter tomado conhecimento sobre o espiritismo ainda menina, eu tinha medo. Só voltei a procurar a doutrina após o desencarne do meu filho. O conhecimento nos dá um grande consolo, pois compreendemos que não há morte, é apenas uma passagem para outro plano.
Algum tempo depois recebi uma psicografia do meu filho no Grupo Noel. Ele dizia na mensagem que no início foi muito difícil e não sabia onde estava, demorou a compreender a situação, mas que através das orações que recebia das pessoas que o amavam foi entendendo e se modificando. Eu chorei de emoção quando recebi essa mensagem e a partir de então, passei a buscar mais o lado espiritual, e até hoje trabalho nesse centro como voluntária.
Recordo-me, também, que um dia passei em uma banca de jornal e vi uma matéria sobre psicografia na Revista Cristã de Espiritismo e sobre o trabalho do centro espírita Perseverança. Fui até lá e recebi uma psicografia linda do Tiago. É como se ele dissesse, por intuição, para eu ir conhecer o grupo onde ele estava participando no plano espiritual.
Eu posso dizer que após oito anos a dor se modificou, mas a saudade não. Às vezes, eu fecho os olhos e sinto a presença dele perto de mim nitidamente. Passei a compreender que não perdemos ninguém, a pessoa continua viva, só que em um plano que não somos capazes de enxergar, nem tocar".
"A PESSOA QUE SOFRE A DOR DA PERDA DE UM ENTE QUERIDO
NÃO DEVE DEPENDER EMOCIONALMENTE DE UMA MENSAGEM
PSICOGRAFADA. APESAR DE MUITAS VEZES SERVIR COMO
CONSOLO, A PESSOA PRECISA CRIAR FORÇAS EM SEU PRÓPRIO
MUNDO INTERIOR".
DÚVIDAS
A morte não é como muitos a imaginam. Na hora da morte, teremos que ver e passar por muitas coisas para as quais não estamos preparados. O objetivo desse artigo é o de ampliar e expandir e pormenorizar nossa compreensão sobre a inevitável separação do nosso corpo mortal.
Para muitos, a morte é como dormir sem sonhar.Você fecha os olhos, adormece e nada mais existe, apenas a escuridão. Só que dormir termina ao amanhecer e a morte é para sempre. A muitos, o desconhecido é o que mais assusta: "O que acontecerá comigo?" E então procuramos não pensar na morte. Entretanto lá no nosso íntimo sempre existe o sentimento do inevitável e uma ansiedade inquietante. Cada um de nós terá de atravessar esta fronteira. Deveriamos pensar e nos preparar para isto. Alguém pode perguntar: "Mas pensar e se preparar para que? Isto não depende de nós. Chega a nossa hora, morremos e pronto. Mas enquanto ainda há tempo, é preciso tomar tudo da vida, tudo aquilo que ela pode nos proporcionar: beber, comer, amar, conseguir o poder e a glória, o respeito, ganhar dinheiro, etc. Não se deve pensar sobre nada desagradável e difícil e, claro, nem cogitar sobre a morte." Muitos agem assim.
E, mesmo assim, às vezes, outros pensamentos perturbadores passam pela nossa cabeça: "E se não for assim? E se a morte não for o fim, e após a morte do corpo, eu, inesperadamente para mim mesmo, de repente me encontrar em condições completamente novas, conservando a capacidade de ver, ouvir e sentir?" E o mais importante: "E se, o nosso futuro no além, de alguma forma depender do como vivemos a nossa vida e de como éramos antes do momento de cruzar a soleira da morte?"
Para muitos, a morte é como dormir sem sonhar.Você fecha os olhos, adormece e nada mais existe, apenas a escuridão. Só que dormir termina ao amanhecer e a morte é para sempre. A muitos, o desconhecido é o que mais assusta: "O que acontecerá comigo?" E então procuramos não pensar na morte. Entretanto lá no nosso íntimo sempre existe o sentimento do inevitável e uma ansiedade inquietante. Cada um de nós terá de atravessar esta fronteira. Deveriamos pensar e nos preparar para isto. Alguém pode perguntar: "Mas pensar e se preparar para que? Isto não depende de nós. Chega a nossa hora, morremos e pronto. Mas enquanto ainda há tempo, é preciso tomar tudo da vida, tudo aquilo que ela pode nos proporcionar: beber, comer, amar, conseguir o poder e a glória, o respeito, ganhar dinheiro, etc. Não se deve pensar sobre nada desagradável e difícil e, claro, nem cogitar sobre a morte." Muitos agem assim.
E, mesmo assim, às vezes, outros pensamentos perturbadores passam pela nossa cabeça: "E se não for assim? E se a morte não for o fim, e após a morte do corpo, eu, inesperadamente para mim mesmo, de repente me encontrar em condições completamente novas, conservando a capacidade de ver, ouvir e sentir?" E o mais importante: "E se, o nosso futuro no além, de alguma forma depender do como vivemos a nossa vida e de como éramos antes do momento de cruzar a soleira da morte?"
A LEI MORAL
Portanto, ninguém está perdido. Cada qual tem a oportunidade que merece. Se um pai humano, que é imperfeito e mau, não é capaz de condenar eternamente um filho, por pior que seja, quanto mais Deus, que é o Pai Misericordioso e Perfeito, que faz chover sobre os bons e os maus, que faz com que a luz do sol ilumine os justos e injustos, indistintamente.
Disse o Cristo: - " Ninguém poderá ver o Reino dos Céus se não nascer de novo". Referia-se ao nascimento do corpo e ao renascimento moral das criaturas, isto é, ao nascimento pela "água e pelo espírito". Daí sabermos que a vida é sempre uma nova oportunidade de reconciliação com os ideais superiores do bem e da verdade.
Seguir o exemplo vivo de Jesus deve ser o ideal de todo cristão sincero.
Não adianta você dizer que pertence a esta ou àquela religião. Não adianta permanecer orando o tempo todo. O importante é a prática, é a vida de todos os dias, porque, como disse Tiago: "A FÉ SEM OBRAS É MORTA".
Disse o Cristo: - " Ninguém poderá ver o Reino dos Céus se não nascer de novo". Referia-se ao nascimento do corpo e ao renascimento moral das criaturas, isto é, ao nascimento pela "água e pelo espírito". Daí sabermos que a vida é sempre uma nova oportunidade de reconciliação com os ideais superiores do bem e da verdade.
Seguir o exemplo vivo de Jesus deve ser o ideal de todo cristão sincero.
Não adianta você dizer que pertence a esta ou àquela religião. Não adianta permanecer orando o tempo todo. O importante é a prática, é a vida de todos os dias, porque, como disse Tiago: "A FÉ SEM OBRAS É MORTA".
LEI DE EVOLUÇÃO
Cada um de nós é um espírito encarnado a caminho de Deus. A vida na Terra é sempre uma oportunidade de reajustamento no caminho do bem. A escolha nos pertence. Logo, as conseqüências boas ou más são resultado de nossas próprias decisões. É a lei da "ação e reação", das causas e conseqüências. Se, agora, estamos sofrendo, podemos concluir que a causa do sofrimento advém de erros anteriores. Se, portanto, fizermos o mal, cedo ou tarde, sofreremos a sua conseqüência. "A cada um segundo as suas obras" - disse Jesus. Isso explica a razão de tanto sofrimento no mundo. Por isso, um caminha mais depressa que o outro, como os diferentes alunos de uma mesma classe escolar. Quanto melhor nossa conduta, mais depressa nos libertaremos dos sofrimentos, encurtando o caminho da evolução.
Não há céu nem inferno, conforme pintam as religiões tradicionais. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. Não existem também anjos ou demônios, mas apenas espíritos superiores e espíritos inferiores, que também estão a caminho da perfeição - os bons se tornando melhores e os maus se regenerando. Deus não quer que nenhum de seus filhos se perca, e a Vontade de Deus, a Suprema Vontade, é a Lei.
Se a sorte do ser humano fosse inapelavelmente selada após a morte, todos estaríamos perdidos, visto termos sido muito mais maus do que bons e quase ninguém, hoje em dia, mereceria ir para o céu de bem-aventuranças, onde só caberiam os puros.
Por outro lado, uma vida, por mais longa que seja, não é suficiente para nos esclarecer a respeito dos planos de Deus. Muitos não têm sequer como garantir a própria sobrevivência e muito menos ainda oportunidade de uma boa educação. Muitos nunca foram orientados para o bem. Outros, morrem cedo demais, antes mesmo de se esclarecerem sobre o melhor caminho a seguir.
Não há céu nem inferno, conforme pintam as religiões tradicionais. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. Não existem também anjos ou demônios, mas apenas espíritos superiores e espíritos inferiores, que também estão a caminho da perfeição - os bons se tornando melhores e os maus se regenerando. Deus não quer que nenhum de seus filhos se perca, e a Vontade de Deus, a Suprema Vontade, é a Lei.
Se a sorte do ser humano fosse inapelavelmente selada após a morte, todos estaríamos perdidos, visto termos sido muito mais maus do que bons e quase ninguém, hoje em dia, mereceria ir para o céu de bem-aventuranças, onde só caberiam os puros.
Por outro lado, uma vida, por mais longa que seja, não é suficiente para nos esclarecer a respeito dos planos de Deus. Muitos não têm sequer como garantir a própria sobrevivência e muito menos ainda oportunidade de uma boa educação. Muitos nunca foram orientados para o bem. Outros, morrem cedo demais, antes mesmo de se esclarecerem sobre o melhor caminho a seguir.
A IMORTABILIDADE DA ALMA
Antes de sermos seres humanos filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. O Espírito é o princípio inteligente do Universo, criado por Deus, simples e ignorante, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus próprios esforços.
Como espíritos, já existíamos antes de nascermos e continuaremos a existir, depois da morte física.
Quando o espírito está na vida do corpo, dizemos que é uma alma ou espírito encarnado. Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou. Desencarnado, volta para o Plano Espiritual ou Espiritualidade, de onde veio ao nascer. Os espíritos são, portanto, pessoas desencarnadas que, presentemente, estão na Espiritualidade.
Como espíritos, já existíamos antes de nascermos e continuaremos a existir, depois da morte física.
Quando o espírito está na vida do corpo, dizemos que é uma alma ou espírito encarnado. Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou. Desencarnado, volta para o Plano Espiritual ou Espiritualidade, de onde veio ao nascer. Os espíritos são, portanto, pessoas desencarnadas que, presentemente, estão na Espiritualidade.
INFLUENCIA DA RELIGIÃO NAS ATITUDES DOS INDIVÍDUOS
As religiões têm exercido poderosa influência nas atitudes dos indivíduos com relação ao passamento para a outra dimensão de vida.
Para os judeus, a lei permite ao moribundo que vai morrer por sua casa em ordem, abençoar a família, enviar mensagem aos que lhe parecem importantes, e fazer as pazes com Deus. A confissão in extremis é considerada importante elemento na transição para o outro mundo.
Para o hinduismo, na morte a alma ou essência espiritual (atman) do indivíduo é eterna. Como tal, não é atingida pelas várias alterações no estado de existência porque passa o fenomenal eu ou ego (jiva) em cada período de vida.
Para o Budismo, a vida depois da morte é um problema sobre o qual nada pode ser dito. Não nega nem afirma a vida após a morte. Deixa essa questão em aberto.
Para o Catolicismo, a vida depois da morte está inserida na crença de um Céu, de um Inferno e de um Purgatório. Dependendo de seus atos, ele se dirige para cada um desses lugares circunscritos nos espaço. . (Kübler-Ross, s. d. p.)
Para o Espiritismo, a vida depois da morte reveste-se de substancial significado, pois iremos tanto para lugares iluminados como para trevosos, dependendo do estado de nossa consciência.
Para os judeus, a lei permite ao moribundo que vai morrer por sua casa em ordem, abençoar a família, enviar mensagem aos que lhe parecem importantes, e fazer as pazes com Deus. A confissão in extremis é considerada importante elemento na transição para o outro mundo.
Para o hinduismo, na morte a alma ou essência espiritual (atman) do indivíduo é eterna. Como tal, não é atingida pelas várias alterações no estado de existência porque passa o fenomenal eu ou ego (jiva) em cada período de vida.
Para o Budismo, a vida depois da morte é um problema sobre o qual nada pode ser dito. Não nega nem afirma a vida após a morte. Deixa essa questão em aberto.
Para o Catolicismo, a vida depois da morte está inserida na crença de um Céu, de um Inferno e de um Purgatório. Dependendo de seus atos, ele se dirige para cada um desses lugares circunscritos nos espaço. . (Kübler-Ross, s. d. p.)
Para o Espiritismo, a vida depois da morte reveste-se de substancial significado, pois iremos tanto para lugares iluminados como para trevosos, dependendo do estado de nossa consciência.
EXISTE VIDA APÓS A MORTE?
Afinal, existe consciência após a morte? Este é um dos maiores mistérios da humanidade.
Segundo Carlos Antonio Fragoso Guimarães a Psicologia Transpessoal é a corrente mais avançada em Psicologia que acredita na consciência pós a morte. Segundo Carolina Ioca a Psicologia Transpessoal é um instrumento de pesquisa da natureza essencial do ser. Para ela a energia nunca morre, mas sempre se transforma. A energia seria igual a consciência que seria igual ao infinito.
Aporte a Psicologia, na medicina, uma pesquisa de quase morte feita em dez hospitais da Holanda, pelo dr. Sam Parnia e o dr. Peter Fenwick observou mil e quinhentas pessoas em seu leito de morte. Destas, noventa por cento sofreram ataques cardíacos e dez por cento, foram vítimas de acidentes.
Foram constatadas mortas pois o coração, a respiração e os impulsos cerebrais haviam parado.
Dez por cento destes pacientes, que puderam ser ressuscitados, tiveram certas experiências no tempo em que estavam mortos.
Como exemplo relataram que podiam ver e ouvir o que estava acontecendo na sala onde estavam. Já que haviam sido considerados mortos, como isso pode acontecer? Alguns pacientes reconheceram pessoas que ajudaram na sua ressurreição. Outros se lembram das conversas entre os médicos. Eles enxergavam o que os médicos faziam para trazê-los de volta à vida.
Estas pesquisas são muito curiosas. Como explicar que pessoas devidamente mortas possam ter vivenciado as situações reais que ocorriam no hospital.
Nesta mesma pesquisa alguns pacientes experimentavam inclusive ver e ouvir coisas em outros lugares do hospital. Um deles, relatou que foi até o recinto ao lado e conversou com uma mulher que também estava clinicamente morta.
Um relato impressionante foi que enquanto do lado de dentro os médicos trabalhavam pra ressuscitar um homem, este mesmo homem jura que foi passear, viu um conhecido no parque, o que foi confirmado depois pelo próprio.
Neste mesmo passeio o paciente testemunhou um atropelamento na rua. O atropelado e o paciente chegaram até a conversar. O atropelado sumiu em uma luz, o paciente sentiu uma forte atração para voltar para o hospital.
Os pesquisadores checaram a história na delegacia. O atropelamento aconteceu exatamente como ele falou. Incrível!
A pesquisa foi tão motivadora que os médicos formaram uma fundação para estudos sobre vida pós morte, vista a necessidade de continuar pesquisas em escala maior. ]
Depois de tomar conhecimento desta pesquisa, comecei a pensar que certamente pode existir consciência após a morte.
Texto escrito por Ricardo Chioro - O autor permite a reprodução deste texto, desde que ele não seja alterado e seja citada a autoria.
Segundo Carlos Antonio Fragoso Guimarães a Psicologia Transpessoal é a corrente mais avançada em Psicologia que acredita na consciência pós a morte. Segundo Carolina Ioca a Psicologia Transpessoal é um instrumento de pesquisa da natureza essencial do ser. Para ela a energia nunca morre, mas sempre se transforma. A energia seria igual a consciência que seria igual ao infinito.
Aporte a Psicologia, na medicina, uma pesquisa de quase morte feita em dez hospitais da Holanda, pelo dr. Sam Parnia e o dr. Peter Fenwick observou mil e quinhentas pessoas em seu leito de morte. Destas, noventa por cento sofreram ataques cardíacos e dez por cento, foram vítimas de acidentes.
Foram constatadas mortas pois o coração, a respiração e os impulsos cerebrais haviam parado.
Dez por cento destes pacientes, que puderam ser ressuscitados, tiveram certas experiências no tempo em que estavam mortos.
Como exemplo relataram que podiam ver e ouvir o que estava acontecendo na sala onde estavam. Já que haviam sido considerados mortos, como isso pode acontecer? Alguns pacientes reconheceram pessoas que ajudaram na sua ressurreição. Outros se lembram das conversas entre os médicos. Eles enxergavam o que os médicos faziam para trazê-los de volta à vida.
Estas pesquisas são muito curiosas. Como explicar que pessoas devidamente mortas possam ter vivenciado as situações reais que ocorriam no hospital.
Nesta mesma pesquisa alguns pacientes experimentavam inclusive ver e ouvir coisas em outros lugares do hospital. Um deles, relatou que foi até o recinto ao lado e conversou com uma mulher que também estava clinicamente morta.
Um relato impressionante foi que enquanto do lado de dentro os médicos trabalhavam pra ressuscitar um homem, este mesmo homem jura que foi passear, viu um conhecido no parque, o que foi confirmado depois pelo próprio.
Neste mesmo passeio o paciente testemunhou um atropelamento na rua. O atropelado e o paciente chegaram até a conversar. O atropelado sumiu em uma luz, o paciente sentiu uma forte atração para voltar para o hospital.
Os pesquisadores checaram a história na delegacia. O atropelamento aconteceu exatamente como ele falou. Incrível!
A pesquisa foi tão motivadora que os médicos formaram uma fundação para estudos sobre vida pós morte, vista a necessidade de continuar pesquisas em escala maior. ]
Depois de tomar conhecimento desta pesquisa, comecei a pensar que certamente pode existir consciência após a morte.
Texto escrito por Ricardo Chioro - O autor permite a reprodução deste texto, desde que ele não seja alterado e seja citada a autoria.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
TEMA PARA A SEMANA QUE VEM.
O TEMA PARA A SEMANA QUE VEM SERÁ "VIDA APÓS A MORTE", DE ACORDO COM A ENQUETE FEITA DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO.
FIQUEM ATENTOS POIS O TEMA É POLÊMICO E SUSSITARÁ MUITO DEBATE.
FIQUEM COM DEUS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
FIQUEM ATENTOS POIS O TEMA É POLÊMICO E SUSSITARÁ MUITO DEBATE.
FIQUEM COM DEUS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
MENSAGEM
No meio da precipitação urbana, lembre-se de que a Paz talvez se encontre no silêncio.
Faça um esforço honesto e continuado para se dar bem com todos.
Fale a verdade claramente, mas com brandura, e ouça os outros, mesmo os ignorantes e sem brilho: Eles terão igualmente as suas estórias para contar. Evite as pessoas agressivas, que falam alto, pois trazem constrangimento ao espírito.
Tome gosto pela sua carreira, por mais humilde que ela seja: é o único bem verdadeiramente seu.
Se você se comparar aos demais poderá tornar-se vaidoso ou amargo, pois existirão sempre os que estão pior ou melhor que você na vida; saiba apreciar as suas próprias realizações, seus planos.
Trate de seus negócios com muito carinho pois o mundo está cheio de espertos, mas não endureça seu coração e saiba descobrir o lado bom das pessoas; ainda há idealistas neste mundo e por toda a parte encontramos atos de heroísmo.
Seja você mesmo, sobretudo não finja amizade; nem ponha cinismo no amor; apesar de tudo o que diz por aí o amor ainda é Eterno; o medo nasce do cansaço e da solidão.
Aceite com doçura o conselho dos anos e saiba renunciar aos hábitos próprios da Juventude.
Mantenha o espírito galvanizado para agüentar as surpresas da vida; mas não se aflija com a imaginação.
Acima de qualquer Auto-Disciplina, seja generoso com você mesmo, afinal, você é filho do Universo tanto quanto as árvores e as estrelas e tem tido o direito de estar aqui; embora isso não lhe parece muito claro, o certo é que o velho Universo está se desdobrando por sua causa; portanto esteja em paz com Deus ou com o que você chama de Deus.
E por mais agitadas e extenuantes que sejam as suas atividades neste planeta, entre barulhentas confusões e aspirações da vida, procure conservar a Paz de Espírito; porque apesar de tudo que anda por aí afora, este nosso mundo ainda é ótimo; você só precisa ter cuidado e fazer seu esforço diário para ser Feliz.
(Mensagem encontrada numa igreja de Baltimore - Estados Unidos, datada de 1662)
Viva
Julho e Agosto de 1982
Faça um esforço honesto e continuado para se dar bem com todos.
Fale a verdade claramente, mas com brandura, e ouça os outros, mesmo os ignorantes e sem brilho: Eles terão igualmente as suas estórias para contar. Evite as pessoas agressivas, que falam alto, pois trazem constrangimento ao espírito.
Tome gosto pela sua carreira, por mais humilde que ela seja: é o único bem verdadeiramente seu.
Se você se comparar aos demais poderá tornar-se vaidoso ou amargo, pois existirão sempre os que estão pior ou melhor que você na vida; saiba apreciar as suas próprias realizações, seus planos.
Trate de seus negócios com muito carinho pois o mundo está cheio de espertos, mas não endureça seu coração e saiba descobrir o lado bom das pessoas; ainda há idealistas neste mundo e por toda a parte encontramos atos de heroísmo.
Seja você mesmo, sobretudo não finja amizade; nem ponha cinismo no amor; apesar de tudo o que diz por aí o amor ainda é Eterno; o medo nasce do cansaço e da solidão.
Aceite com doçura o conselho dos anos e saiba renunciar aos hábitos próprios da Juventude.
Mantenha o espírito galvanizado para agüentar as surpresas da vida; mas não se aflija com a imaginação.
Acima de qualquer Auto-Disciplina, seja generoso com você mesmo, afinal, você é filho do Universo tanto quanto as árvores e as estrelas e tem tido o direito de estar aqui; embora isso não lhe parece muito claro, o certo é que o velho Universo está se desdobrando por sua causa; portanto esteja em paz com Deus ou com o que você chama de Deus.
E por mais agitadas e extenuantes que sejam as suas atividades neste planeta, entre barulhentas confusões e aspirações da vida, procure conservar a Paz de Espírito; porque apesar de tudo que anda por aí afora, este nosso mundo ainda é ótimo; você só precisa ter cuidado e fazer seu esforço diário para ser Feliz.
(Mensagem encontrada numa igreja de Baltimore - Estados Unidos, datada de 1662)
Viva
Julho e Agosto de 1982
NÃO PERCAM !!
O PROGRAMA TRANSIÇÃO deste domingo, 29/11, terá ANDRÉ LUIZ RUIZ entrevistando o psicólogo MÁRIO MÁS, sobre o tema A AUTO OBSESSÃO. O programa é transmitido pela REDE TV (TV Aberta) - Atenção para os horários do programa na sua cidade!
Todos os Domingos às 15:15hs
Rede TV (Parabólica, Tv, Cabo e SKY): São Paulo,
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Outras localidades com horário diferenciado:
Grande ABC (SP) Dom: 10.30
Santos: Dom.10h30
Campinas: Dom.10h30
Grande Goiânia: Dom.13h30
ATÉ LÁ!
Todos os Domingos às 15:15hs
Rede TV (Parabólica, Tv, Cabo e SKY): São Paulo,
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Outras localidades com horário diferenciado:
Grande ABC (SP) Dom: 10.30
Santos: Dom.10h30
Campinas: Dom.10h30
Grande Goiânia: Dom.13h30
ATÉ LÁ!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
www.tvalvoradaespirita.com.br - A TV VIA INTERNET 24 HORAS NO AR
QUARTA-FEIRA TEM ESTUDO DO LIVRO NOSSO LAR PELA TV ALVORADA! PARTICIPE COM PERGUNTAS ADICIONANDO TVALVORADA@HOTMAIL.COM NO SEU MSN!
MENSAGEM
“Todos os homens são médiuns, todos têm um Espírito que os dirige para o bem, quando sabem escutá-lo. Agora, que uns se Comuniquem diretamente com ele, valendo-se de uma mediunidade especial, que outros não o escutem senão com o coração e com a inteligência, pouco importa: não deixa de ser um Espírito familiar quem os aconselha. Chamai-lhe espírito, razão, inteligência, é sempre uma voz que responde à vossa alma, pronunciando boas palavras. Apenas, nem sempre as compreendeis.
Nem todos sabem agir de acordo com os conselhos da razão, não dessa razão que antes se arrasta e rasteja do que caminha, dessa razão que se perde no emaranhado dos interesses materiais e grosseiros, mas dessa razão que eleva o homem acima de si mesmo, que o transporta a regiões desconhecidas, chama sagrada que inspira o artista e o poeta, pensamento divino que exalça o filósofo, arroubo que arrebata os indivíduos e povos, razão que o vulgo não pode compreender, porém que ergue o homem e o aproxima de Deus, mais que nenhuma outra criatura, entendimento que o conduz do conhecido ao desconhecido e lhe faz executar as coisas mais sublimes.
Escutai essa voz interior, esse bom gênio, que incessantemente vos fala, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardião, que do alto dos céus vos estende as mãos. Repito: a voz íntima que fala ao coração é a dos bons Espíritos e é deste ponto de vista que todos os homens são médiuns”.
Channing.
Nem todos sabem agir de acordo com os conselhos da razão, não dessa razão que antes se arrasta e rasteja do que caminha, dessa razão que se perde no emaranhado dos interesses materiais e grosseiros, mas dessa razão que eleva o homem acima de si mesmo, que o transporta a regiões desconhecidas, chama sagrada que inspira o artista e o poeta, pensamento divino que exalça o filósofo, arroubo que arrebata os indivíduos e povos, razão que o vulgo não pode compreender, porém que ergue o homem e o aproxima de Deus, mais que nenhuma outra criatura, entendimento que o conduz do conhecido ao desconhecido e lhe faz executar as coisas mais sublimes.
Escutai essa voz interior, esse bom gênio, que incessantemente vos fala, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardião, que do alto dos céus vos estende as mãos. Repito: a voz íntima que fala ao coração é a dos bons Espíritos e é deste ponto de vista que todos os homens são médiuns”.
Channing.
INFLUENCIA MORAL DO MEDIUM
Nas comunicações mediúnicas, o médium é apenas o intermediário. Ao contrário do que muita gente pensa, o espírito comunicante não entra no corpo do médium. Ele exerce sua influência agindo sobre a mente do médium, aproveitando os recursos existentes no cérebro deste, inclusive os conhecimentos de linguagem que o mesmo tem.
Em qualquer comunicação, no entanto, torna-se difícil separar o que é do médium e o que é do espírito. A afinidade de ambos é muito importante, e fica muito difícil um médium receber comunicações de espíritos com quem não tem grande afinidade. Por outro lado, é importante o preparo do médium e sua condição moral.
Os médiuns que têm uma vida dissoluta, de moral duvidosa, têm pouca possibilidade de receber comunicações de espíritos de elevado nível. Um dos fatores que influem bastante na comunicação é a vaidade. É por essa razão que nunca devemos elogiar muito os médiuns, pois eles são simples intermediários e quando se envaidecem do que estão recebendo, acabam por perder a mediunidade. Poucos médiuns são humildes o bastante como o foi Francisco Cândido Xavier, que embora tenha nos trazido páginas belíssimas de elevado cunho doutrinário e de uma correção gramatical perfeita, jamais se orgulhou de seu trabalho, se colocando mesmo muito abaixo de todos.
Para entender bem o funcionamento da comunicação mediúnica, podemos fazer a comparação com o telefone. O telefone é apenas o instrumento de que nos servimos para transmitir nosso pensamento a outros à distância. Quando o telefone está com defeito, ou a linha tem humildade por exemplo, a comunicação se torna defeituosa, a voz é distorcida, e muitas vezes não conseguimos entender o que está dizendo nosso interlocutor.
No caso da mediunidade, acontece a mesma coisa. O médium não estando preparado, com boa vontade, sem estar ligado moralmente ao trabalho que vai fazer, pode ser vítima de influência de espíritos inferiores, mal intencionados, e trazer comunicações apócrifas ou incoerentes.
É necessário que o médium encare o seu trabalho mediúnico como uma missão, estudando, se preparando, sintonizando seu coração e sua mente com espíritos elevados e amigos, e ai poderá cumprir satisfatoriamente a missão que lhe foi confiada.
Um médium evangelizado, cheio de boa vontade, isento de vaidade ou de presunção, pode ser um maravilhoso instrumento para nos ajudar a todos em nossa caminhada terrena.
Em qualquer comunicação, no entanto, torna-se difícil separar o que é do médium e o que é do espírito. A afinidade de ambos é muito importante, e fica muito difícil um médium receber comunicações de espíritos com quem não tem grande afinidade. Por outro lado, é importante o preparo do médium e sua condição moral.
Os médiuns que têm uma vida dissoluta, de moral duvidosa, têm pouca possibilidade de receber comunicações de espíritos de elevado nível. Um dos fatores que influem bastante na comunicação é a vaidade. É por essa razão que nunca devemos elogiar muito os médiuns, pois eles são simples intermediários e quando se envaidecem do que estão recebendo, acabam por perder a mediunidade. Poucos médiuns são humildes o bastante como o foi Francisco Cândido Xavier, que embora tenha nos trazido páginas belíssimas de elevado cunho doutrinário e de uma correção gramatical perfeita, jamais se orgulhou de seu trabalho, se colocando mesmo muito abaixo de todos.
Para entender bem o funcionamento da comunicação mediúnica, podemos fazer a comparação com o telefone. O telefone é apenas o instrumento de que nos servimos para transmitir nosso pensamento a outros à distância. Quando o telefone está com defeito, ou a linha tem humildade por exemplo, a comunicação se torna defeituosa, a voz é distorcida, e muitas vezes não conseguimos entender o que está dizendo nosso interlocutor.
No caso da mediunidade, acontece a mesma coisa. O médium não estando preparado, com boa vontade, sem estar ligado moralmente ao trabalho que vai fazer, pode ser vítima de influência de espíritos inferiores, mal intencionados, e trazer comunicações apócrifas ou incoerentes.
É necessário que o médium encare o seu trabalho mediúnico como uma missão, estudando, se preparando, sintonizando seu coração e sua mente com espíritos elevados e amigos, e ai poderá cumprir satisfatoriamente a missão que lhe foi confiada.
Um médium evangelizado, cheio de boa vontade, isento de vaidade ou de presunção, pode ser um maravilhoso instrumento para nos ajudar a todos em nossa caminhada terrena.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
MINHA OPINIÃO.
CAROS AMIGOS,
NÃO RESTA DÚVIDA QUE A MEDIUNIDADE OSTENSIVA É UM DOS MEIOS PELOS QUAIS, NÓS RESGATAMOS ERROS DO PASSADO, MAS NÃO PODEMOS AFIRMAR OU SUGERIR QUE TODOS O MÉDIUNS REENCARNEM SOB ESSE ESTIGMA.NÃO!
QUANTOS MISSIONÁRIOS ESTÃO OU JÁ ESTIVERAM ENTRE NÓS, NÃO É MESMO?
CITAR NOMES SERIA UMA INJUSTIÇA PARA COM AQUELES TANTOS OUTROS NÃO LEMBRADOS POR ESTE SEU AMIGO.
QUERO LEMBRAR QUE TODA REENCARNAÇÃO É OBRIGATORIAMENTE REGENERATIVA PARA EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA.
SE É EXPIATÓRIA, DE PROVAS OU MISSIONÁRIA, NÃO NOS IMPORTA.
IMPORTA SIM, É QUE DEVEMOS CULTIVAR VALORES MORAIS E ÉTICOS PARA NOSSA PRÓPIA EVOLUÇÃO, SEM NOS IMPORTARMOS SE REENCARNAMOS PARA ISSO OU AQUILO.
DEVEMOS, SEM FANATISMOS, SEM DOGMAS, CRIAR SITUAÇÕES DE EXEMPLO PARA AQUELES QUE NOS CERCAM.
PRATICAR A CARIDADE, VER EM QUALQUER PESSOA QUE NOS CERCA, UM IRMÃO MAIS OU MENOS PRECISADO DE NOSSA AJUDA MATERIAL OU ESPIRITUAL.
PRECISAMOS SIM, MENTALIZAR A FRATERNIDADE UNIVERSAL E PRATICA-LA.
PRECISAMOS NOS ABSTER DE COMENTÁRIOS QUE A MÍDIA NOS EMPURRA, MOSTRANDO O LADO OBSCURO DE NOSSO PLANETINHA E SIM VALORIZAR AS CURAS QUE A MEDICIANA TRAZ, O TRABALHO MARAVILHOSO DE GRUPOS E/OU ONGS VÊM FAZENDO, DAS MELHORIAS INCONTÁVEIS QUE DE 100 ANOS PRÁ CÁ, FAVORECEM À TODA POPULAÇÃO TERRESTRE.
ESQUECER UM POUCO DA MATÉRIA E VALORIZAR MAIS A FAMÍLIA, OS VIZINHOS, DAR MAIS ATENÇÃO ÀS PEQUENAS MAS ESQUECIDAS MARAVILHAS QUE DEUS NOS ENVIA, COMO O NASCER DO SOL, O POENTE, O TRABALHO, A LUTA , AS AMIZADES E ATÉ AQUELES QUE SÃO NOSSOS ALGOZES, PORQUE SEM ELES, TALVEZ FICÁSSEMOS ESTAGNADOS NO CICLO EVOLUTIVO POR NÃO TER O QUE COMBATER EM NÓS PARA NOSSA MELHORIA.
* NÃO SE ESQUEÇAM QUE, SE TEMOS ALGOZES ENCARNADOS OU NÃO É POR NOSSA CULPA!
BEM, DEIXO MEU COMENTÁRIO PARA QUE ANALIZEM E COLOQUEM SUAS OPINIÕES.
TENHAM UMA SEMANA DE MUITA PAZ, SERENIDADE E LUZ.
NÃO RESTA DÚVIDA QUE A MEDIUNIDADE OSTENSIVA É UM DOS MEIOS PELOS QUAIS, NÓS RESGATAMOS ERROS DO PASSADO, MAS NÃO PODEMOS AFIRMAR OU SUGERIR QUE TODOS O MÉDIUNS REENCARNEM SOB ESSE ESTIGMA.NÃO!
QUANTOS MISSIONÁRIOS ESTÃO OU JÁ ESTIVERAM ENTRE NÓS, NÃO É MESMO?
CITAR NOMES SERIA UMA INJUSTIÇA PARA COM AQUELES TANTOS OUTROS NÃO LEMBRADOS POR ESTE SEU AMIGO.
QUERO LEMBRAR QUE TODA REENCARNAÇÃO É OBRIGATORIAMENTE REGENERATIVA PARA EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA.
SE É EXPIATÓRIA, DE PROVAS OU MISSIONÁRIA, NÃO NOS IMPORTA.
IMPORTA SIM, É QUE DEVEMOS CULTIVAR VALORES MORAIS E ÉTICOS PARA NOSSA PRÓPIA EVOLUÇÃO, SEM NOS IMPORTARMOS SE REENCARNAMOS PARA ISSO OU AQUILO.
DEVEMOS, SEM FANATISMOS, SEM DOGMAS, CRIAR SITUAÇÕES DE EXEMPLO PARA AQUELES QUE NOS CERCAM.
PRATICAR A CARIDADE, VER EM QUALQUER PESSOA QUE NOS CERCA, UM IRMÃO MAIS OU MENOS PRECISADO DE NOSSA AJUDA MATERIAL OU ESPIRITUAL.
PRECISAMOS SIM, MENTALIZAR A FRATERNIDADE UNIVERSAL E PRATICA-LA.
PRECISAMOS NOS ABSTER DE COMENTÁRIOS QUE A MÍDIA NOS EMPURRA, MOSTRANDO O LADO OBSCURO DE NOSSO PLANETINHA E SIM VALORIZAR AS CURAS QUE A MEDICIANA TRAZ, O TRABALHO MARAVILHOSO DE GRUPOS E/OU ONGS VÊM FAZENDO, DAS MELHORIAS INCONTÁVEIS QUE DE 100 ANOS PRÁ CÁ, FAVORECEM À TODA POPULAÇÃO TERRESTRE.
ESQUECER UM POUCO DA MATÉRIA E VALORIZAR MAIS A FAMÍLIA, OS VIZINHOS, DAR MAIS ATENÇÃO ÀS PEQUENAS MAS ESQUECIDAS MARAVILHAS QUE DEUS NOS ENVIA, COMO O NASCER DO SOL, O POENTE, O TRABALHO, A LUTA , AS AMIZADES E ATÉ AQUELES QUE SÃO NOSSOS ALGOZES, PORQUE SEM ELES, TALVEZ FICÁSSEMOS ESTAGNADOS NO CICLO EVOLUTIVO POR NÃO TER O QUE COMBATER EM NÓS PARA NOSSA MELHORIA.
* NÃO SE ESQUEÇAM QUE, SE TEMOS ALGOZES ENCARNADOS OU NÃO É POR NOSSA CULPA!
BEM, DEIXO MEU COMENTÁRIO PARA QUE ANALIZEM E COLOQUEM SUAS OPINIÕES.
TENHAM UMA SEMANA DE MUITA PAZ, SERENIDADE E LUZ.
AGORA, O DEBATE:
VOU CONTAR UM CASO REAL PARA VOCES APRECIAREM E OPINAREM:
UM IRMÃO DESENCARNADO ESTAVA A PARTICIPAR DE SEU PROJETO REENCARNATÓRIO, DISPOSTO A RESGATAR ERROS DE VIDAS PASSADAS E PEDIA AOS SEUS MENTORES QUE ENCARNASSE ALEIJADO, CEGO, ENFIM, NUM ESTADO EM QUE PUDESSE REGATAR TODOS SEUS ERROS DE VIDAS PASSADAS.
SEU MENTOR ENTÃO, VENDO A DISPOSIÇÃO DO REENCARNANTE, DISSE:
"MEU AMIGO, NÃO PRECISA PASSAR POR TUDO ISSO PARA RESGATAR TODOS SEUS ERROS.
BASTA QUE REENCARNE COMO MÉDIUM E EXERÇA A FUNÇÃO EM LUGAR APROPRIADO DURANTE 20 ANOS,APROXIAMDAMENTE 8 HORAS POR SEMANA."
NOSSO IRMÃO, SEM PESTANEJAR ACEITOU O DESAFIO E ACHOU ATÉ FÁCIL.
ENTÃO, REENCARNADO E SOB O VÉU DO ESQUECIMENTO REENCARNOU E AOS 30 ANOS, COMEÇOU SEU TRABALHO RESTAURADOR, MAS APÓS DOIS ANOS DE TRABALHO, CHEGOU À CONCLUSÃO QUE ESTAVA CANSADO, QUE NÃO PRECISAVA DAQUILO E SE AFASTOU DA DOUTRINA, PERDENDO A GRANDE CHANCE QUE SE LHE HAVIA DADO.
NÃO OBTIVE NOTÍCIAS DO QUE LHE ACONTECEU POSTERIORMENTE.
UM IRMÃO DESENCARNADO ESTAVA A PARTICIPAR DE SEU PROJETO REENCARNATÓRIO, DISPOSTO A RESGATAR ERROS DE VIDAS PASSADAS E PEDIA AOS SEUS MENTORES QUE ENCARNASSE ALEIJADO, CEGO, ENFIM, NUM ESTADO EM QUE PUDESSE REGATAR TODOS SEUS ERROS DE VIDAS PASSADAS.
SEU MENTOR ENTÃO, VENDO A DISPOSIÇÃO DO REENCARNANTE, DISSE:
"MEU AMIGO, NÃO PRECISA PASSAR POR TUDO ISSO PARA RESGATAR TODOS SEUS ERROS.
BASTA QUE REENCARNE COMO MÉDIUM E EXERÇA A FUNÇÃO EM LUGAR APROPRIADO DURANTE 20 ANOS,APROXIAMDAMENTE 8 HORAS POR SEMANA."
NOSSO IRMÃO, SEM PESTANEJAR ACEITOU O DESAFIO E ACHOU ATÉ FÁCIL.
ENTÃO, REENCARNADO E SOB O VÉU DO ESQUECIMENTO REENCARNOU E AOS 30 ANOS, COMEÇOU SEU TRABALHO RESTAURADOR, MAS APÓS DOIS ANOS DE TRABALHO, CHEGOU À CONCLUSÃO QUE ESTAVA CANSADO, QUE NÃO PRECISAVA DAQUILO E SE AFASTOU DA DOUTRINA, PERDENDO A GRANDE CHANCE QUE SE LHE HAVIA DADO.
NÃO OBTIVE NOTÍCIAS DO QUE LHE ACONTECEU POSTERIORMENTE.
TIPOS DE MEDIUNIDADE
Mediunidade de efeitos físicos:
Provocam efeitos tangíveis como ruídos, barulhos, sons ou deslocamento de móveis ou coisas. Os espíritos utilizam o fluido vital do médium para provocar aparições tangíveis nas sessões de materializações. Os espíritos aparecem materializados enquanto o médium fica imobilizado em outra sala contígua. O compartimento tem que estar às escuras e o ambiente harmonizado com orações. Para evitar fraudes, o médium é sempre vigiado ou observado.
São fenômenos muito bonitos. Geralmente, são espíritos grosseiros que se expressam através de ruídos, pancadas ou passos. Algumas sessões de materializações são beneficiadas com a cura de pessoas doentes ou perturbadas. Os espíritos se materializam preparam remédios e tratamentos.
Há dois tipos de médiuns de efeitos físicos: os facultativos e os involuntários. Os facultativos sabem que tem o dom e os utilizam para o Bem. Os médiuns involuntários não sabem que tem o dom mediúnico e ficam assustados com os fenômenos provocados. Os médiuns de efeitos físicos são muito raros.
Médium sensitivo: são muito comuns.
Sentem uma presença ao seu lado, uma vaga intuição de que um espírito está presente. São muito impressionáveis. Podem ser intuitivos.
Médium vidente:
O médium vidente pode ver o espírito com a clareza e a precisão que vê uma pessoa encarnada. Alguns médiuns vêem com os olhos abertos e outros com os olhos fechados. Vêem com os olhos d´alma. Essa faculdade tem que ser analisada e observada. Não confundir com excessos da imaginação. O médium que tem mediunidade de vidência ostensiva vê com freqüência e seu dom é comprovado. Alguns casos são passageiros. Nesses casos, a pessoa , em certas fases da vida, vê vultos ou aparições em sua casa. Geralmente, são casos particulares.
Médium audiente:
Ele ouve os espíritos como se fosse uma voz interna ou voz propriamente dita.
Médium de pressentimentos:
São intuitivos e pressentem acontecimentos futuros. A previsão do futuro pode ser inerente ao próprio médium ou devido a informações de espíritos desencarnados.
Médium de psicografia:
Escrevem por intermédio dos espíritos que utilizam sua mão e seu cérebro para filtrar as idéias. Os mais raros são os médiuns mecânicos. Não tem idéia do que escrevem porque a escrita passa diretamente para o braço e não tem consciência do que estão escrevendo no papel. Os médiuns semi-mecânicos tem consciência daquilo que escrevem mas também sente algum frêmito ou formigamento nas mãos. Os mais comuns são os semi-mecânicos. As idéias passam em seu cérebro e nas mãos ao mesmo tempo. Chico Xavier foi um dos médiuns que mais se destacou através da mediunidade de psicografia mecânica. No entanto, tinha vários tipos de mediunidade como: psicofonia, efeitos físicos e receitista de medicamentos homeopáticos. Algumas pessoas relataram que sentiam aroma de rosas ou cheiro de éter quando estavam ao seu lado.
Médium falante:
Fala por intermédio dos espíritos que utilizam suas cordas vocais para transmitirem sua mensagem. Podem ou não ter consciência daquilo que falam. O espírito encosta no médium e transmite o seu recado. Alguns ficam quase totalmente inconscientes. Quando voltam do transe nada se lembram ou apenas têm uma impressão vaga.
Médium de cura:
São médiuns que curam pelo toque ou imposição das mãos. Podem também incorporar espíritos que já foram médicos em vidas passadas. O médium Arigó curava as pessoas através do espírito do médico alemão Doutor Fritz. Ele incorporava o espírito do médico alemão. Alguns médiuns de cura psicografam receitas de homeopatias e, às vezes remédios alopáticos.
Provocam efeitos tangíveis como ruídos, barulhos, sons ou deslocamento de móveis ou coisas. Os espíritos utilizam o fluido vital do médium para provocar aparições tangíveis nas sessões de materializações. Os espíritos aparecem materializados enquanto o médium fica imobilizado em outra sala contígua. O compartimento tem que estar às escuras e o ambiente harmonizado com orações. Para evitar fraudes, o médium é sempre vigiado ou observado.
São fenômenos muito bonitos. Geralmente, são espíritos grosseiros que se expressam através de ruídos, pancadas ou passos. Algumas sessões de materializações são beneficiadas com a cura de pessoas doentes ou perturbadas. Os espíritos se materializam preparam remédios e tratamentos.
Há dois tipos de médiuns de efeitos físicos: os facultativos e os involuntários. Os facultativos sabem que tem o dom e os utilizam para o Bem. Os médiuns involuntários não sabem que tem o dom mediúnico e ficam assustados com os fenômenos provocados. Os médiuns de efeitos físicos são muito raros.
Médium sensitivo: são muito comuns.
Sentem uma presença ao seu lado, uma vaga intuição de que um espírito está presente. São muito impressionáveis. Podem ser intuitivos.
Médium vidente:
O médium vidente pode ver o espírito com a clareza e a precisão que vê uma pessoa encarnada. Alguns médiuns vêem com os olhos abertos e outros com os olhos fechados. Vêem com os olhos d´alma. Essa faculdade tem que ser analisada e observada. Não confundir com excessos da imaginação. O médium que tem mediunidade de vidência ostensiva vê com freqüência e seu dom é comprovado. Alguns casos são passageiros. Nesses casos, a pessoa , em certas fases da vida, vê vultos ou aparições em sua casa. Geralmente, são casos particulares.
Médium audiente:
Ele ouve os espíritos como se fosse uma voz interna ou voz propriamente dita.
Médium de pressentimentos:
São intuitivos e pressentem acontecimentos futuros. A previsão do futuro pode ser inerente ao próprio médium ou devido a informações de espíritos desencarnados.
Médium de psicografia:
Escrevem por intermédio dos espíritos que utilizam sua mão e seu cérebro para filtrar as idéias. Os mais raros são os médiuns mecânicos. Não tem idéia do que escrevem porque a escrita passa diretamente para o braço e não tem consciência do que estão escrevendo no papel. Os médiuns semi-mecânicos tem consciência daquilo que escrevem mas também sente algum frêmito ou formigamento nas mãos. Os mais comuns são os semi-mecânicos. As idéias passam em seu cérebro e nas mãos ao mesmo tempo. Chico Xavier foi um dos médiuns que mais se destacou através da mediunidade de psicografia mecânica. No entanto, tinha vários tipos de mediunidade como: psicofonia, efeitos físicos e receitista de medicamentos homeopáticos. Algumas pessoas relataram que sentiam aroma de rosas ou cheiro de éter quando estavam ao seu lado.
Médium falante:
Fala por intermédio dos espíritos que utilizam suas cordas vocais para transmitirem sua mensagem. Podem ou não ter consciência daquilo que falam. O espírito encosta no médium e transmite o seu recado. Alguns ficam quase totalmente inconscientes. Quando voltam do transe nada se lembram ou apenas têm uma impressão vaga.
Médium de cura:
São médiuns que curam pelo toque ou imposição das mãos. Podem também incorporar espíritos que já foram médicos em vidas passadas. O médium Arigó curava as pessoas através do espírito do médico alemão Doutor Fritz. Ele incorporava o espírito do médico alemão. Alguns médiuns de cura psicografam receitas de homeopatias e, às vezes remédios alopáticos.
O DOM DA MEDIUNIDADE
A mediunidade não é uma doença e nem causa transtorno ou qualquer tipo de sofrimento. Como qualquer dom precisa ser aprimorada e desenvolvida. Para trabalhar na casa espírita, o médium tem que estar saudável e em pleno vigor das suas faculdades mentais.
Médium doente ou enfraquecido tem que repousar para estar apto novamente ao trabalho mediúnico.
A sensibilidade psíquica pode ser aprimorada para uma vida mais feliz e útil.
Se você tem sensibilidade mediúnica e sente alguns transtornos que estão prejudicando sua vida pessoal e profissional procure a orientação num centro espírita.
Estamos rodeados de espíritos por todos os lados. Cabe a nós escolher nossas companhias espirituais. Só vamos atrair aquelas que estão de acordo com nossa sintonia mental e espiritual. Assim, como um ladrão somente atrai a companhia de outros ladrões.
E, nem sempre, a sensibilidade mediúnica de uma pessoa significa que deva desenvolver ou trabalhar mediunicamente numa sessão espírita. Pode ser um caso passageiro que deve ser analisado e tratado. Com o tratamento espiritual, os passes e a água fluida, muitos casos de obsessão são tratados e curados. O que é uma obsessão? É a influencia perniciosa de um espírito com a intenção de prejudicar a pessoa. Pode ser intencional ou não. A pessoa em questão começa a sentir uma série de perturbações nervosas e físicas. Compromete a pessoa como um todo e precisa de tratamento espiritual e emocional.
Boa leitura, repouso, passes e, se for o caso, tratamento psicológico, melhoram o estado emocional da pessoa e, aos poucos, os sintomas desaparecem.
Qualquer dúvida a respeito, procure se informar com uma pessoa especializada no assunto ou então vá a um centro espírita. Não tenha receio de perguntar e não deixe que o véu do preconceito obscureça sua sede de conhecimento. É através do conhecimento que filtramos aquilo que é útil ou não ao nosso progresso.
Médium doente ou enfraquecido tem que repousar para estar apto novamente ao trabalho mediúnico.
A sensibilidade psíquica pode ser aprimorada para uma vida mais feliz e útil.
Se você tem sensibilidade mediúnica e sente alguns transtornos que estão prejudicando sua vida pessoal e profissional procure a orientação num centro espírita.
Estamos rodeados de espíritos por todos os lados. Cabe a nós escolher nossas companhias espirituais. Só vamos atrair aquelas que estão de acordo com nossa sintonia mental e espiritual. Assim, como um ladrão somente atrai a companhia de outros ladrões.
E, nem sempre, a sensibilidade mediúnica de uma pessoa significa que deva desenvolver ou trabalhar mediunicamente numa sessão espírita. Pode ser um caso passageiro que deve ser analisado e tratado. Com o tratamento espiritual, os passes e a água fluida, muitos casos de obsessão são tratados e curados. O que é uma obsessão? É a influencia perniciosa de um espírito com a intenção de prejudicar a pessoa. Pode ser intencional ou não. A pessoa em questão começa a sentir uma série de perturbações nervosas e físicas. Compromete a pessoa como um todo e precisa de tratamento espiritual e emocional.
Boa leitura, repouso, passes e, se for o caso, tratamento psicológico, melhoram o estado emocional da pessoa e, aos poucos, os sintomas desaparecem.
Qualquer dúvida a respeito, procure se informar com uma pessoa especializada no assunto ou então vá a um centro espírita. Não tenha receio de perguntar e não deixe que o véu do preconceito obscureça sua sede de conhecimento. É através do conhecimento que filtramos aquilo que é útil ou não ao nosso progresso.
MEDIUNIDADE
Qualquer pessoa que sente a influencia dos espíritos é médium. A mediunidade é um dom inerente ao ser humano. Possui inúmeros graus, desde leve sensibilidade à mediunidade ostensiva e bem caracterizada.
A mediunidade ostensiva não é privilégio e nem sempre beneficia pessoas boas, cultas ou inteligentes. Alguns médiuns não tem escolaridade e psicografam belas mensagens de cunho espiritual elevado. Como explicar isso? O fenômeno mediúnico envolve o médium e um espírito desencarnado.
É uma tarefa para a evolução do médium e resgate de erros de vidas pregressas. Ser médium não significa necessariamente que a pessoa seja espírita ou de alguma religião espiritualista.
Os médiuns estão em todas as religiões.
A mediunidade ostensiva não é privilégio e nem sempre beneficia pessoas boas, cultas ou inteligentes. Alguns médiuns não tem escolaridade e psicografam belas mensagens de cunho espiritual elevado. Como explicar isso? O fenômeno mediúnico envolve o médium e um espírito desencarnado.
É uma tarefa para a evolução do médium e resgate de erros de vidas pregressas. Ser médium não significa necessariamente que a pessoa seja espírita ou de alguma religião espiritualista.
Os médiuns estão em todas as religiões.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
SUGESTÕES.
NOSSA COMPANHEIRA ROSANA, PROPÕE UM ASSUNTO MUITO DISCUTIDO NO MEIO ESPÍRITA.
"MEDIUNIDADE É PROVA, EXPIAÇÃO, ACERTO DE CONTAS?"
GOSTEI DO TEMA.
VAMOS PESQUISAR E PROMETEMOS QUE JÁ NA SEGUNDA FEIRA ABORDAREMOS O ASSUNTO.
FIQUEM COM DEUS.
"MEDIUNIDADE É PROVA, EXPIAÇÃO, ACERTO DE CONTAS?"
GOSTEI DO TEMA.
VAMOS PESQUISAR E PROMETEMOS QUE JÁ NA SEGUNDA FEIRA ABORDAREMOS O ASSUNTO.
FIQUEM COM DEUS.
RESULTADO DA ENQUETE!
POR 1 VOTO DE DIFERENÇA, O ASSUNTO ESCOLHIDO PELOS MEMBROS DE NOSSO CANTINHO DE FÉ SERÁ
"VIDA APÓS A MORTE".
EM DEZEMBRO SERÁ ESTE O NOSSO TEMA DE ESTUDOS E DEBATES.
"VIDA APÓS A MORTE".
EM DEZEMBRO SERÁ ESTE O NOSSO TEMA DE ESTUDOS E DEBATES.
CONSIDERAÇÕES.
DANDO SEQUENCIA AO ESTUDO DO PRINCÍPIO DO "O QUE É O ESPIRITISMO", POSTAMOS HOJE, DEFINIÇÕES DE O QUE É PERISPÍRITO E O PASSE ESPÍRITA.
MAIS À FRENTE, PODEREMOS VOLTAR AO ASSUNTO PARA EXPLICARMOS COM MAIORES DETALHES O PASSE E SUAS NUANCES.
CABE RESSALTAR QUE ESTAS EXPLICAÇÕES BÁSICAS SÃO PARA MAIOR CONHECIMENTO DAQUELAS PESSOAS QUE VÃO A UMA CASA ESPÍRITA TOMAR O PASSE MAS NÃO SABEM DIREITO PARA QUE E POR QUE DEVEM FAZE-LO.
CITO COMO EXEMPLO, FATO OCORRIDO EM NOSSA CASA QUANDO DUAS MOÇAS ADENTRARAM À SALA DE PASSE, SENTARAM E PERGUNTARAM "QUANDO IA COMEÇAR A SESSÃO DE CONSULTAS". MEIO QUE ESPANTADO, PERGUNTEI O QUE SERIA QUE PROCURAVAM E OBTIVE COMO RESPOSTA QUE ELAS QUERIAM SE CONSULTAR SOBRE FUTURO, TRABALHO, ETC...ÓBVIAMENTE, APÓS O PASSE, SAÍRAM MEIO QUE DECEPCIONADAS MAS COM ENERGIA RENOVADA.
COM CERTEZA, EM OUTRAS CASAS DEVE ACONTECER O MESMO, DAÍ NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O TEMA.
COMO SEMPRE, FICAMOS NO AGUARDO DE SUAS PERGUNTAS E/OU OBSERVAÇÕES.
ATÉ LÁ.
MAIS À FRENTE, PODEREMOS VOLTAR AO ASSUNTO PARA EXPLICARMOS COM MAIORES DETALHES O PASSE E SUAS NUANCES.
CABE RESSALTAR QUE ESTAS EXPLICAÇÕES BÁSICAS SÃO PARA MAIOR CONHECIMENTO DAQUELAS PESSOAS QUE VÃO A UMA CASA ESPÍRITA TOMAR O PASSE MAS NÃO SABEM DIREITO PARA QUE E POR QUE DEVEM FAZE-LO.
CITO COMO EXEMPLO, FATO OCORRIDO EM NOSSA CASA QUANDO DUAS MOÇAS ADENTRARAM À SALA DE PASSE, SENTARAM E PERGUNTARAM "QUANDO IA COMEÇAR A SESSÃO DE CONSULTAS". MEIO QUE ESPANTADO, PERGUNTEI O QUE SERIA QUE PROCURAVAM E OBTIVE COMO RESPOSTA QUE ELAS QUERIAM SE CONSULTAR SOBRE FUTURO, TRABALHO, ETC...ÓBVIAMENTE, APÓS O PASSE, SAÍRAM MEIO QUE DECEPCIONADAS MAS COM ENERGIA RENOVADA.
COM CERTEZA, EM OUTRAS CASAS DEVE ACONTECER O MESMO, DAÍ NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O TEMA.
COMO SEMPRE, FICAMOS NO AGUARDO DE SUAS PERGUNTAS E/OU OBSERVAÇÕES.
ATÉ LÁ.
CONCEITOS
Segundo Kardec, a ação fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e deste ao corpo material. (Rev. Espírita - Ano Viii - Setembro 1865 - Volume 9 - Pag. 258).
Tal assertiva é hoje comprovada cientificamente, o que demonstra o papel importantíssimo do perispírito na economia orgânica. A comprovação temos em várias obras e principalmente no livro de Sheila Ostrander e Lynn Shoroeder, "Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro", à pag. 243, quando nos diz: "Os trabalhos preliminares com a fotografia Kirliana até agora parecem indicar que a cura psíquica envolve uma transferência de energia do corpo bioplasmático do curador para o corpo bioplasmático do paciente.
Sendo o intermediário entre o corpo e o espírito o perispírito possui esta característica de receptor e transmissor.
As mudanças ocorridas nesse nível finalmente se refletem no corpo físico e, segundo se afirma, curam-no.
Que é o Corpo Bioplasmático, energético, da ciência?
Nada mais que o Perispírito, que Kardec nos revelou há 142 anos.
Tal assertiva é hoje comprovada cientificamente, o que demonstra o papel importantíssimo do perispírito na economia orgânica. A comprovação temos em várias obras e principalmente no livro de Sheila Ostrander e Lynn Shoroeder, "Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro", à pag. 243, quando nos diz: "Os trabalhos preliminares com a fotografia Kirliana até agora parecem indicar que a cura psíquica envolve uma transferência de energia do corpo bioplasmático do curador para o corpo bioplasmático do paciente.
Sendo o intermediário entre o corpo e o espírito o perispírito possui esta característica de receptor e transmissor.
As mudanças ocorridas nesse nível finalmente se refletem no corpo físico e, segundo se afirma, curam-no.
Que é o Corpo Bioplasmático, energético, da ciência?
Nada mais que o Perispírito, que Kardec nos revelou há 142 anos.
O PASSE ESPÍRITA.
OBS: LEIA EM PRIMEIRO LUGAR, A DEFINIÇÃO DO QUE É PERISPÍRITO.
Sobre o assunto, Kardec tratou sobre o aspecto geral de CURAS e nos demonstra que "este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o uso de qualquer medicação". (L. M. Cap. Xiv - 175 - 2 Parte).
Kardec questionava, pois entendia que o fenômeno não passava de magnetismo, mas sua perspicácia de cientista demonstrava que alguma coisa a mais existia.
Expôs que geralmente todos os magnetizadores são aptos a curar. Examinando mais profundamente o assunto, nos demonstra que diferente do magnetizador é o médium curador, uma vez que esta faculdade é espontânea, e que alguns a possuem sem terem tido, jamais, conhecimento do magnetismo. É assim que nos assinala que neste caso existe a intervenção de uma potência oculta, que é o que realmente constitui e caracteriza a mediunidade.
No item 176, do capítulo mencionado, Kardec formula uma série de perguntas que é importante analisar.
"Pergunta - Podem considerar-se as pessoas dotadas de força magnética como formando uma variedade de médiuns?
Resposta - Não há que duvidar.
Pergunta - Entretanto, o médium é um intermediário entre os Espíritos e o homem; ora, o magnetizador, haurindo em si mesmo a força de que se utiliza, não parece que seja intermediário de nenhuma potência estranha.
Resposta - É um erro; a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio... ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias".
Sobre o assunto, Kardec tratou sobre o aspecto geral de CURAS e nos demonstra que "este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o uso de qualquer medicação". (L. M. Cap. Xiv - 175 - 2 Parte).
Kardec questionava, pois entendia que o fenômeno não passava de magnetismo, mas sua perspicácia de cientista demonstrava que alguma coisa a mais existia.
Expôs que geralmente todos os magnetizadores são aptos a curar. Examinando mais profundamente o assunto, nos demonstra que diferente do magnetizador é o médium curador, uma vez que esta faculdade é espontânea, e que alguns a possuem sem terem tido, jamais, conhecimento do magnetismo. É assim que nos assinala que neste caso existe a intervenção de uma potência oculta, que é o que realmente constitui e caracteriza a mediunidade.
No item 176, do capítulo mencionado, Kardec formula uma série de perguntas que é importante analisar.
"Pergunta - Podem considerar-se as pessoas dotadas de força magnética como formando uma variedade de médiuns?
Resposta - Não há que duvidar.
Pergunta - Entretanto, o médium é um intermediário entre os Espíritos e o homem; ora, o magnetizador, haurindo em si mesmo a força de que se utiliza, não parece que seja intermediário de nenhuma potência estranha.
Resposta - É um erro; a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio... ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias".
O QUE É PERISPÍRITO
O que é o Perispírito?
Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).
Para que serve?
Quando o Espírito está encarnado, o perispírito serve como elo de ligação entre o Espírito e o corpo. Desencarnado, o perispírito faz o papel de corpo com o qual o Espírito se manifesta.
Em qualquer caso, é através do perispírito que o Espírito, ser imaterial, recebe as sensações do ambiente ou nele atua.
Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).
Do que é feito?
Havendo no universo três elementos básicos: Deus, Espírito e Matéria, a Doutrina Espírita denomina de Fluido Universal a matéria elementar que serve para a criação de todas as outras. Tanto a matéria que conhecemos na Terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto a matéria do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, o fluido que emitimos pelo passe) são feitos de Fluido Universal. Essa única matéria básica transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios Espíritos.
Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono, transformar-se em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono.
Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do Fluido Universal que existe em torno do planeta onde o Espírito deve encarnar.
Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).
Para que serve?
Quando o Espírito está encarnado, o perispírito serve como elo de ligação entre o Espírito e o corpo. Desencarnado, o perispírito faz o papel de corpo com o qual o Espírito se manifesta.
Em qualquer caso, é através do perispírito que o Espírito, ser imaterial, recebe as sensações do ambiente ou nele atua.
Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).
Do que é feito?
Havendo no universo três elementos básicos: Deus, Espírito e Matéria, a Doutrina Espírita denomina de Fluido Universal a matéria elementar que serve para a criação de todas as outras. Tanto a matéria que conhecemos na Terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto a matéria do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, o fluido que emitimos pelo passe) são feitos de Fluido Universal. Essa única matéria básica transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios Espíritos.
Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono, transformar-se em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono.
Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do Fluido Universal que existe em torno do planeta onde o Espírito deve encarnar.
NOSSO LAR
BOM DIA, AMIGOS !
NOSSO LAR - O FILME.
A FOX FILMES COMEÇA, EM 2010 AS FILMAGENS DO FILME "NOSSO LAR", BASEADO NO LIVRO DITADO POR ANDRÉ LUÍS, PSICOGRAFADO POR CHICO XAVIER.
DEPOIS DO SUCESSO DO FILME BEZERRA DE MENEZES, TEREMOS MAIS ESTE ÉPICO DE NOSSA DOUTRINA NAS TELINHAS.
OS EFEITOS ESPECIAIS ESTÃO A CARGO DA EQUIPE DE STEVEN SPILBERG (DREAMWORKS).
RECOMENDO ÀQUELES QUE AINDA NÃO LERAM O LIVRO QUE SE APRESSEM.PROCUREM NOS CENTROS ESPÍRITAS E ADQUIRAM O EXEMPLAR DO LIVRO, ASSIM, ESTARÃO AJUDANDO NA MANUTENÇÃO DAS CASAS E SEUS TRABALHOS SOCIAIS.
NOSSO LAR - O FILME.
A FOX FILMES COMEÇA, EM 2010 AS FILMAGENS DO FILME "NOSSO LAR", BASEADO NO LIVRO DITADO POR ANDRÉ LUÍS, PSICOGRAFADO POR CHICO XAVIER.
DEPOIS DO SUCESSO DO FILME BEZERRA DE MENEZES, TEREMOS MAIS ESTE ÉPICO DE NOSSA DOUTRINA NAS TELINHAS.
OS EFEITOS ESPECIAIS ESTÃO A CARGO DA EQUIPE DE STEVEN SPILBERG (DREAMWORKS).
RECOMENDO ÀQUELES QUE AINDA NÃO LERAM O LIVRO QUE SE APRESSEM.PROCUREM NOS CENTROS ESPÍRITAS E ADQUIRAM O EXEMPLAR DO LIVRO, ASSIM, ESTARÃO AJUDANDO NA MANUTENÇÃO DAS CASAS E SEUS TRABALHOS SOCIAIS.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
MENSAGEM
Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias_espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da Verdade. Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa.
Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.
EMMANUEL
Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.
EMMANUEL
E VAMOS ÀS DICAS
TIRADAS COM MUITO CARINHO DA PÁGINA DE UMA GRANDE AMIGA, NO ORKUT.
Acessem http://www.projetoimagem.com.br/obra.asp?id_obra=24 e conheçam o trabalho do Projeto Imagem que apresenta imagens em slides de diversas obras espíritas!Se informem pelo site em como adquirir slides de várias obras para a sua casa espírita!
SÃO PAULO:
Dia 20/11 - A partir das 17:00 Horas na SARAIVA MEGA STORE do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777- Vl. Brandina - 2º Piso) - Noite de autógrafos do livro HERDEIROS DO NOVO MUNDO - Com André Luiz Ruiz - Entrada Franca!
E no dia 28/11 - A partir das 16:00 Horas no Shopping Center Norte na Marginal Tietê!
Quem puder, participe de mais um capítulo dessa linda história do espiritismo!
ACESSE www.mensajefraternal.org.br PARA BAIXAR GRATUITAMENTE PROGRAMAS, PALESTRAS E LIVROS!
BOA TARDE, AMIGOS
VOCES TÊM REPARADO QUE TENHO POSTADO ASSUNTOS RELACIONADOS AO ADVENTO DO ESPIRITISMO, SUAS MINÚCIAS E OUTRAS EXPLICAÇÕES QUE PROVAVELMENTE JÁ SEJAM DE SEU CONHECIMENTO.
EXPLICO PORQUE:
- A DOUTRINA ESPÍRITA AINDA NÃO É CONHECIDA NA SUA TOTALIDADE E VÁRIAS PESSOAS NOS DIAS DE HOJE AINDA QUESTIONAM "O QUE É" O ESPIRITISMO,E ATÉ CONFUNDEM COM OUTRAS PRÁTICAS RELIGIOSAS, PORTANTO CABE A NÓS, EXPLICARMOS DA MANEIRA MAIS FÁCIL E DIDÁTICA POSSÍVEL, COLOCANDO DE MANEIRA QUE TODOS PASSEM A TER UMA NOÇÃO BÁSICA DA DOUTRINA PARA ENTÃO ENTRARMOS EM ASSUNTOS MAIS ESPECÍFICOS.
- A PROCURA PELA VERDADE AUMENTA NA PROPORÇÃO EM QUE NOSSO PLANETA AVANÇA, ENTÃO CADA VEZ MAIS E MAIS LEITORES NOVOS VÃO CHEGANDO NO NOSSO CANTINHO E LENDO OS ARTIGOS AQUÍ RELACIONADOS PARA COMEÇAREM A TER UMA NOÇÃO BÁSICA E DO FUNDAMENTALISMO DA MESMA.
NO PRÓXIMO MÊS (DEZEMBRO) ENTÃO, APÓS SEUS VOTOS NA ENQUETE QUE SUGERE ASSUNTOS MAIS ENGEDRADOS, IREMOS MAIS A FUNDO NOS POSTS PARA LEITURA E DEBATE, OK?
EXPLICO PORQUE:
- A DOUTRINA ESPÍRITA AINDA NÃO É CONHECIDA NA SUA TOTALIDADE E VÁRIAS PESSOAS NOS DIAS DE HOJE AINDA QUESTIONAM "O QUE É" O ESPIRITISMO,E ATÉ CONFUNDEM COM OUTRAS PRÁTICAS RELIGIOSAS, PORTANTO CABE A NÓS, EXPLICARMOS DA MANEIRA MAIS FÁCIL E DIDÁTICA POSSÍVEL, COLOCANDO DE MANEIRA QUE TODOS PASSEM A TER UMA NOÇÃO BÁSICA DA DOUTRINA PARA ENTÃO ENTRARMOS EM ASSUNTOS MAIS ESPECÍFICOS.
- A PROCURA PELA VERDADE AUMENTA NA PROPORÇÃO EM QUE NOSSO PLANETA AVANÇA, ENTÃO CADA VEZ MAIS E MAIS LEITORES NOVOS VÃO CHEGANDO NO NOSSO CANTINHO E LENDO OS ARTIGOS AQUÍ RELACIONADOS PARA COMEÇAREM A TER UMA NOÇÃO BÁSICA E DO FUNDAMENTALISMO DA MESMA.
NO PRÓXIMO MÊS (DEZEMBRO) ENTÃO, APÓS SEUS VOTOS NA ENQUETE QUE SUGERE ASSUNTOS MAIS ENGEDRADOS, IREMOS MAIS A FUNDO NOS POSTS PARA LEITURA E DEBATE, OK?
ALLAN KARDEC - ESPIRITISMO E OUTRAS RELIGIÕES
O Espiritismo tem por objetivo combater a incredulidade e suas funestas conseqüências, dando provas patentes da existência da alma e da vida futura. Ele se dirige, pois, àqueles que não crêem em nada, ou que duvidam, e o número deles é grande, como o sabeis. Aqueles que têm um fé religiosa, e aos quais essa fé basta, dele não têm necessidade; àquele que diz: "eu creio na autoridade da Igreja, e me atenho ao que ela ensina, sem nada procurar além dela", o Espiritismo responde que ele não se impõe a ninguém e não vem forçar nenhuma convicção.
A liberdade de consciência é uma conseqüência da liberdade de pensar, que é um dos atributos do homem; o Espiritismo estaria em contradição com seus princípios de caridade e de tolerância, se ele não a respeitasse. Aos seus olhos, toda crença, quando sincera e não conduz o seu próximo ao erro, é respeitável, mesmo que ela fosse errônea. Se alguém tiver sua consciência empenhada em crer, por exemplo, que é o Sol que gira, nós lhe diremos: crede se isso vos satisfaz, porque não impedirá a Terra de girar; mas, da mesma forma que não procuramos violentar vossa consciência, não procurai violentar a dos outros. Se de uma crença, inocente em si mesma, fazeis um instrumento de perseguição, ela torna-se nociva e pode ser combatida.
Tal é a linha de conduta que tive com os ministros de diversos cultos que a mim se dirigiram. Quando me questionaram sobre alguns pontos da doutrina, lhes dei as explicações necessárias, abstendo-me de discutir certos dogmas com os quais o Espiritismo não tem preocupações, cada um estando livre em sua apreciação; mas jamais fui procurá-los no desejo de abalar sua fé mediante uma pressão qualquer. Aquele que vem a nós como um irmão, como tal o acolhemos; aquele que nos recusa, nós o deixamos em paz. É o conselho que não cesso de dar aos espíritas, porque nunca aprovei aqueles que se atribuem a missão de converter o clero. Sempre lhes disse: semeai no campo dos incrédulos, porque lá está uma ampla colheita a fazer.
O Espiritismo não se impõe porque, como eu o disse, ele respeita a liberdade de consciência e sabe que toda crença imposta é superficial e não dá senão as aparências da fé, mas não a fé sincera. Ele expõe seus princípios aos olhos de todos, de maneira a que cada um possa formar sua opinião com conhecimento de causa. Aqueles que o aceitam, padres ou laicos, o fazem livremente e porque os acham racionais; mas não nos zangamos de nenhum modo com aqueles que não são da nossa opinião. Se hoje há luta entre a Igreja e o Espiritismo, temos a consciência tranqüila de não tê-la provocado."
Allan Kardec
A liberdade de consciência é uma conseqüência da liberdade de pensar, que é um dos atributos do homem; o Espiritismo estaria em contradição com seus princípios de caridade e de tolerância, se ele não a respeitasse. Aos seus olhos, toda crença, quando sincera e não conduz o seu próximo ao erro, é respeitável, mesmo que ela fosse errônea. Se alguém tiver sua consciência empenhada em crer, por exemplo, que é o Sol que gira, nós lhe diremos: crede se isso vos satisfaz, porque não impedirá a Terra de girar; mas, da mesma forma que não procuramos violentar vossa consciência, não procurai violentar a dos outros. Se de uma crença, inocente em si mesma, fazeis um instrumento de perseguição, ela torna-se nociva e pode ser combatida.
Tal é a linha de conduta que tive com os ministros de diversos cultos que a mim se dirigiram. Quando me questionaram sobre alguns pontos da doutrina, lhes dei as explicações necessárias, abstendo-me de discutir certos dogmas com os quais o Espiritismo não tem preocupações, cada um estando livre em sua apreciação; mas jamais fui procurá-los no desejo de abalar sua fé mediante uma pressão qualquer. Aquele que vem a nós como um irmão, como tal o acolhemos; aquele que nos recusa, nós o deixamos em paz. É o conselho que não cesso de dar aos espíritas, porque nunca aprovei aqueles que se atribuem a missão de converter o clero. Sempre lhes disse: semeai no campo dos incrédulos, porque lá está uma ampla colheita a fazer.
O Espiritismo não se impõe porque, como eu o disse, ele respeita a liberdade de consciência e sabe que toda crença imposta é superficial e não dá senão as aparências da fé, mas não a fé sincera. Ele expõe seus princípios aos olhos de todos, de maneira a que cada um possa formar sua opinião com conhecimento de causa. Aqueles que o aceitam, padres ou laicos, o fazem livremente e porque os acham racionais; mas não nos zangamos de nenhum modo com aqueles que não são da nossa opinião. Se hoje há luta entre a Igreja e o Espiritismo, temos a consciência tranqüila de não tê-la provocado."
Allan Kardec
EMMANUEL
A Missão do Espiritismo, tanto quanto o ministério do Cristianismo, não será destruir as escolas de fé, até agora existentes.
Cristo acolheu a revelação de Moisés.
A Doutrina dos Espíritos apóia os princípios superiores de todos os sistemas religiosos.
Jesus não critica a nenhum dos Profetas do Velho Testamento. O Consolador Prometido não vem para censurar os pioneiros dessa ou daquela forma de crer em Deus.
O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos.
Há milênios, a mente humana gravita em derredor de patrimônios efêmeros, quais sejam os da precária posse física, atormentada por pesadelos carnais de variada espécie. Guerras de todos os matizes consomem-lhe as forças. Flagelos de múltiplas expressões situam-lhe a existência em limitações aflitivas e dolorosas.
A nova fé vem alargar-lhe a senda para mais elevadas formas de evolução. Chave de luz para os ensinamentos do Cristo, explica o Evangelho não como um tratado de regras disciplinares, nascidas do capricho humano, mas como a salvadora mensagem de fraternidade e alegria, comunhão e entendimento, abrangendo as leis mais simples da vida.
O Espiritismo será, pois, indiscutivelmente, a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana e sublimar a vida.
O Espaço Infinito, pátria universal das constelações e dos mundos, é, sem dúvida, o clima natural de nossas almas, entretanto, não podemos esquecer que somos filhos, devedores, operários ou companheiros da Terra, cujo aperfeiçoamento constitui o nosso trabalho mais imediato e mais digno.
Esqueçamos, por agora, o paraíso distante para ajudar na construção do nosso próprio Céu.
Interfiramos menos na regeneração dos outros
e cogitemos mais de nosso próprio reajuste, perante a Lei do Bem Eterno, e, servindo incessantemente com a nossa fé à vida que nos rodeia, a vida, por sua vez, nos servirá, infatigável, convertendo a Terra em estação celestial de harmonia e luz para o acesso de nosso espírito à Vida Superior.
Emmanuel- 1952
Cristo acolheu a revelação de Moisés.
A Doutrina dos Espíritos apóia os princípios superiores de todos os sistemas religiosos.
Jesus não critica a nenhum dos Profetas do Velho Testamento. O Consolador Prometido não vem para censurar os pioneiros dessa ou daquela forma de crer em Deus.
O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos.
Há milênios, a mente humana gravita em derredor de patrimônios efêmeros, quais sejam os da precária posse física, atormentada por pesadelos carnais de variada espécie. Guerras de todos os matizes consomem-lhe as forças. Flagelos de múltiplas expressões situam-lhe a existência em limitações aflitivas e dolorosas.
A nova fé vem alargar-lhe a senda para mais elevadas formas de evolução. Chave de luz para os ensinamentos do Cristo, explica o Evangelho não como um tratado de regras disciplinares, nascidas do capricho humano, mas como a salvadora mensagem de fraternidade e alegria, comunhão e entendimento, abrangendo as leis mais simples da vida.
O Espiritismo será, pois, indiscutivelmente, a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana e sublimar a vida.
O Espaço Infinito, pátria universal das constelações e dos mundos, é, sem dúvida, o clima natural de nossas almas, entretanto, não podemos esquecer que somos filhos, devedores, operários ou companheiros da Terra, cujo aperfeiçoamento constitui o nosso trabalho mais imediato e mais digno.
Esqueçamos, por agora, o paraíso distante para ajudar na construção do nosso próprio Céu.
Interfiramos menos na regeneração dos outros
e cogitemos mais de nosso próprio reajuste, perante a Lei do Bem Eterno, e, servindo incessantemente com a nossa fé à vida que nos rodeia, a vida, por sua vez, nos servirá, infatigável, convertendo a Terra em estação celestial de harmonia e luz para o acesso de nosso espírito à Vida Superior.
Emmanuel- 1952
ESPIRITISMO E O POVO
O Espiritismo, como a experiência demonstra, deu seus melhores frutos junto às classes mais intelectualizadas, mais sintonizadas com o espírito europeu. O povo brasileiro sofreu uma influência atávica secular, onde os valores religiosos foram basicamente aqueles introduzidos pelo índio, pelo negro e pelo catolicismo. Boa parte da população tem dificuldades para compreender as finalidades do Espiritismo. Antes confundem-no com toda ordem de seitas que lidam com o elemento espiritual.
Isto é perfeitamente compreensível, pois sendo uma doutrina bastante nova no mundo, levará tempo para que as pessoas possam compreender seus verdadeiros objetivos. Alia-se a isso a imaturidade de espírito de um povo já secularmente arraigado a princípios religiosos dogmáticos e sectários, pode-se entender quais dificuldades encontraria a Doutrina Espírita para se firmar no seio do povo brasileiro.
Embora diga-se o contrário, o Espiritismo ainda não foi bem compreendido entre nós. Ainda somos minoria e mesmo entre os espíritas, existe uma certa dificuldade em compreender os lies propósitos dessa doutrina de libertação do Espírito.
O povo, de uma maneira geral, não se beneficia do melhor que o Espiritismo tem a oferecer que é o estímulo às mudanças do indivíduo. Encara a Doutrina apenas como uma "religião" que faz muita caridade, devido as características assumidas pelos primeiros adeptos no país.
Mas, com o tempo, e com a maturidade do povo, essa visão se modificará e o Espiritismo poderá exercer a influência salutar entre os povos, que poderá modificar a face do planeta, se assim o quisermos.
José Queid Tufaile
Isto é perfeitamente compreensível, pois sendo uma doutrina bastante nova no mundo, levará tempo para que as pessoas possam compreender seus verdadeiros objetivos. Alia-se a isso a imaturidade de espírito de um povo já secularmente arraigado a princípios religiosos dogmáticos e sectários, pode-se entender quais dificuldades encontraria a Doutrina Espírita para se firmar no seio do povo brasileiro.
Embora diga-se o contrário, o Espiritismo ainda não foi bem compreendido entre nós. Ainda somos minoria e mesmo entre os espíritas, existe uma certa dificuldade em compreender os lies propósitos dessa doutrina de libertação do Espírito.
O povo, de uma maneira geral, não se beneficia do melhor que o Espiritismo tem a oferecer que é o estímulo às mudanças do indivíduo. Encara a Doutrina apenas como uma "religião" que faz muita caridade, devido as características assumidas pelos primeiros adeptos no país.
Mas, com o tempo, e com a maturidade do povo, essa visão se modificará e o Espiritismo poderá exercer a influência salutar entre os povos, que poderá modificar a face do planeta, se assim o quisermos.
José Queid Tufaile
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
VOCE
Lembre-se de que você mesmo é:
o melhor secretário de sua tarefa,
o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios,
o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos
outros.
Não se esqueça, igualmente, de que:
o maior inimigo de suas realizações mais nobres,
a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa,
a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições
e o destruidor de suas oportunidades de elevação.
— é você mesmo.
* * *
André Luiz
(Mensagem retirada do livro "Agenda Cristã" psicografia de Francisco Cândido Xavier)
O REFORMADOR
OLÁ!
ESTÃO DISPONÍVEIS AS EDIÇÕES DE 2007 E 2008.
CASO QUEIRA TE-LAS EM SEU PC, ENVIE EMAIL PARA MIM
(WALTER.LUIZ.AOF@HOTMAIL.COM) QUE TEREI PRAZER EM ENVIAR.
FIQUE COM DEUS.
BOM DIA - DICAS
Novela na Rádio Mundo Maior
Estréia no dia 17/11 (terça-feira), às 10h, a novela narrada "Há 2.000 anos", baseada na obra psicografada de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.
A novela conta com 40 capítulos e tudo indica que será um sucesso, já que é produzida pela rádio "Mundo Maior", uma das maiores rádios dedicadas a Doutrina Espírita.
Não deixe de acessar: www.radiomundomaior.com.br
A TV - CEI, transmite hoje:
13:00hs - encontro com Divaldo
13:30 - programa Transição (reprise)
22:00 - palestras
A capital federal vai sediar, em abril do próximo ano, o 3º Congresso Espírita Brasileiro. O evento, que já faz parte do calendário das comemorações dos 50 anos da cidade, será uma homenagem ao médium Chico Xavier, que completaria 100 anos no dia 2 de abril, se estivesse vivo.
O tema central da ocasião será “Mediunidade e caridade com Jesus e Allan Kardec”. O organizador do congresso, João Pinto Rabelo, diz que o evento é um instrumento de união entre os espíritas. “Chico é um apelo muito forte para agregar as pessoas e nós vamos retratar todo o desdobramento da vida dele. Todo o nosso trabalho é voltado para a assistência, tanto que o nosso lema é `Fora da caridade não há salvação`”, destaca
Estréia no dia 17/11 (terça-feira), às 10h, a novela narrada "Há 2.000 anos", baseada na obra psicografada de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.
A novela conta com 40 capítulos e tudo indica que será um sucesso, já que é produzida pela rádio "Mundo Maior", uma das maiores rádios dedicadas a Doutrina Espírita.
Não deixe de acessar: www.radiomundomaior.com.br
A TV - CEI, transmite hoje:
13:00hs - encontro com Divaldo
13:30 - programa Transição (reprise)
22:00 - palestras
A capital federal vai sediar, em abril do próximo ano, o 3º Congresso Espírita Brasileiro. O evento, que já faz parte do calendário das comemorações dos 50 anos da cidade, será uma homenagem ao médium Chico Xavier, que completaria 100 anos no dia 2 de abril, se estivesse vivo.
O tema central da ocasião será “Mediunidade e caridade com Jesus e Allan Kardec”. O organizador do congresso, João Pinto Rabelo, diz que o evento é um instrumento de união entre os espíritas. “Chico é um apelo muito forte para agregar as pessoas e nós vamos retratar todo o desdobramento da vida dele. Todo o nosso trabalho é voltado para a assistência, tanto que o nosso lema é `Fora da caridade não há salvação`”, destaca
terça-feira, 17 de novembro de 2009
SENTINDO A FALTA DE VOCES
OLÁ, MEUS AMIGOS.
EMBORA ESTEJAMOS ANIMADOS COM NOSSO BLOG, FICO A PENSAR SE OS ASSUNTOS E MENSAGENS POSTADAS AQUÍ ESTÃO SENDO DE AGRADO DE TODOS OU DA MAIORIA.
NÃO TENHO RECEBIDO OPINIÕES E SUGESTÕES PELO CONTÉUDO EXPRESSO.
CONTO COM VOCES PARA O DEBATE LÚCIDO E ELUCIDATIVO EM NOSSA PÁGINA, OK?
NOSSA ENQUETE TERMINA DAQUÍ A 3 DIAS E AINDA NÃO FOI DEFINIDO O ASSUNTO A SER ABORDADO NO MÊS QUE VEM PARA NOSSO ESTUDO.
ÀQUELES QUE VÊM VISITANDO DIARIAMENTE NOSSO CANTINHO, PEÇO QUE DIVULGUEM O BLOG PARA OS AMIGOS. QUEM SABE NÃO ESTARIA FAZENDO UMA CARIDADE AO APRESENTAR O BLOG À PESSOA QUE TALVEZ TENHA MUITAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO Á DOUTRINA ESPÍRITA OU ATÉ MESMO À SUA RELIGIOSIDADE.
FIQUEM COM DEUS E TENHAM UMA ÓTIMA TARDE.
É VERDADE
Por mais que silencies e por mais que a prudência te assinale as manifestações, a vida te exige relacionamento.
E o relacionamento te pede falar.
Surgem aqueles que se referem ao tempo e às dificuldades do mundo.
Outros se reportam aos fatos da época em que vives, comentando ocorrências que a imprensa divulga.
E, em muitas ocasiões, anotas a inconveniência e a infelicidade dos apontamentos expostos.
Quando isso acontecer, respeita as qualidades e os créditos daqueles que comandam as notas que o boato acalenta e modifica a situação.
Todo diálogo assemelha-se à estrada de que se pode retirar esse ou aquele ramal para determinados fins.
À vista disso, quando a conversação ambiente se te mostre indesejável,usa tato e caridade e improvisa um ramal para o trânsito de novas idéias.
Feito isso, tanto quanto possível e se possível, auxilia aos circunstantes, falando de Jesus.
Autor: Meimei (espírito
Psicografia de Chico Xavier
E o relacionamento te pede falar.
Surgem aqueles que se referem ao tempo e às dificuldades do mundo.
Outros se reportam aos fatos da época em que vives, comentando ocorrências que a imprensa divulga.
E, em muitas ocasiões, anotas a inconveniência e a infelicidade dos apontamentos expostos.
Quando isso acontecer, respeita as qualidades e os créditos daqueles que comandam as notas que o boato acalenta e modifica a situação.
Todo diálogo assemelha-se à estrada de que se pode retirar esse ou aquele ramal para determinados fins.
À vista disso, quando a conversação ambiente se te mostre indesejável,usa tato e caridade e improvisa um ramal para o trânsito de novas idéias.
Feito isso, tanto quanto possível e se possível, auxilia aos circunstantes, falando de Jesus.
Autor: Meimei (espírito
Psicografia de Chico Xavier
NO ESCLARECIMENTO
Você sempre pode fazer mais pela obra de amor com que o Espiritismo honra sua vida.
A palavra que esclarece, colocada a serviço de alguém, é mensagem libertadora que felicita e enobrece.
Há dores que são apenas miasmas da ignorância, tanto quanto muitas podridões são apenas ausência de drenos. Quem esclarece drena o mal e a enfermidade.
O homem verdadeiramente, somente o é, quando se sente livre. E, para que sua liberdade seja plena, faz-se mister que esteja esclarecido. O cinhecimento é o dínamo da renovação interior.
O Espiritismo não é apenas uma mensagem de alevantamento. É a própria vida da vida em nome da Eterna Vida.
Há corações esperando por você. Não espere por eles. A luz vem de cima. Quem está elucidado, solucione
os enigmas para os outros.
Jesus, padronizando as determinações da vida, retrucou à mulher que exaltava o ventre que O gerara, afirmando que mais "bem-aventurado é aquele que ouve a palavra e a pratica", renovando a face da Terra, e o Iluminado Codificador do Espiritismo registrou: "...pois aos que não recurarem diante de suas tarefas é que Ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo."
Marco Prisco (espírito) / psicografia de D
A palavra que esclarece, colocada a serviço de alguém, é mensagem libertadora que felicita e enobrece.
Há dores que são apenas miasmas da ignorância, tanto quanto muitas podridões são apenas ausência de drenos. Quem esclarece drena o mal e a enfermidade.
O homem verdadeiramente, somente o é, quando se sente livre. E, para que sua liberdade seja plena, faz-se mister que esteja esclarecido. O cinhecimento é o dínamo da renovação interior.
O Espiritismo não é apenas uma mensagem de alevantamento. É a própria vida da vida em nome da Eterna Vida.
Há corações esperando por você. Não espere por eles. A luz vem de cima. Quem está elucidado, solucione
os enigmas para os outros.
Jesus, padronizando as determinações da vida, retrucou à mulher que exaltava o ventre que O gerara, afirmando que mais "bem-aventurado é aquele que ouve a palavra e a pratica", renovando a face da Terra, e o Iluminado Codificador do Espiritismo registrou: "...pois aos que não recurarem diante de suas tarefas é que Ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo."
Marco Prisco (espírito) / psicografia de D
SUGESTÕES
SUGESTÕES
Seu triunfo e libertação dependem do esforço desenvolvido para atingir a meta que você objetiva.
Cuide do seu íntimo - fiscalize a mente.
No equilíbrio originário da segurança interior, surge a paz inspiradora da felicidade irradiante.
Comece a felicidade onde sua realização felicite alguém e "guarde a calma na luta", que "é sempre um sinal de força e confinaça".
Marco Prisco (espírito) / psicografia de Divaldo Franco
Seu triunfo e libertação dependem do esforço desenvolvido para atingir a meta que você objetiva.
Cuide do seu íntimo - fiscalize a mente.
No equilíbrio originário da segurança interior, surge a paz inspiradora da felicidade irradiante.
Comece a felicidade onde sua realização felicite alguém e "guarde a calma na luta", que "é sempre um sinal de força e confinaça".
Marco Prisco (espírito) / psicografia de Divaldo Franco
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
AS DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE
A conquista da felicidade passa necessariamente pelos valores espirituais. Seres humanos
são muito mais que máquinas,
mais que simplesmente matéria. O ser humano é dotado
de sentimento e experiência. Para que as vantagens materiais à nossa disposição
possam nos trazer benefícios, necessitamos cultivar a afeição humana ou compaixão.
O primeiro fator de espiritualidade necessário à felicidade de uma pessoa em qualquer lugar,
é a fé em uma das muitas religiões existentes no mundo. Ensinamentos religiosos devem ser
integrados às nossas vidas, de tal forma que ao precisarmos deles, ao pedirmos bênçãos e
amparo, fortaleza nas dificuldades, eles estejam lá. Por que fazem parte do nosso viver.
Sem prática, eles ficarão estéreis, isto é, sem a experienciação profunda dos significados e
valores espirituais.
A interação entre as várias religiões do mundo é o segundo fator. No mundo atual por causa
das crescentes mudanças da tecnologia e a natureza da economia, necessitamos muito mais
uns dos outros. O aceitar as diferentes religiões e o respeito mútuo entre elas, através do
contato umas com as outras, tornarão possível a sua eficácia em beneficiar a humanidade.
Afora todas as diferenças de interpretação, começarmos a compreender que a situação atual
é inteiramente nova, diferente do passado.
Não estamos mais isolados, somos interdependentes. portanto, é muito importante
entender que um relacionamento íntimo entre as várias religiões é essencial, para que
diferentes grupos religiosos possam trabalhar juntos e realizar um esforço comum para
o benefício da humanidade. Sinceridade e fé, tolerância e cooperação religiosa formam
este primeiro nível do valor da prática espiritual para a humanidade.
A compaixão como religião universal é mais importante que o primeiro fator de espiritualidade,
pois, sem o amor, mesmo as religiões podem tornar-se destrutivas. Portanto a essência da religião
é o bom coração. Considero a afeição humana ou compaixão, a religião universal.
Compaixão verdadeira baseia-se nos direitos do outro, independente de ser ele amigo ou inimigo.
É possível ter compaixão sem apego assim como é possível ter cólera sem ódio. É preciso
compreender as diferenças entre tais sentimentos. Considero esses valores espirituais como
essenciais para a felicidade dos seres humanos, tanto dos crentes como dos não-crentes.
Embasado no texto do mesmo título, de Dalai Lama.
alice martins - JORNAL "O TEMPO" - MG.
são muito mais que máquinas,
mais que simplesmente matéria. O ser humano é dotado
de sentimento e experiência. Para que as vantagens materiais à nossa disposição
possam nos trazer benefícios, necessitamos cultivar a afeição humana ou compaixão.
O primeiro fator de espiritualidade necessário à felicidade de uma pessoa em qualquer lugar,
é a fé em uma das muitas religiões existentes no mundo. Ensinamentos religiosos devem ser
integrados às nossas vidas, de tal forma que ao precisarmos deles, ao pedirmos bênçãos e
amparo, fortaleza nas dificuldades, eles estejam lá. Por que fazem parte do nosso viver.
Sem prática, eles ficarão estéreis, isto é, sem a experienciação profunda dos significados e
valores espirituais.
A interação entre as várias religiões do mundo é o segundo fator. No mundo atual por causa
das crescentes mudanças da tecnologia e a natureza da economia, necessitamos muito mais
uns dos outros. O aceitar as diferentes religiões e o respeito mútuo entre elas, através do
contato umas com as outras, tornarão possível a sua eficácia em beneficiar a humanidade.
Afora todas as diferenças de interpretação, começarmos a compreender que a situação atual
é inteiramente nova, diferente do passado.
Não estamos mais isolados, somos interdependentes. portanto, é muito importante
entender que um relacionamento íntimo entre as várias religiões é essencial, para que
diferentes grupos religiosos possam trabalhar juntos e realizar um esforço comum para
o benefício da humanidade. Sinceridade e fé, tolerância e cooperação religiosa formam
este primeiro nível do valor da prática espiritual para a humanidade.
A compaixão como religião universal é mais importante que o primeiro fator de espiritualidade,
pois, sem o amor, mesmo as religiões podem tornar-se destrutivas. Portanto a essência da religião
é o bom coração. Considero a afeição humana ou compaixão, a religião universal.
Compaixão verdadeira baseia-se nos direitos do outro, independente de ser ele amigo ou inimigo.
É possível ter compaixão sem apego assim como é possível ter cólera sem ódio. É preciso
compreender as diferenças entre tais sentimentos. Considero esses valores espirituais como
essenciais para a felicidade dos seres humanos, tanto dos crentes como dos não-crentes.
Embasado no texto do mesmo título, de Dalai Lama.
alice martins - JORNAL "O TEMPO" - MG.
PROCEDIMENTOS PARA O EVANGELHO NO LAR
O QUE PARECE DIFÍCIL, REALMENTE NÃO É!
Escolhe-se um dia da semana e hora em que seja possível a presença de todos os familiares ou da maior parte deles, observando-se com rigor a sua constância e pontualidade, para facilitar a assistência espiritual.
Caso a maioria ou nenhum membro queira participar, não tem problema.
FAÇA SOZINHO(A).
Escolha um livro que pode ser a bíblia ou qualquer leitura cristã; não necessariamente espírita;
coloque uma jarra ou copos (um para cada participante)com água à mesa para ser fluidificada pelos amigos espirituais superiores que estarão presentes;
A oração feita pelo coração é o início de tudo;
faça uma leitura em voz alta para que TODOS os presentes escutem e assimilem o conteúdo das palavras regenerativas enviadas com tanto carinho pelo alto;
comente, troque idéias sobre a leitura, sempre que se fizer necessário algum esclarecimento, com calma e equilíbrio, sem fomentar discussões acaloradas;
o agradecimento, a oração de encerramento;
distribua a água entre os participantes, celebre o momento sublime da compania de amigos tão especiais.
Obs: o tempo de duração não deve ultrapassar 45 minutos a uma hora.
Viu como é fácil?
Então...
Escolhe-se um dia da semana e hora em que seja possível a presença de todos os familiares ou da maior parte deles, observando-se com rigor a sua constância e pontualidade, para facilitar a assistência espiritual.
Caso a maioria ou nenhum membro queira participar, não tem problema.
FAÇA SOZINHO(A).
Escolha um livro que pode ser a bíblia ou qualquer leitura cristã; não necessariamente espírita;
coloque uma jarra ou copos (um para cada participante)com água à mesa para ser fluidificada pelos amigos espirituais superiores que estarão presentes;
A oração feita pelo coração é o início de tudo;
faça uma leitura em voz alta para que TODOS os presentes escutem e assimilem o conteúdo das palavras regenerativas enviadas com tanto carinho pelo alto;
comente, troque idéias sobre a leitura, sempre que se fizer necessário algum esclarecimento, com calma e equilíbrio, sem fomentar discussões acaloradas;
o agradecimento, a oração de encerramento;
distribua a água entre os participantes, celebre o momento sublime da compania de amigos tão especiais.
Obs: o tempo de duração não deve ultrapassar 45 minutos a uma hora.
Viu como é fácil?
Então...
O QUE É O EVANGELHO NO LAR
Permite ampla compreensão dos ensinamentos de Jesus e a prática destes, nos ambientes em que vivemos. Ampliando-se o conhecimento sobre o Evangelho, pode-se oferecê-lo com mais segurança a outras criaturas, colaborando-se para a implantação do Reino de Deus na Terra.
As pessoas, unidas por laços consangüíneos, compreenderão a necessidade da vivência harmoniosa e, dentro de suas possibilidades, buscarão, pouco a pouco, superar possíveis barreiras, desentendimentos e desajustes, que possam existir entre pais e filhos, cônjuges e irmãos.
Através do estudo da reencarnação, compreenderão que, aqueles com quem dividem o teto, são espíritos irmãos, cujas tarefas individuais, muitas vezes, dependerão da convivência sadia no ambiente em que vieram a renascer.
Aqueles que, desde cedo, têm suas vidas orientadas pela conduta Cristã, evitam, com mais facilidade, que os embriões dos defeitos que estão latentes em seus espíritos apareçam, sanando, desta forma, o mal antes que ele cresça.
Se, porventura, tendências negativas aflorarem, apesar da orientação desde a infância, encontrarão seguros elementos morais para superá-las, porque os ensinamentos de Jesus tornam-se fortes alicerces para a sua superação.
Com o estudo do Evangelho de Jesus aprende-se a compreender e a conviver na família humana.
Assim, conscientes de que são espíritos devedores perante as Leis Universais, procuram conduzir-se dentro de atitudes exemplares, amando e perdoando, suportando e compreendendo os revezes da vida.
Quando o Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.
A presença de Espíritos iluminados no Lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia. O ambiente torna-se posto avançado da Luz, onde almas dedicadas ao Bem estarão sempre presentes, quer encarnadas, quer desencarnadas.
As pessoas habituadas à oração, ao estudo e à vivência cristã, tornam-se mais sensíveis e passíveis às inspirações dos Espíritos Mentores.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
NÃO PERCA !
Neste domingo 15/11/2009, no Programa Transição, o entrevistado será o médium espírita Richard Simonetti, que falará sobre "Quem tem medo da Morte?".
O Programa Transição será apresentado por André Luiz Ruiz, pela REDE TV na Capital e Grande São Paulo, domingo às 15:15 horas.
Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado:
Santos: 10:30 horas
Campinas: 10:30 horas
Grande Goiânia: 13:30 horas
O Programa Transição será apresentado por André Luiz Ruiz, pela REDE TV na Capital e Grande São Paulo, domingo às 15:15 horas.
Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado:
Santos: 10:30 horas
Campinas: 10:30 horas
Grande Goiânia: 13:30 horas
O HOMEM NO MUNDO
UM SENTIMENTO DE PIEDADE DEVE SEMPRE ANIMAR O CORAÇÃO DOS QUE SE REUNEM SOB AS VISTAS DO SENHOR E IMPLORAM A ASSISTENCIA DOS BONS ESPÍRITOS. PURIFICAI POIS, VOSSOS CORAÇÕES; NÃO CONSINTAIS QUE NELES DEMORE QUALQUER PENSAMENTO MUNDANO OU FÚTIL. ELEVAIS O ESPÍRITO ÀQUELES POR QUEM CHAMAIS, A FIM DE QUE, ENCONTRANDO EM VÓS AS NECESSÁRIAS DISPOSIÇÕES, POSSAM LANÇAR EM PROFUSÃO A SEMENTE QUE É PRECISO GERMINE EM VOSSAS ALMAS E DÊ FRUTOS DE CARIDADE E JUSTIÇA.
NÃO JULGUEIS, TODAVIA, QUE, EXORTANDO-VOS INCESSANTEMENTE À PRECE E À EVOCAÇÃO MENTAL, PRETENDAMOS VIVAIS UMA VIDA MÍSTICA, QUE VOS CONSERVE FORA DAS LEISDA SOCIEDADE ONDE ESTAIS CONDENADOS A VIVER.
NÃO!
VIVEI COM OS HOMENS DA VOSSA ÉPOCA, COMO DEVEM VIVER OS HOMENS. SACRIFICAI ÀS NECESSIDADES, MESMO ÀS FRIVOLIDADES DO DIA, MAS SACRIFICAI COM UM SENTIMENTO DE PUREZA QUE AS POSSA SANTIFICAR.
SEDE JOVIAIS, SEDE DITOSOS, MAS SEJA A VOSSA JOVIALIDADE A QUE PROVÉM DE UMA CONSCIENCIA LIMPA, SEJA A VOSSA VENTURA A DO HERDEIRO DO CÉU QUE CONTA OS DIAS QUE FALTAM PARA ENTRAR NA POSSE DE SUA HERANÇA.
TRECHO EXTRAÍDO DO "EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", CAP. XVII- ITÉN 10.
NÃO JULGUEIS, TODAVIA, QUE, EXORTANDO-VOS INCESSANTEMENTE À PRECE E À EVOCAÇÃO MENTAL, PRETENDAMOS VIVAIS UMA VIDA MÍSTICA, QUE VOS CONSERVE FORA DAS LEISDA SOCIEDADE ONDE ESTAIS CONDENADOS A VIVER.
NÃO!
VIVEI COM OS HOMENS DA VOSSA ÉPOCA, COMO DEVEM VIVER OS HOMENS. SACRIFICAI ÀS NECESSIDADES, MESMO ÀS FRIVOLIDADES DO DIA, MAS SACRIFICAI COM UM SENTIMENTO DE PUREZA QUE AS POSSA SANTIFICAR.
SEDE JOVIAIS, SEDE DITOSOS, MAS SEJA A VOSSA JOVIALIDADE A QUE PROVÉM DE UMA CONSCIENCIA LIMPA, SEJA A VOSSA VENTURA A DO HERDEIRO DO CÉU QUE CONTA OS DIAS QUE FALTAM PARA ENTRAR NA POSSE DE SUA HERANÇA.
TRECHO EXTRAÍDO DO "EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", CAP. XVII- ITÉN 10.
FILME PARA O FINAL DE SEMANA EM CASA
AMIGOS,
UMA BOA DICA PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A REENCARNAÇÃO É ASSITIR AO FILME
" MINHA VIDA NA OUTRA VIDA ".
BASEADO NA VIDA DE JENNY COCKELL, SOB A TUTELA INVESTIGATIVA DA BBC DE LONDRES.
VALE À PENA CONFERIR.
UMA BOA DICA PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A REENCARNAÇÃO É ASSITIR AO FILME
" MINHA VIDA NA OUTRA VIDA ".
BASEADO NA VIDA DE JENNY COCKELL, SOB A TUTELA INVESTIGATIVA DA BBC DE LONDRES.
VALE À PENA CONFERIR.
UNIÃO FRATERNA
PELA LIBERDADE RELIGIOSA DE PROFESSAR SUA FÉ E CONTRA A DISCRIMINAÇÃO E INTOLERANCIA RELIGIOSA, ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO, COPACABANA, A CAMINHADA EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA, NO DIA 20 DE SETEMBRO.
O EVENTO REUNIU CERCA DE 80.000 PESSOAS QUE SE REUNIRAM E RUMARAM DE COPACABANA AO LEME PELA HARMONIA DAS RELIGIÕES DO BRASIL.
E FOI EM RÍTMO DE SOLIDARIEDADE E HARMONIA QUE UMBANDISTAS, MUÇULMANOS, CATÓLICOS, JUDEUS, CANDOMBLECISTAS, EVANGÉLICOS, O POVO CIGANO, ESPÍRITAS E REPRESENTANTES DE RELIGIÕES DE IDEAIS DIVERSOS CAMINHARAM LADO A LADO.
PARABÉNS AOS IDEALIZADORES DO EVENTO.
O EVENTO REUNIU CERCA DE 80.000 PESSOAS QUE SE REUNIRAM E RUMARAM DE COPACABANA AO LEME PELA HARMONIA DAS RELIGIÕES DO BRASIL.
E FOI EM RÍTMO DE SOLIDARIEDADE E HARMONIA QUE UMBANDISTAS, MUÇULMANOS, CATÓLICOS, JUDEUS, CANDOMBLECISTAS, EVANGÉLICOS, O POVO CIGANO, ESPÍRITAS E REPRESENTANTES DE RELIGIÕES DE IDEAIS DIVERSOS CAMINHARAM LADO A LADO.
PARABÉNS AOS IDEALIZADORES DO EVENTO.
" CHICO XAVIER " - O FILME
AS FILMAGENS DO FILME "CHICO XAVIER" SE ENCERRARAM EM AGOSTO, EM UBERABA, MG.
EMBORA O FIM DO SET TENHA SIDO CELEBRADO NO RIO DE JANEIRO, COM TODOS OS INTEGRANTES DA EQUIPE, A ÚLTIMA CENA FOI RODADA NA CIDADE QUE ACOLHEU O MISSIONÁRIO.
A POPULAÇÃO UBERABENSE EMOCIONADA LOTOU AS IMEDIAÇÕES DA CASA DE PRECE PARA VER O ATOR NELSON XAVIER COMO O PERSONAGEM.
O FILME ENTRARÁ EM CARTAZ EM 2010.
EMBORA O FIM DO SET TENHA SIDO CELEBRADO NO RIO DE JANEIRO, COM TODOS OS INTEGRANTES DA EQUIPE, A ÚLTIMA CENA FOI RODADA NA CIDADE QUE ACOLHEU O MISSIONÁRIO.
A POPULAÇÃO UBERABENSE EMOCIONADA LOTOU AS IMEDIAÇÕES DA CASA DE PRECE PARA VER O ATOR NELSON XAVIER COMO O PERSONAGEM.
O FILME ENTRARÁ EM CARTAZ EM 2010.
ORAÇÃO PARA O DIA
EM NOME DE DEUS TODO PODEROSO, INSPIRAI-ME, BONS ESPÍRITOS QUE ME PROTEGEIS, A MELHOR RESOLUÇÃO A SER TOMADA NA INCERTEZA EM QUE ME ENCONTRO.
ENCAMINHAI MEU PENSAMENTO PARA O BEM E LIVRAI-ME DA INFLUENCIA DOS QUE TENTAREM TRANSVIAR-ME.
ENCAMINHAI MEU PENSAMENTO PARA O BEM E LIVRAI-ME DA INFLUENCIA DOS QUE TENTAREM TRANSVIAR-ME.
FEIRA DO LIVRO
A AMAMOS - Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquense promoverá sensacional Feira do Livro Espírita em Osasco, visanda arrecadar verbas para manutenção de suas obras sociais.
Datas - 05 e 12 de dezembro/09 - sábados
Horário - Das 08:00 às 18:00h
Local - Calçadão da Rua Antonio Agú, defronte ao Osasco Plaza Shopping.
Teremos obras básicas da Doutrina Espírita, romances, estudo, filosóficos, relatos, infantis, etc
PREÇOS ESPECIAIS
Apoio - Livraria Espírita Mensageiros de Luz - R. José Cianciarulo, 89 - Centro - Osasco - SP - tel. 11 - 3682 6767="font-weight:bold;">
MAIS DICAS
LIVRARIA ESPÍRITA MENSAGEIROS DE LUZ
TARDES DE AUTÓGRAFOS
Data - 21/novembro/09 - sábado - das 14:00 às 17:30h
A escritora e divulgadora da Doutrina Espírita Cláudia Marum estará autografando o romance espírita "Sublime Toque de Amor", do espírito Rodolpho. Este livro tem 282 páginas com preço de capa de R$ 28,00 e estará no Clube do Livro Espírita por apenas R$15,00
Data - 28/novembro/09 - sábado - das 14:00 às 18:00h
A escritora e divulgadora da Doutrina Espírita Eliana Machado Coelho estará lançando o romance mediúnico "Corações sem Destino", do espírito Schellida. Este livro tem 512 páginas, com preço de capa R$ 38,90 e estará no Clube do Livro Espírita por apenas R$15,00
TARDE DE PINTURA MEDIÚNICA
O Grupo de pictógrafos do Centro Espírita Aurora Cristã - Casa Verde-SP efetuará pintura mediúnica em contra capa de livros. No dia do Evento você adquire um livro de qualquer valor e recebe gratuitamente na contra capa do mesmo, uma pintura mediúnica personalizada. Venha apreciar a beleza da pintura mediúnica desenvolvida por amigos espirituais.
Data 14/novembro/09 – sábado – Das 14:00 às 18:00h
Livraria Espírita Mensageiros de Luz
R. José Cianciarulo, 89 - Centro - Osasco - SP - tel 11-3682 6767 / 11-3448 7386
_______________________="font-weight:bold;">
TARDES DE AUTÓGRAFOS
Data - 21/novembro/09 - sábado - das 14:00 às 17:30h
A escritora e divulgadora da Doutrina Espírita Cláudia Marum estará autografando o romance espírita "Sublime Toque de Amor", do espírito Rodolpho. Este livro tem 282 páginas com preço de capa de R$ 28,00 e estará no Clube do Livro Espírita por apenas R$15,00
Data - 28/novembro/09 - sábado - das 14:00 às 18:00h
A escritora e divulgadora da Doutrina Espírita Eliana Machado Coelho estará lançando o romance mediúnico "Corações sem Destino", do espírito Schellida. Este livro tem 512 páginas, com preço de capa R$ 38,90 e estará no Clube do Livro Espírita por apenas R$15,00
TARDE DE PINTURA MEDIÚNICA
O Grupo de pictógrafos do Centro Espírita Aurora Cristã - Casa Verde-SP efetuará pintura mediúnica em contra capa de livros. No dia do Evento você adquire um livro de qualquer valor e recebe gratuitamente na contra capa do mesmo, uma pintura mediúnica personalizada. Venha apreciar a beleza da pintura mediúnica desenvolvida por amigos espirituais.
Data 14/novembro/09 – sábado – Das 14:00 às 18:00h
Livraria Espírita Mensageiros de Luz
R. José Cianciarulo, 89 - Centro - Osasco - SP - tel 11-3682 6767 / 11-3448 7386
_______________________="font-weight:bold;">
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
A C A R I D A D E
Eu sou a Caridade; sim, a verdadeira Caridade. Em nada me pareço com a caridade cujas práticas seguis. Aquela que entre vós usurpou o meu nome é fantasista, caprichosa, exclusiva, orgulhosa; venho vos premunir contra os defeitos que, aos olhos de Deus, empanam o mérito e o brilho de suas boas ações. Sede dóceis às lições que o Espírito de Verdade vos dá por minha voz. Segui-me, meus fiéis: eu sou a Caridade.
Segui-me. Conheço todos os infortúnios, todas as dores, todos os sofrimentos, todas as aflições que assediam a humanidade. Sou a mãe dos órfãos, a filha dos velhos, a protetora e suporte das viúvas. Curo as chagas infectas; trato de todos os doentes; visto, alimento e abrigo os que nada têm; subo aos mais humildes tugúrios e às mais miseráveis mansardas; bato à porta dos ricos e poderosos porque, onde quer que exista uma criatura humana, há, sob a máscara da felicidade, dores amargas e cruciantes. Oh! como é grande minha tarefa! não poderei cumpri-la se não vierdes em meu auxílio. Vinde a mim: eu sou a Caridade.
Não tenho preferência por ninguém. Jamais digo aos que de mim necessitam: “Tenho os meus pobres; procurai alhures”. Ó falsa caridade, quanto mal fazes! Amigos, nós nos devemos a todos. Crede-me: não recuseis assistência a ninguém. Socorrei-vos uns aos outros com bastante desinteresse para não exigir reconhecimento de parte dos que tiverdes socorrido. A paz do coração e da consciência é a suave recompensa de minhas obras: eu sou a verdadeira Caridade.
Ninguém sabe na terra o número e a natureza de meus benefícios. Só a falsa caridade fere e humilha àqueles a quem beneficia. Evitai esse funesto desvio: as ações desse gênero não têm mérito perante Deus e atraem a sua cólera. Só ele deve saber e conhecer os generosos impulsos de vossos corações, quando vos tornais os dispensadores de seus benefícios. Guardai-vos, pois, amigos, de dar publicidade à prática da assistência mútua; não mais lhe deis o nome de esmola. Crede em mim: eu sou a Caridade.
Tenho tantos infortúnios a aliviar que por vezes tenho o colo e as mãos vazias: venho dizer-vos que espero em vós. O Espiritismo tem como divisa Amor e Caridade; e todos os verdadeiros Espíritas quererão, no futuro, conformar-se a esse sublime preceito ensinado pelo Cristo há dezoito séculos. Segui-me, pois, irmãos, e eu vos conduzirei ao reino de Deus, nosso Pai. Eu sou a Caridade. (Espírito Adolfo - R. E. 1862)
Segui-me. Conheço todos os infortúnios, todas as dores, todos os sofrimentos, todas as aflições que assediam a humanidade. Sou a mãe dos órfãos, a filha dos velhos, a protetora e suporte das viúvas. Curo as chagas infectas; trato de todos os doentes; visto, alimento e abrigo os que nada têm; subo aos mais humildes tugúrios e às mais miseráveis mansardas; bato à porta dos ricos e poderosos porque, onde quer que exista uma criatura humana, há, sob a máscara da felicidade, dores amargas e cruciantes. Oh! como é grande minha tarefa! não poderei cumpri-la se não vierdes em meu auxílio. Vinde a mim: eu sou a Caridade.
Não tenho preferência por ninguém. Jamais digo aos que de mim necessitam: “Tenho os meus pobres; procurai alhures”. Ó falsa caridade, quanto mal fazes! Amigos, nós nos devemos a todos. Crede-me: não recuseis assistência a ninguém. Socorrei-vos uns aos outros com bastante desinteresse para não exigir reconhecimento de parte dos que tiverdes socorrido. A paz do coração e da consciência é a suave recompensa de minhas obras: eu sou a verdadeira Caridade.
Ninguém sabe na terra o número e a natureza de meus benefícios. Só a falsa caridade fere e humilha àqueles a quem beneficia. Evitai esse funesto desvio: as ações desse gênero não têm mérito perante Deus e atraem a sua cólera. Só ele deve saber e conhecer os generosos impulsos de vossos corações, quando vos tornais os dispensadores de seus benefícios. Guardai-vos, pois, amigos, de dar publicidade à prática da assistência mútua; não mais lhe deis o nome de esmola. Crede em mim: eu sou a Caridade.
Tenho tantos infortúnios a aliviar que por vezes tenho o colo e as mãos vazias: venho dizer-vos que espero em vós. O Espiritismo tem como divisa Amor e Caridade; e todos os verdadeiros Espíritas quererão, no futuro, conformar-se a esse sublime preceito ensinado pelo Cristo há dezoito séculos. Segui-me, pois, irmãos, e eu vos conduzirei ao reino de Deus, nosso Pai. Eu sou a Caridade. (Espírito Adolfo - R. E. 1862)
B O M D I A
SEJAM BENVINDOS NOVAMENTE À NOSSA PÁGINA.
E ENTÃO?
JÁ LERAM O TEXTO ABAIXO?
ME DIGAM O QUE TÊM FEITO A RESPEITO.
NA NOSSA CAMINHADA TERRENA, NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES QUE NA MAIORIA DAS VEZES NOS CONSTRANGEM QUANDO PASSAMOS A REFLETIR SOBRE ELAS.
ESTAMOS SEMPRE PEDINDO AO ALTO SOLUÇÕES PARA NOSSOS PROBLEMAS, COISAS MATERIAIS, INSPIRAÇÕES, ETC, MAS SEMPRE QUE VEMOS UM IRMÃO EM SITUAÇÃO DIFÍCIL, QUASE SEMPRE NOS ACOVARDAMOS E PASSAMOS COMO SE AQUILO FIZESSE PARTE DE NOSSA REALIDADE NÃO É MESMO?
CULPAMOS GOVERNOS, JULGAMOS, PENSAMOS:
"NOSSA !! QUE PROVA TERRÍVEL ESSSA PESSOA ESTÁ PASSANDO".
SERÁ QUE ESTAMOS AGINDO CERTO?
SERÁ QUE NÃO PODERÍAMOS FAZER ALGO MAIS POR AQUELA PESSOA SENÃO "ORAR"?
CLARO, A ORAÇÃO É VÁLIDA E COM CERTEZA VAI ALIVIAR O PESO DA CRUZ DAQUELE QUE A CARREGA, MAS PENSE COMIGO:
E AQUELE "RESTO" DE COMIDA QUE FOI PRO LIXO?
E AQUELE SAPATO QUE JÁ SAIU DE MODA QUE ESTÁ JOGADO NO FUNDO DO ARMÁRIO?
E AQUELA ROUPA QUE ESTÁ DESBOTADA, PENDURADA A MESES?
E O TEMPO QUE PERDEMOS, SENTADOS EM FRENTE À TV ?
SEJAMOS SENSATOS.
POR MAIS QUE NOS DESDOBREMOS EM MANTER UMA APARENCIA CRISTÃ, SEJA EM QUE SINAGOGA FOR, PODEMOS SIM, OLHAR COM MAIS CARINHO POR AQUELES QUE POR VONTADE OU ATÉ MESMO COMPULSORIAMENTE, ENCARNARAM PARA EXPURGAR ERROS QUE NÓS TB JÁ COMETEMOS OU QUE AINDA VAMOS COMETER, OU PIOR, QUE AINDA COMETEMOS NÃO É MESMO?
(ENQUANTO ESCREVO, FAÇO UM EXAME ÍNTIMO E QUASE PERCO O FIO DA MEADA)
NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, TEM UMA FRAZEZINHA DO NOSSO MESTRE MAIOR QUE DIZ MAIS OU MENOS ASSIM:
" AQUELE QUE FIZER O BEM A UMA PESSOA, ESTARÁ FAZENDO A MIM."
E AGORA?
QUANDO SERÁ QUE VAMOS VER NAQUELE QUE SOFRE NAS RUAS, NOS HOSPITAIS, NOS PRESÍDIOS, NA NOSSA FAMÍLIA, O SEMBLANTE DE JESUS?
C A R I D A D E
CARIDADE E VOCÊ
Acredita você que só a caridade pode salvar o mundo; entretanto, não se demore na posição de comentarista.
Não nos diga que é pobre e incapaz de contribuir na campanha renovadora da sublime virtude.
Senão vejamos:
Se você destinar a quantia correspondente a um refrigerante ou um aperitivo em cinco doses, segundo os seus hábitos, aos serviços de qualquer hospital, no fim de um mês haverá mais decisiva medicação para certo doente.
Se você renunciar ao cinema de uma vez em cada cinco, endereçando o dinheiro respectivo a uma creche, ao término de duas ou três semanas, a instituição contará com mais leite em favor das crianças necessitadas.
Se você suprimir um maço de cigarros em cada cinco de seu uso particular, dedicando o fruto dessa renúncia a uma casa erguida para os irmãos distanciados do conforto doméstico, em breve tempo o agasalho devido a eles será mais rico.
Se você economizar as peças do vestuário, guardando a importância equivalente a uma delas em cada cinco, para socorro ao próximo menos feliz, no fim de um ano disporá você mesmo de recursos suficientes para vestir alguém que a nudez ameaça.
Não espere pela bondade dos outros.
Lembre-se daquela que você mesmo pode fazer.
É possível que você nos responda que o supérfluo é seu próprio suor, que não nos cabe opinar em seu caminho e que o copo e o filme, o fumo e a moda são movimentados à sua custa.
Você naturalmente está certo na afirmativa e não seremos nós quem lhe contestará semelhante direito.
A vontade é sagrado atributo do espírito, dádiva de Deus a nós outros, para que decidamos, por nós, quanto à direção do próprio destino.
Todavia, nosso lembrete é apenas uma sugestão aos companheiros que acreditam na força da caridade e só ganhará realmente algum valor se houver algum laço entre a caridade e você.
ANDRÉ LUIZ
(O Espírito da Verdade, 57, FEB)
Acredita você que só a caridade pode salvar o mundo; entretanto, não se demore na posição de comentarista.
Não nos diga que é pobre e incapaz de contribuir na campanha renovadora da sublime virtude.
Senão vejamos:
Se você destinar a quantia correspondente a um refrigerante ou um aperitivo em cinco doses, segundo os seus hábitos, aos serviços de qualquer hospital, no fim de um mês haverá mais decisiva medicação para certo doente.
Se você renunciar ao cinema de uma vez em cada cinco, endereçando o dinheiro respectivo a uma creche, ao término de duas ou três semanas, a instituição contará com mais leite em favor das crianças necessitadas.
Se você suprimir um maço de cigarros em cada cinco de seu uso particular, dedicando o fruto dessa renúncia a uma casa erguida para os irmãos distanciados do conforto doméstico, em breve tempo o agasalho devido a eles será mais rico.
Se você economizar as peças do vestuário, guardando a importância equivalente a uma delas em cada cinco, para socorro ao próximo menos feliz, no fim de um ano disporá você mesmo de recursos suficientes para vestir alguém que a nudez ameaça.
Não espere pela bondade dos outros.
Lembre-se daquela que você mesmo pode fazer.
É possível que você nos responda que o supérfluo é seu próprio suor, que não nos cabe opinar em seu caminho e que o copo e o filme, o fumo e a moda são movimentados à sua custa.
Você naturalmente está certo na afirmativa e não seremos nós quem lhe contestará semelhante direito.
A vontade é sagrado atributo do espírito, dádiva de Deus a nós outros, para que decidamos, por nós, quanto à direção do próprio destino.
Todavia, nosso lembrete é apenas uma sugestão aos companheiros que acreditam na força da caridade e só ganhará realmente algum valor se houver algum laço entre a caridade e você.
ANDRÉ LUIZ
(O Espírito da Verdade, 57, FEB)
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
DICAS
OUÇA O PROGRAMA "SEMEANDO IDÉIAS".
RÁDIO RIO DE JANEIRO 1400 AM, TODAS AS QUARTAS FEIRAS ÀS 14:00 HS.
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.XX.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X..
LANÇAMENTO DE LIVROS:
" O ESPIRITISMO PERANTE A BÍBLIA"
PROF. Lair Amaro e Sérgio Aleixo.
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x..
DVD " O SEMEADOR DE ESTRELAS" > A VIDA DE DIVALDO FRANCO.
VALE À PENA CONFERIR.
RÁDIO RIO DE JANEIRO 1400 AM, TODAS AS QUARTAS FEIRAS ÀS 14:00 HS.
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.XX.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X..
LANÇAMENTO DE LIVROS:
" O ESPIRITISMO PERANTE A BÍBLIA"
PROF. Lair Amaro e Sérgio Aleixo.
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x..
DVD " O SEMEADOR DE ESTRELAS" > A VIDA DE DIVALDO FRANCO.
VALE À PENA CONFERIR.
OPINIÃO
OLÁ.
VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO :
BASEADO NO QUE FOI EXPLÍCITO NO ÍTEN "REENCARNAÇÃO", OPINE SOBRE O QUE VOCE ACHA SOBRE
DESTINO
FATALIDADE
COINCIDÊCIAS
SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA A CONTINUAÇÃO DO ASSUNTO. FIQUE À VONTADE, ESCREVA O QUE SUA RELIGIÃO PENSA SOBRE O TEMA APRESENTADO.
VAMOS FALAR SOBRE A REENCARNAÇÃO
DEFINIÇÃO:
Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.
O princípio da reencarnação funda-se sobre a justiça divina e a revelação. Dessa forma, a lei de reencarnação elucida todas as anomalias e faz-nos compreender que Deus deixa sempre uma porta aberta ao arrependimento. E para isso, Deus, na sua infinita bondade, permite-nos encarnar tantas vezes quantas forem necessárias ao nosso aperfeiçoamento espiritual, utilizando-se deste e de outros orbes disseminados no espaço. (Kardec, 1984, cap. IV, it. 4, p. 59)
FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO
1) Expiação — Expiar significa remir, resgatar, pagar. A expiação, em sentido restrito consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem, abrangendo sofrimentos físicos e morais, seja na vida corporal, seja na vida espiritual.
2) Prova — Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. Trata-se freqüentemente de simples provas escolhidas pelo espírito para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento. Assim, a expiação serve sempre de prova mas a prova nem sempre é uma expiação.
3) Missão — A missão é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado. Em sentido particular, cada Espírito desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação, neste ou naquele mundo. Há, assim, a missão dos pais, dos filhos, dos políticos etc.
4) Cooperação na Obra do Criador — Através do trabalho, os homens colaboram com os demais Espíritos na obra da criação.
5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência — a necessidade de progresso impele o Espírito às pesquisas científicas. Com isso a sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura. É assim que o homem passa da selvageria à civilização.
A encarnação ou reencarnação tem outras finalidades específicas para este ou aquele Espírito. Citam-se, por exemplo, o restabelecimento do equilíbrio mental e o refazimento do corpo espiritual. (FEESP, 1991, 7.ª Aula, p. 73 a 76)
Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.
O princípio da reencarnação funda-se sobre a justiça divina e a revelação. Dessa forma, a lei de reencarnação elucida todas as anomalias e faz-nos compreender que Deus deixa sempre uma porta aberta ao arrependimento. E para isso, Deus, na sua infinita bondade, permite-nos encarnar tantas vezes quantas forem necessárias ao nosso aperfeiçoamento espiritual, utilizando-se deste e de outros orbes disseminados no espaço. (Kardec, 1984, cap. IV, it. 4, p. 59)
FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO
1) Expiação — Expiar significa remir, resgatar, pagar. A expiação, em sentido restrito consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem, abrangendo sofrimentos físicos e morais, seja na vida corporal, seja na vida espiritual.
2) Prova — Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. Trata-se freqüentemente de simples provas escolhidas pelo espírito para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento. Assim, a expiação serve sempre de prova mas a prova nem sempre é uma expiação.
3) Missão — A missão é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado. Em sentido particular, cada Espírito desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação, neste ou naquele mundo. Há, assim, a missão dos pais, dos filhos, dos políticos etc.
4) Cooperação na Obra do Criador — Através do trabalho, os homens colaboram com os demais Espíritos na obra da criação.
5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência — a necessidade de progresso impele o Espírito às pesquisas científicas. Com isso a sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura. É assim que o homem passa da selvageria à civilização.
A encarnação ou reencarnação tem outras finalidades específicas para este ou aquele Espírito. Citam-se, por exemplo, o restabelecimento do equilíbrio mental e o refazimento do corpo espiritual. (FEESP, 1991, 7.ª Aula, p. 73 a 76)
terça-feira, 10 de novembro de 2009
SALMO
"...a Deus tudo é possível..." Jesus
MATEUS 19: 26
Seja qual for a perturbação reinante, acalma-te e espera, fazendo o melhor que possas.
Lembra-te de que o Senhor Supremo pede serenidade para exprimir-se com segurança.
A terra que te sustenta o lar é uma faixa de forças tranqüilas.
O fruto que te nutre representa um ano inteiro de trabalho silencioso da árvore generosa.
Cada dia que se levanta é convite de Deus para que lhe atendamos à Obra Divina, em
nosso próprio favor.
Se te exasperas, não Lhe assimilas o plano.
Se te afeiçoas à gritaria, não Lhe percebes a voz.
Conserva-te, pois, confiante, embora a preço de sacrifício.
Decerto, encontrarás ainda hoje, corações envenenados que destilam irritação e
desgosto, medo e fel.
Ainda mesmo que te firam e apedrejem, aquieta-te e abençoa-os com a tua paz.
Os desesperados tornarão à harmonia, os doentes voltarão à saúde, os loucos serão
curados, os ingratos despertarão...
É da Lei do Senhor que a luz domine a treva, sem ruído, sem violência.
Recorda-te que toda dor, como toda nuvem, forma-se, ensombra-se e passa...
Se outros gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam, acalma-te e espera..
Não olvides a palavra do Mestre quando nos afirmou que a Deus tudo é possível, e,
garantindo o teu próprio descanso, refugia-te em Deus.
MATEUS 19: 26
Seja qual for a perturbação reinante, acalma-te e espera, fazendo o melhor que possas.
Lembra-te de que o Senhor Supremo pede serenidade para exprimir-se com segurança.
A terra que te sustenta o lar é uma faixa de forças tranqüilas.
O fruto que te nutre representa um ano inteiro de trabalho silencioso da árvore generosa.
Cada dia que se levanta é convite de Deus para que lhe atendamos à Obra Divina, em
nosso próprio favor.
Se te exasperas, não Lhe assimilas o plano.
Se te afeiçoas à gritaria, não Lhe percebes a voz.
Conserva-te, pois, confiante, embora a preço de sacrifício.
Decerto, encontrarás ainda hoje, corações envenenados que destilam irritação e
desgosto, medo e fel.
Ainda mesmo que te firam e apedrejem, aquieta-te e abençoa-os com a tua paz.
Os desesperados tornarão à harmonia, os doentes voltarão à saúde, os loucos serão
curados, os ingratos despertarão...
É da Lei do Senhor que a luz domine a treva, sem ruído, sem violência.
Recorda-te que toda dor, como toda nuvem, forma-se, ensombra-se e passa...
Se outros gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam, acalma-te e espera..
Não olvides a palavra do Mestre quando nos afirmou que a Deus tudo é possível, e,
garantindo o teu próprio descanso, refugia-te em Deus.
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
CASO TENHA INTERESSE EM INFORMAÇÕES SOBRE QUALQUER CENTRO ESPÍRITA DO BRASIL, ENTRE EM CONTATO COM A F.E.B. EM BRASÍLIA OU PROCURE NA LISTA TELEFONICA DE SEU ESTADO O ENDEREÇO E TELEFONE DA SEDE LOCAL PARA LOCALIZAR UMA CASA ESPÍRITA RECONHECIDA E TB MAIS PERTO DO SEU DOMICÍLIO OU LOCAL DE TRABALHO.
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA:
ENDEREÇO: SGAN, CONJUNTO F, AVENIDA L2 NORTE - BRASÍLIA -DF.
CEP 70830-030
TEL: 61 - 2101-6161
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA:
ENDEREÇO: SGAN, CONJUNTO F, AVENIDA L2 NORTE - BRASÍLIA -DF.
CEP 70830-030
TEL: 61 - 2101-6161
PARA DEBATERMOS
PARTINDO DO PRINCÍPIO DA DEFINIÇÃO DO QUE É UM CENTRO ESPÍRITA, DÊ SUA OPINIÃO OU SUGESTÃO SOBRE O QUE SE PODE IMPLANTAR NUMA CASA ESPÍRITA.
COMENTE O QUE SE PASSA NA CASA ONDE FREQUENTA PARA QUE TODOS TENHAMOS CONHECIMENTO E QUEM SABE POSSAMOS LEVAR PARA NOSSAS CASAS DE ESTUDO.
O QUE É O CENTRO ESPÍRITA ?
Esta definição está contida no documento "Orientação ao Centro Espírita", de 1980, editado pela FEB.
Infere-se daí que também é consensual a convicção de que o C.E. seja, ou deva ser, uma escola . Isto é, destinado a educar, formar e edificar almas, tendo por endereço pedagógico como educando todos os seus trabalhadores e freqüentadores.
O C.E. exercendo a função básica de escola, leva o homem a trabalhar o seu mundo emocional, através do autodescobrimento, da reflexão, do esforço e desse modo, a descobrir que é o objetivo primeiro do processo educativo desenvolvido pelo C.E.
Infere-se daí que também é consensual a convicção de que o C.E. seja, ou deva ser, uma escola . Isto é, destinado a educar, formar e edificar almas, tendo por endereço pedagógico como educando todos os seus trabalhadores e freqüentadores.
O C.E. exercendo a função básica de escola, leva o homem a trabalhar o seu mundo emocional, através do autodescobrimento, da reflexão, do esforço e desse modo, a descobrir que é o objetivo primeiro do processo educativo desenvolvido pelo C.E.
POR QUE "ESPIRITISMO"
O porque do nome "Espiritismo"
Espiritismo provém do francês Spiritisme, nome cunhado por Allan Kardec, em 1857, para designar o conjunto de princípios científicos, filosóficos, religiosos e morais que compõem a Doutrina cuja codificação lhe havia sido confiada pelos espíritos superiores que o guiaram e responderam às suas indagações.
O termo Espiritualismo (Spiritualisme), então e até hoje disponível na língua francesa e em outros idiomas, não atendia, como ainda não atende, ao objetivo de nomear uma Doutrina. É, antes, um conceito abrangente que engloba todo um conjunto de tradições religiosas, práticas místicas e posturas filosóficas existentes desde os primórdios da humanidade e que compartilham a crença na existência dos espíritos e suas manifestações e na imortalidade da alma.
O Espiritismo, portanto, é uma doutrina Espiritualista. Resta claro, por outro lado, que Espiritualismo não é sinônimo de Espiritismo.
Esta explicação se faz necessária devido a dois fatos distintos. No Brasil, há uma diversidade de cultos espiritualistas de origem africana, dentre eles, cultos dos mais dignos e merecedores de todo respeito. No entanto, pessoas equivocadas chamam os seguidores de tais cultos de espíritas, quando deveriam ser chamados pelo nome adequado ao culto em questão, nome que sempre existe e que os seguidores conhecem e pelo qual se denominam. Nos Estados Unidos a confusão é com o Novo Espiritualismo (New Spiritualism) , um conjunto de cultos e tradições que também se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX, mas que não segue a Doutrina dos Espíritos conforme codificada por Kardec e não compartilha dos mesmos princípios e práticas.
Espiritismo provém do francês Spiritisme, nome cunhado por Allan Kardec, em 1857, para designar o conjunto de princípios científicos, filosóficos, religiosos e morais que compõem a Doutrina cuja codificação lhe havia sido confiada pelos espíritos superiores que o guiaram e responderam às suas indagações.
O termo Espiritualismo (Spiritualisme), então e até hoje disponível na língua francesa e em outros idiomas, não atendia, como ainda não atende, ao objetivo de nomear uma Doutrina. É, antes, um conceito abrangente que engloba todo um conjunto de tradições religiosas, práticas místicas e posturas filosóficas existentes desde os primórdios da humanidade e que compartilham a crença na existência dos espíritos e suas manifestações e na imortalidade da alma.
O Espiritismo, portanto, é uma doutrina Espiritualista. Resta claro, por outro lado, que Espiritualismo não é sinônimo de Espiritismo.
Esta explicação se faz necessária devido a dois fatos distintos. No Brasil, há uma diversidade de cultos espiritualistas de origem africana, dentre eles, cultos dos mais dignos e merecedores de todo respeito. No entanto, pessoas equivocadas chamam os seguidores de tais cultos de espíritas, quando deveriam ser chamados pelo nome adequado ao culto em questão, nome que sempre existe e que os seguidores conhecem e pelo qual se denominam. Nos Estados Unidos a confusão é com o Novo Espiritualismo (New Spiritualism) , um conjunto de cultos e tradições que também se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX, mas que não segue a Doutrina dos Espíritos conforme codificada por Kardec e não compartilha dos mesmos princípios e práticas.
O QUE É A DOUTRINA ESPÍRITA OU ESPIRITISMO?
O que é ?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
O que ensina (pontos fundamentais):
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
Os Espíritos são seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos preservam sua individualidade antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
PRÁTICA ESPÍRITA
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebeste";
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-los a submeter os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote.
Prática mediúnica espírita só o é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza ".
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
O que ensina (pontos fundamentais):
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
Os Espíritos são seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos preservam sua individualidade antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
PRÁTICA ESPÍRITA
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebeste";
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-los a submeter os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote.
Prática mediúnica espírita só o é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza ".
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
QUEM FOI ALAN KARDEC ?
PARA COMEÇAR, GOSTARÍAMOS DE APRESENTAR A VOCES, O GRANDE DECODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, nasceu como Hippolyte Léon Denizard Rivail, em Lyon, na França, dia 03 de outubro de 1804.
Recebeu desde o berço educação primorosa. Muitos de seus antepassados distinguiram-se na advocacia e na magistratura por seu talento e elevada moral. Ele, no entanto, sentiu-se atraído, desde a juventude, para a Ciência e a Filosofia.
Fez os primeiros estudos em Lyon e em seguida enriqueceu sua bagagem cultural em Yverdon, na Suíça, com o célebre educador Pestalozzi.
No Instituto Pestalozzi desenvolveu as idéias progressistas do Positivismo, que o colocariam mais tarde no rol dos mais célebres livre pensadores que a Humanidade conheceu.
Voltou à França bacharelado em Letras e Ciências. Como lingüista notável, falava corretamente, além do francês, o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol. À Rue de Sèvres, 35, em Paris, fundou uma instituição de ensino, onde ministrava Química, Física, Astronomia e Anatomia Comparada. Não cobrava daqueles que não podiam pagar, revelando, desde cedo, seu caráter humanitário.
Publicou uma rica série de obras na área de educação, principalmente versando sobre matemática e gramática francesa, numa demonstração de rara versatilidade, iniciando, já aos 20 anos de idade, com a edição do Curso Prático Teórico de Aritmética,
Várias de suas respeitadas obras foram integradas ao currículo de estudos da Universidade de França.
Em 1849, no Liceu Polimático, rege as cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Química e Física.
O Professor Rivail era um espírito cético, respeitado por toda a classe acadêmica por seu espírito crítico e sua imparcialidade, características marcantes de seu caráter firme e resoluto.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, nasceu como Hippolyte Léon Denizard Rivail, em Lyon, na França, dia 03 de outubro de 1804.
Recebeu desde o berço educação primorosa. Muitos de seus antepassados distinguiram-se na advocacia e na magistratura por seu talento e elevada moral. Ele, no entanto, sentiu-se atraído, desde a juventude, para a Ciência e a Filosofia.
Fez os primeiros estudos em Lyon e em seguida enriqueceu sua bagagem cultural em Yverdon, na Suíça, com o célebre educador Pestalozzi.
No Instituto Pestalozzi desenvolveu as idéias progressistas do Positivismo, que o colocariam mais tarde no rol dos mais célebres livre pensadores que a Humanidade conheceu.
Voltou à França bacharelado em Letras e Ciências. Como lingüista notável, falava corretamente, além do francês, o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol. À Rue de Sèvres, 35, em Paris, fundou uma instituição de ensino, onde ministrava Química, Física, Astronomia e Anatomia Comparada. Não cobrava daqueles que não podiam pagar, revelando, desde cedo, seu caráter humanitário.
Publicou uma rica série de obras na área de educação, principalmente versando sobre matemática e gramática francesa, numa demonstração de rara versatilidade, iniciando, já aos 20 anos de idade, com a edição do Curso Prático Teórico de Aritmética,
Várias de suas respeitadas obras foram integradas ao currículo de estudos da Universidade de França.
Em 1849, no Liceu Polimático, rege as cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Química e Física.
O Professor Rivail era um espírito cético, respeitado por toda a classe acadêmica por seu espírito crítico e sua imparcialidade, características marcantes de seu caráter firme e resoluto.
SEJA BENVINDO.
OLÁ !
TOMAMOS A INICIATIVA DE FORMAR ESTE BLOG PARA DIVULGARMOS A DOUTRINA ESPÍRITA PARA QUEM JÁ É ESTUDIOSO E TB PARA TODOS AQUELES QUE GOSTARIAM DE TER INFORMAÇÕES SOBRE A DOUTRINA.
TENTAREMOS DENTRO DO POSSÍVEL, TRAZER NOTÍCIAS, EVENTOS, CURIOSIDADES, SITES, INDICAÇÕES DE LIVROS, MENSAGENS PSICOGRAFADAS, REPORTAGENS E TUDO O QUE SE REFERE AO ESTUDO E DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO SOB O PRISMA CIENTÍFICO E RELIGOSO.
SE VOCE TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO, NOS ENVIE, PARA QUE POSSAMOS ESCLARECER DE MODO DIDÁTICO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
DEIXAMOS CLARO QUE TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS E RESPONDIDOS PARA QUE NÃO FIQUE NENHUMA DÚVIDA PENDENTE, OK?
FIQUE À VONTADE, LEIA TUDO, COMENTE, DIVULGUE TB SEU CONHECIMENTO.
QUE dEUS NOS ABENÇOE.
TOMAMOS A INICIATIVA DE FORMAR ESTE BLOG PARA DIVULGARMOS A DOUTRINA ESPÍRITA PARA QUEM JÁ É ESTUDIOSO E TB PARA TODOS AQUELES QUE GOSTARIAM DE TER INFORMAÇÕES SOBRE A DOUTRINA.
TENTAREMOS DENTRO DO POSSÍVEL, TRAZER NOTÍCIAS, EVENTOS, CURIOSIDADES, SITES, INDICAÇÕES DE LIVROS, MENSAGENS PSICOGRAFADAS, REPORTAGENS E TUDO O QUE SE REFERE AO ESTUDO E DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO SOB O PRISMA CIENTÍFICO E RELIGOSO.
SE VOCE TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO, NOS ENVIE, PARA QUE POSSAMOS ESCLARECER DE MODO DIDÁTICO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
DEIXAMOS CLARO QUE TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS E RESPONDIDOS PARA QUE NÃO FIQUE NENHUMA DÚVIDA PENDENTE, OK?
FIQUE À VONTADE, LEIA TUDO, COMENTE, DIVULGUE TB SEU CONHECIMENTO.
QUE dEUS NOS ABENÇOE.
Assinar:
Postagens (Atom)