Na Introdução de "O Livro dos Espíritos", encontramos no item n.º VI, um resumo dos principais pontos da Doutrina Espírita.
Dentre eles, neste momento é oportuno relembrar aqueles que estão diretamente ligados aos nosso tema:
"Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos".
"O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo".
"O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita".
"Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restituí a liberdade".
"A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório".
"Há no homem três coisas: 1.º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2.º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3.º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
"Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são comuns; pela alma participa da natureza dos Espíritos.
"O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro. O espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições.
"Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova experiência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de espírito errante".
"Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós temos tido muitas existências e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas, quer na Terra, quer em outros mundos".
"A alma possuía a sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário