DEIXANDO A TERRA, PARA ONDE VAMOS?
QUE SEREMOS APÓS A MORTE ?
ESTAREMOS MELHOR OU PIOR ?
EXISTIREMOS OU NÃO ?
SER OU NÃO SER ?
PARA SEMPRE OU PARA NUNCA MAIS - OU TUDO OU NADA!
VIVEREOS ETERNAMENTE OU TUDO SE ANIQUILARÁ DE VEZ ?
TODO HOMEM EXPERIMENTA A NECESSIDADE DE VIVER, DE GOZAR, DE AMAR E DE SER FELIZ !
DIZEI AO MORIBUNDO QUE ELE VIVERÁ AINDA; QUE SUA HORA É RETARDADA; DIZEI-LHE SOBRETUDO QUE SERÁ MAIS FELIZ DO QUE PORVENTURA O TENHA SIDO E O SEU CORAÇÃO REJUBILARÁ, NÃO É MESMO?
HAVERÁ ALGO MAIS DESESPERADOR DO QUE O PENSAMENTO DA DESTRUIÇÃO ABSOLUTA??
AFEIÇÕES CARAS, INTELIGENCIA, PROGRESSO, SABER LABORIOSAMENTE ADQUIRIDOS, TUDO DESPEDAÇÃDO, TUDO PERDIDO! DE NADA NOS SERVIRIA, PORTANTO, QUALQUER ESFORÇO NO SOFREAMENTO DAS PAIXÕES, DE FATIGA PARA NOS ILUSTRARMOS, DO DEVOTAMENTO À CAUSA DO PROGRESSO, DESDE QUE DE TUDO ISSO NADA APROVEITÁSSEMOS, PREDOMINANDO O PENSAMENTO DE QUE AMANHÃ MESMO TALVEZ, DE NADA NOS SERVIRIA TUDO ISSO. SE ASSIM FORA, A SORTE DO HOMEM SERIA CEM VEZES PIOR DO QUE A DO HOMEM BRUTO, PORQUE ESTE VIVE INTEIRAMENTE DO PRESENTE, NA SATISFAÇÃO DOS SEUS APETITES MATERIAIS, SEM ASPIRAÇÃO PARA O FUTURO.
DIZ-NOS UMA INTUIÇÃO SECRETA, PORÉM, QUE ISSO NÃO É POSSÍVEL.
A DOUTRINA ESPÍRITA ENTENDE ESTE ASSUNTO DA SEGUINTE FORMA:
QUE, SE ADMITA A EXISTENCIA DA ALMA E SUA INDIVIDUALIDADE APÓS A MORTE, FORÇOSO É TAMBÉM SE ADMITA:
1) QUE A SUA NATUREZA DIFERE DA DO CORPO, VISTO QUE, SEPARADA DESTE, DEIXA DE TER AS PROPRIEDADES PECULIARES AO CORPO;
2) QUE GOZA DA CONSCIENCIA DE SÍ MESMA, POIS É PASSÍVEL DE ALEGRIA OU DE SOFRIMENTO, SEM O QUE SERIA UM SER INERTE, CASO EM QUE POSSUI-LA DE NADA NOS VALERIA.
ADMITIDO ISSO, TEM QUE SE ADMITIR QUE ESSA ALMA VAI PARA ALGUMA PARTE.
QUE VEM A SER FEITO DELA E PARA ONDE VAI?
- NO ESPAÇO, OS ESPÍRITOS FORMAM GRUPOS OU FAMÍLIAS ENTRELAÇADOS PELA AFEIÇÃO, PELA SIMPATIA E PELA SEMELHANÇA DAS INCLINAÇOES. DITOSOS POR SE ENCONTRAREM JUNTOS, ESSES ESPÍRITOS SE BUSCAM UNS AOS OUTROS.
- AS COMUNIDADES ESPIRITUAIS DO PLANO EXTRAFÍSICO SÃO FORMADAS POR ESPÍRITOS DA MESMA CATEGORIA QUE SE REÚNEM POR UMA ESPÉCIE DE AFINIDADE E FORMAM GRUPOS OU FAMÍLIAS, UNIDOS POR LAÇOS:
OS BONS, PELO DESEJO DE FAZEREM O BEM, OS MAUS, PELO DE FAZEREM O MAL, PELA VERGONHA DE SUAS FALTAS E PELA NECESSIDADE DE SE ACHAREM ENTRE OS QUE SE ASSEMELHAM. TAL UMA GRANDE CIDADE ONDE HOMENS DE TODAS AS CLASSES E DE TODAS AS CONDIÇÕES SE VÊEM E SE ENCONTRAM, SEM SE CONFUNDIREM; ONDE AS SOCIEDADES SE FORMAM PELA ANALOGIA DOS GOSTOS; ONDE A VIRTUDE E O VÍCIO SE ACOTOVELAM, SEM TROCAREM PALAVRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário