Uma observação dolorosa surpreende o
pensador na velhice. Ela se torna ainda mais
lastimável em conseqüência das impressões
experimentadas em seu giro pelo mundo espiritual,
e ele então reconhece que o ensinamento
ministrado pelas instituições humanas
em geral – religiões, escolas, universidades –,
se nos ensinam muitas coisas supérfluas, em
compensação não nos ensinam quase nada do que mais temos
necessidade de conhecer para a nossa conduta: a direção da
existência terrestre e a preparação para o além.
Aqueles a quem cabe a alta missão de esclarecer e guiar a
alma humana parecem ignorar sua natureza e seus verdadeiros
destinos.
Nos meios universitários, uma completa incerteza ainda reina
sobre a solução do problema mais importante com que o homem se
defronta no decorrer de sua passagem pela Terra. Essa incerteza
se reflete em todo o ensino. Uma boa parte dos professores e
pedagogos afasta sistematicamente de suas lições tudo o que se
refere ao problema da vida, às questões de seu objetivo e finalidade.
Encontramos a mesma dificuldade nos líderes religiosos. Por
suas afirmações desprovidas de provas, conseguem comunicar
às almas sobre as quais têm responsabilidade apenas uma crença
que não responde mais à lógica de uma crítica sã nem às
exigências da razão.
A rigor, na universidade, assim como na Igreja, modernamente
a alma encontra somente obscuridade e contradição em tudo que
diz respeito ao problema de sua natureza e de seu futuro. É a esse
estado de coisas que é preciso atribuir, em grande parte, os males de nosso tempo: a incoerência das idéias, a desordem da consciência, a anarquia moral e social.
A educação dispensada às gerações é complicada: não lhes
esclarece o caminho da vida e não as estimula para as lutas da
existência. O ensino clássico habilita a cultivar, a ornar a inteligência,
mas não ensina a agir, a amar, a se dedicar nem a alcançar
uma concepção do destino que desenvolva as energias profundas
do eu e oriente nossos impulsos, nossos esforços, para um
objetivo elevado. No entanto, essa concepção é indispensável a
todo ser, a toda sociedade, porque é o sustentáculo, a consolação
suprema nas horas difíceis, a fonte das virtudes atuantes e das
altas inspirações.
Carl du Prel* relata o seguinte fato1:
“Um dos meus amigos, professor da universidade, sentiu a
dor de perder sua filha, o que reavivou nele o problema da imortalidade.
Ele se dirigiu aos seus colegas, professores de filosofia,
esperando encontrar consolação em suas respostas. Teve uma
amarga decepção: havia pedido pão e lhe ofereciam pedra; procurava
uma afirmação e respondiam-lhe com um ‘talvez’.”
Francisque Sarcey, modelo completo do professor da universidade,
escreveu2: “Estou na Terra. Ignoro absolutamente como
vim e como fui lançado aqui. Ignoro ainda mais como sairei daqui
e o que acontecerá quando sair”.
Não se pode confessar mais francamente: a filosofia da escola,
após tantos séculos de estudo e trabalho, ainda é apenas
uma doutrina sem luz, sem calor, sem vida3. A alma de nossos
filhos, sacudida entre sistemas diversos e contraditórios – o
positivismo de Augusto Comte, o naturalismo de Hegel, o materialismo
de Stuart Mill, o ecletismo de Cousin**, etc. –, flutua incerta,
sem ideal, sem um objetivo preciso.
Daí o desânimo precoce e o pessimismo
desanimador, doenças das sociedades decadentes,
ameaças terríveis para o futuro, às
quais se acrescenta o ceticismo amargo e zombeteiro
de tantos jovens que acreditam apenas
no dinheiro e honram apenas o sucesso.
O ilustre professor Raoul Pictet assinala esse estado de espírito
na introdução de sua última obra sobre as ciências psíquicas4.
Ele fala do efeito desastroso produzido pelas teorias materialistas
sobre a mentalidade de seus alunos e conclui assim:
“Esses pobres jovens admitem que tudo o que se passa no
mundo é efeito necessário e fatal de condições primárias, em
que a vontade não intervém. Consideram que sua própria existência
é, forçosamente, joguete da fatalidade inevitável, à qual
estão ligados, de pés e mãos atados. Esses jovens param de
lutar logo que encontram as primeiras dificuldades. Não acreditam
mais em si mesmos. Tornam-se túmulos vivos, onde guardam,
confusamente, suas esperanças, seus esforços, seus desejos,
fossa comum de tudo o que lhes fez bater o coração até o dia do
envenenamento. Tenho visto esses cadáveres diante de suas
carteiras e no laboratório, e têm-me causado pena.”
Tudo isso não é somente aplicável a uma parte de nossa
juventude, mas também a muitos homens de nosso tempo e de
nossa geração, nos quais podemos constatar um sintoma de cansaço
moral e de abatimento.
F. Myers* também o reconhece: “Há como que uma inquietude,
um descontentamento, uma falta de confiança no verdadeiro valor
da vida. O pessimismo é a doença moral de nosso tempo 5”.
As teorias de além-Reno**, as doutrinas de Nietzsche, de
Schopenhauer, Haeckel***, dentre outros, muito contribuíram para
desenvolver esse estado de coisas. Sua influência se espalha
por toda parte. Deve-se atribuir a eles, em grande parte, esse
lento trabalho, obra obscura de ceticismo e desencorajamento
que se desenvolve na alma contemporânea.
É tempo de reagir com vigor contra essas doutrinas funestas
e de procurar, fora da órbita oficial e das velhas crenças, novos
métodos de ensino que respondam às imperiosas necessidades
do momento presente. É preciso preparar os espíritos para as
necessidades, os combates da vida atual e das vidas futuras; é
preciso, sobretudo, ensinar o ser humano a se conhecer, a desenvolver,
em vista de seus objetivos, as forças latentes que
nele dormem.
Até aqui, o pensamento esteve limitado a círculos estreitos:
religiões, escolas ou sistemas que se digladiam e se combatem
reciprocamente. Daí essa divisão profunda das idéias, essas
correntes violentas e contrárias que perturbam e transtornam o
meio social.
Aprendamos a sair desses círculos rígidos e a dar livre
expansão ao pensamento. Cada sistema contém uma parte de
verdade; nenhum contém a realidade por completo. O universo e a
vida possuem aspectos bastante variados, bastante numerosos
para que algum sistema possa abarcar todos. Dentre essas
concepções absurdas, é preciso recolher os fragmentos de
verdade que elas contêm, aproximá-los e colocá-los de acordo.
Depois, unindo-os aos novos e múltiplos aspectos da verdade
que descobrimos a cada dia, caminharmos rumo à unidade
majestosa e à harmonia do pensamento.
A crise moral e a decadência de nossa época provêm, em
grande parte, do fato de o espírito humano ter se imobilizado
durante muito tempo. É preciso tirá-lo da inércia, das rotinas seculares,
levá-lo às mais elevadas altitudes, sem perder de vista
as bases sólidas que vêm oferecer-lhe uma ciência engrandecida
e renovada. É essa ciência do amanhã que trabalhamos para que
seja constituída. Ela nos fornecerá o critério indispensável, os
meios de verificação e de comparação sem os quais o pensamento,
entregue a si mesmo, sempre correrá o risco de se perder.
A perturbação e a incerteza que verificamos no ensino repercutem
e se encontram, como dissemos, em toda ordem social.
Por toda parte, há um estado de crise inquietante. Sob a
superfície brilhante de uma civilização refinada, esconde-se um
mal-estar profundo. A irritação cresce nas classes sociais. O conflito
de interesses, a luta pela vida tornam-se, dia a dia, mais
ásperos. O sentimento do dever tem-se enfraquecido na consciência
popular a tal ponto que muitos homens nem mesmo sabem onde está o dever. A lei do número, ou seja, da força cega, domina mais do que nunca. Retóricos* mentirosos dedicam-se a
desencadear as paixões, os maus instintos da multidão, a espalhar
teorias nocivas, às vezes criminosas. Depois, quando a maré
sobe e o vento sopra em tempestade, eles se escondem e afastam
de si toda responsabilidade.
Onde está, então, a explicação desse mistério, dessa contradição
notável entre as aspirações generosas de nosso tempo
e a realidade brutal dos fatos? Por que um regime que havia despertado
tantas esperanças ameaça chegar à anarquia, à ruptura
de todo o equilíbrio social?
A implacável lógica vai nos responder: a democracia, radical
ou socialista, nas massas profundas e em seu espírito dirigente,
inspirando-se nas doutrinas negativistas, podia chegar somente
a um resultado negativo para a felicidade e a elevação da humanidade.
Tal o ideal, tal o homem; tal a nação, tal o país!
As doutrinas negativistas, em suas conseqüências extremas,
levam fatalmente à anarquia, ou seja, ao vácuo, ao nada social.
A história humana já teve, diversas vezes, essa dolorosa experiência.
Enquanto se tratou de destruir os restos do passado, de dar
o último golpe nos privilégios que restavam, a democracia serviu-
se habilmente de seus meios de ação. Porém, hoje, o que
importa é construir a cidade do futuro, o vasto edifício que deve
abrigar o pensamento das gerações. E, diante dessas tarefas,
as doutrinas mostram sua insuficiência e revelam sua fragilidade;
vemos os melhores operários se debaterem em uma espécie de
impotência material e moral.
Nenhuma obra humana pode ser grande e durável se não se
inspirar, na teoria e na prática, em seus princípios e em suas
aplicações, nas leis eternas do universo. Tudo o que é concebido
e edificado fora das leis superiores se constrói na areia e afunda.
Acontece que as doutrinas do socialismo atual têm um erro
essencial. Elas querem impor uma regra em contradição com a
natureza da verdadeira lei da humanidade: o nível igualitário.
A evolução gradual e progressiva é a lei fundamental da natureza
e da vida. É a razão de ser do homem, a norma do universo.
Posicionar-se contra ela, substituir-lhe por outro fim, seria tão
insensato quanto querer parar o movimento da Terra ou o fluxo e
refluxo das marés.
Já podemos medir a extensão dos desastres causados pelas
doutrinas negativistas. O determinismo, o materialismo, ao negar
a liberdade humana e a responsabilidade, minam as próprias
bases da ética universal. O mundo moral não passa de um anexo
da fisiologia, ou seja, o reinado, a manifestação da força cega e
irresponsável. Os espíritos de elite professam o niilismo
metafísico**, e a massa humana, o povo, sem crenças, sem princípios
determinados com exatidão, fica entregue a homens que
exploram suas paixões e especulam com suas ambições.
O positivismo*, apesar de ser menos absoluto, não é menos
prejudicial em suas conseqüências. Por sua teoria do desconhecido,
suprime as noções de objetivo e de larga evolução. Ele pega
o homem na fase atual de sua vida, simples fragmento de seu
destino, e o impede de ver para diante e para trás de si; método
estéril e perigoso, feito, parece, para cegos de espírito e que se
tem proclamado, muito falsamente, como a mais bela conquista
do espírito moderno.
Esse é o estado atual da sociedade. O perigo é imenso e se
alguma grande renovação espiritualista e científica não se produzisse,
o mundo acabaria na incoerência e na confusão.
Nossos homens de governo já sentem o que lhes custa viver
numa sociedade em que as bases essenciais da moral estão abaladas,
em que as leis são brandas, frágeis ou superficiais, em que
tudo se confunde, até mesmo a noção elementar do bem e do mal.
É verdade que as Igrejas, apesar de suas fórmulas antiquadas
e de seu espírito contrário ao progresso, ainda agrupam ao
redor de si muitas almas sensíveis; porém, tornaram-se incapazes
de afastar o perigo pela impossibilidade em que se colocaram
de fornecer uma definição precisa do destino humano e do além,
apoiada em fatos comprovados.
A humanidade, cansada de dogmas** e de especulações sem
provas, mergulhou no materialismo ou na indiferença. Não há salvação
para o pensamento, senão por uma doutrina baseada na
experiência e no testemunho dos fatos.
De onde virá essa doutrina? Que poder nos livrará do abismo
em que nos arrastamos? Que ideal novo virá dar ao homem a
confiança no futuro e o fervor pelo bem? Nas horas trágicas da
História, quando todos pareciam desesperados, o socorro nunca
faltou. A alma humana não pode afundar inteiramente e morrer.
No momento em que as crenças do passado se esgotam, uma
concepção nova da vida e do destino, baseada na ciência dos
fatos, reaparece. A grande tradição revive sob formas engrandecidas,
mais jovens e mais belas. Ela mostra a todos um futuro cheio de esperança e de promessas. Saudemos o novo reino
da idéia vitoriosa da matéria e trabalhemos para preparar seus
caminhos!
A tarefa a cumprir é grande, e a educação do homem deve
ser totalmente refeita. Essa educação, como vimos, nem a universidade
nem a Igreja estão em condições de fornecer, uma
vez que não possuem mais as sínteses necessárias para esclarecer
a marcha das novas gerações. Apenas uma doutrina pode
oferecer essa síntese: a do ESPIRITISMO! Ela já sobe no horizonte
do mundo intelectual e parece iluminar o futuro.
A essa filosofia, a essa ciência livre, a essa religião independente, desprovida
de toda pressão oficial, de todo compromisso político, as descobertas
contemporâneas trazem a cada dia novas e preciosas contribuições.
Os fenômenos do magnetismo, da radioatividade, da
telepatia são aplicações de um mesmo princípio, manifestações
de uma mesma lei que rege, ao mesmo tempo, o ser e o universo.
Mais alguns anos de trabalho paciente, de experimentação
conscienciosa, de pesquisas contínuas e a nova educação terá
encontrado sua fórmula científica, sua base essencial. Esse acontecimento
será o maior fato da História desde o aparecimento do
Cristianismo.
A educação, sabemos, é o fator mais poderoso do progresso;
ela contém a origem do futuro. Mas, para ser completa, deve
se inspirar no estudo da vida sob suas duas formas alternantes,
visível e invisível, em sua plenitude*, em sua evolução crescente
em direção aos cimos da natureza e do pensamento.
Os mestres dirigentes da humanidade têm um dever imediato
a cumprir. É o de recolocar o espiritualismo na base da educação,
de trabalhar para refazer o homem interior e a saúde moral.
É preciso despertar a alma humana, adormecida por uma teoria
destrutiva, mostrar-lhe seus poderes ocultos, fazê-la ter consciência
de si mesma, para realizar seu glorioso destino.
A ciência moderna analisou o mundo exterior; suas descobertas
no universo objetivo são profundas: isso será sua
honra e sua glória; mas ainda não sabe nada sobre o universo
invisível e o mundo interior. É esse o império ilimitado que lhe
resta conquistar. Saber por quais laços o homem se liga ao
conjunto, descer às sinuosidades** misteriosas do ser, onde a sombra e a luz se misturam como na caverna de Platão*, percorrer seus labirintos, os redutos secretos, procurar conhecer o “eu”
moral e o “eu” profundo, a consciência e a subconsciência: não
há estudo mais necessário que esse.
Enquanto as escolas e as academias não o tiverem introduzido em seus programas,
nada terão feito pela educação definitiva da humanidade.
Porém, já vemos surgir e constituir-se uma psicologia totalmente maravilhosa e
imprevista, da qual vão derivar uma nova concepção do ser e a noção de uma lei
superior, que engloba e resolve todos os problemas da evolução e do futuro.
*
Nosso dever é o de traçar o caminho à humanidade futura da
qual ainda faremos parte integrante, como nos ensina a comunhão
das almas, a revelação dos grandes instrutores invisíveis,
do mesmo modo que a natureza ensina, por suas milhares de
vozes e pela renovação eterna de todas as coisas, àqueles que
sabem estudá-la e compreendê-la.
Vamos rumo ao futuro, rumo à vida sempre renascente, pelo
caminho imenso que nos abre o Espiritismo!
Tradições, ciências, filosofias, religiões, iluminai-vos com uma
chama nova; sacudi vossos velhos sudários* e as cinzas que
os cobrem. Escutai as vozes reveladoras do túmulo, elas nos
trazem uma renovação do pensamento com os segredos do além,
que o homem tem necessidade de conhecer para melhor viver,
melhor agir e melhor morrer!
Léon Denis. Introdução do livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor.
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