Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

ESTUDO DA BÍBLIA

NÃO SEJAMOS CRIANÇAS, MAS ADULTOS, NO ESTUDO DA BÍBLIA
     Há dois modos de estudarmos a Bíblia: um dogmático e extático, e outro racional e dinâmico. O primeiro, por ser da infância da teologia cristã, vai caindo no esvaziamento. O segundo, da teologia de Kardec, é duma cristandade já adulta, mais evoluída. Disse Paulo que quando crianças, nós nos alimentamos de mingau, mas quando adultos, nosso alimento é sólido (1 Coríntios 3:2).
     Tudo se transforma no Universo, principalmente a nossa mentalidade em evolução constante, pois ela é produto da nossa mente, que nunca quer aquietar-se. No passado, a Bíblia era considerada infalível. E até Jesus, para confirmar a verdade de alguns de seus ensinamentos perante os seus inimigos sacerdotes judeus, apela para essa interpretação judaica errada da Bíblia (João 10:35). E a prova de que Jesus só assim falou para dar respaldo aos seus ensinos, é que, em outro passo, Ele próprio mostra erro na Bíblia: “Ouviste que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo (Velho Testamento). Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai para os que vos perseguem.” (São Mateus 5:43-44). Deus evoluiu e mudou de ideia no tempo de Jesus?  Não, pois Deus é imutável e infalível. A verdade é que o espírito autor daquela passagem antiga foi tomado erradamente por Deus. Lembremos a advertência do Mestre: Eu não vim destruir a lei, mas confirmá-la. (Mateus 5:17).É melhor traduzir assim esse texto: Eu não vim destruir a lei, mas aperfeiçoá-la, pois esse é também o significado dos verbos grego e latino: “plerosai” e “adimplere” (Vulgata Ltina), como o demonstram tradutores recentes.
       Observemos alguns erros da Bíblia: É proibido fazer imagens de qualquer ser (Êxodo 20:4), mas ela manda também fazê-las e de ouro (Êxodo 25:18); proibição de matar (Êxodo 20:13), mas ela ordena matar todos os homens de Mídiã (Números 31:7); Deus jamais se arrepende (1 Samuel 15:29), mas se arrepende (Gênesis 6:6; Êxodo 32:14; Jonas 3:10; e 1 Samuel 15:11 e 35); Aarão morreu no Monte Hor (Números 33:38) ou em Mosera? (Deuteronômio 10:6-7); Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (2 Samuel: 8:4),  mas em outro passo foram 7.000 (1 Crônicas 18:4); o avô paterno de Jesus é Jacó (são Mateus 1:16), mas para Lucas foi Heli (Lucas 3:23); espírito maligno é enviado também por Deus (1 Samuel 16:23);  o Senhor ordena Davi a fazer o censo de Israel (2 Samuel 24:1), mas um outro autor confunde o próprio Deus com satanás (1 Crônicas 21:1). Fico aqui para não enfastiar o leitor.
      Sigo o espiritismo de Kardec, cujo livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” compõe-se dos mesmos quatro Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João. Apenas eles são estudados de maneira racional e não dogmática. É incontestável que a doutrina paulina da salvação pela Graça e por sacrifícios, que foi incrementada por santo Agostinho e Lutero, não confere com a de Jesus: “A cada um será dado de acordo com suas obras.”  Será que devemos por em descrédito  o Evangelho que Jesus nos veio trazer? E, se Ele corrigiu a Bíblia, é porque ela tem erros, e porque tem erros, ela não pode ser interpretada literalmente como sendo a palavra de Deus!
       Saibamos separar o joio do trigo, seguindo o exemplo de Jesus, não aceitando cegamente tudo da Bíblia, pois ela foi escrita por homens inspirados por espíritos nem sempre já santos, mas que, como nós, apenas caminhavam ou evoluíam para serem santos!
       PS:
       Agradeço a Marcelo M. de Oliveira sua matéria sobre esta coluna, em Opinião de O TEMPO de 16-4-2011.
      
       Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar colunas. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  

POLÊMICA

Assembleia analisa castração química

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu um projeto de lei, do deputado Rafael Silva (PDT), que propõe a castração química de pedófilos. Polêmica, a proposta já chegou a ser apresentada anteriormente no Congresso, em Brasília, onde não foi adiante. Jorge Hessen comenta.

http://www.espiritismo.net/content,0,0,2004,0,0.html

sexta-feira, 29 de abril de 2011

EVENTO

Feirão Beneficente será realizado em Niterói

A Sociedade Espírita Joanna de Ângelis promove no dia 22 de maio o 10º Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala, que reunirá diversas instituições espíritas no Centro Educacional de Niterói, com barracas de livros, CDs, DVDs, artesanatos, doces, salgados e bebidas.

http://www.espiritismo.net/content,0,0,2003,0,0.html

DICAS


.


Maternidade - sublime missão
Evento especial de lançamento - CD Momento Espírita Volume 18 | 29/ABR/2011 às 20h
Com participação especial de: Plinio Oliveira, Paulo Roberto Oliveira e Equipe de Redatores
Teatro da FEP (Alameda Cabral, 300. Centro - Curitiba - PR)
ENTRADA FRANCA | Realização: Federação Espírita do Paraná
Informações: www.feparana.com.br | (41) 3223-6174
  O assunto do e-mail não foi acen

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PENSAMENTO LOGOSÓFICO SOBRE A AMIZADE

A amizade, tal como é no fundo e em sua singeleza, equivale ao afeto que, nascendo no coração dos seres humanos, emancipa-se de toda mesquinhez e interesse, enaltecendo e enobrecendo o pensamento e o sentimento dos homens.
Não se poderia conceber a amizade se ela não fosse presidida pelo ternário simpatia-confiança-respeito, indispensável para nutrir o sentir que a constitui. Se admitimos que o ódio é movido por espíritos em discórdia que as forças do mal aproveitam para ampliar sua abominação, com maior convicção ainda deveremos admitir que a amizade, encarnando o espírito de solidariedade pela compreensão do afeto, pode mover forças muito mais potentes que as do mal, pois ela é o grande ponto de apoio sobre o qual se concentram as maiores esperanças do mundo.
É pelo signo da amizade que se unem os homens, os povos e as raças, e é sob seus auspícios que há de haver paz na Terra
Se algo existe na natureza humana que demonstre de forma mais palpável a previsão do Criador Supremo ao lhe infundir seu hálito de vida é, sem dúvida alguma, a propensão de todo ser racional a estender seu afeto ao semelhante, já que nisto, poderíamos dizer, se apoia a manutenção ou perpetuação da espécie humana. A força que a amizade infunde reciprocamente nos seres sustenta a vida através de todas as adversidades e a perpetua, apesar dos cataclismos que o mundo já teve de suportar.
A amizade entre os homens consegue realizar o que nenhuma outra coisa consegue, por maior que seja. Não seria ousado afirmar que ela é um dos poucos valores de essência superior que ainda restam no homem, que o elevam e dignificam, tornando-o generoso e humanitário.
Não se violam impunemente os preceitos naturais que tornam possível a convivência humana. Toda amizade sincera é presidida pelo próprio Deus; quem atraiçoa essa amizade comete, em conseqüência, uma inqualificável ofensa ao Supremo Juiz de nossos atos.
Embora seja certo que nem todos podem inspirar e ainda professar uma verdadeira amizade, por carecerem de sentimentos adequados que não desvirtuem o significado que substancia seu inegável mérito, ou por impedi-lo, geralmente, características mentais ou psicológicas adversas, é de todo ponto de vista admissível que possam, superando suas condições pessoais, alcançar a graça de uma amizade ou de muitas.
Mas uma coisa que não sabem os que destroem francas e nobres amizades é que a corrente de afeto altruísta bruscamente cortada por quem defrauda seu semelhante encontra sempre sólidos pontos de apoio no coração dos demais, daqueles que mais próximos estiveram dessa amizade.
Em geral, os homens esquecem em que circunstâncias nasceu esse sentimento e como foi aumentando gradualmente, até os limites do maior apreço. Daí também que apareça, na alma dos que o truncam sem justificativa alguma, o tão desprezível estigma da ingratidão.
Fácil será deduzir, pois, que a humanidade só deixará de existir como tal se a amizade se extinguir por completo no coração dos homens.
Coletânea da Revista Logosofia Tomo 2 p.1

ESPIRITISMO E CIENCIA

MUITO BOM ARTIGO.
É SEMPRE BOM PESQUISARMOS E SABER AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES QUE EXISTEM
SOBRE RELIGIÃO, ENERGIA, FÉ.
NÃO DEIXEM DE LER E COMENTEM. É MUITO INTERESSANTE.



A ajuda que se pede a Deus nos momentos de aflição

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
OLIVÉRIO: – Como se deve interpretar o fato de uma pessoa, no paroxismo do desespero, por exemplo, invocar a Deus e receber, em seguida, o auxílio divino que acalma sua agitação e lhe permite resistir com maior serenidade e inteireza ao momento crucial que esteja vivendo? Recebe ela de verdade essa ajuda? Seria apenas uma consequência do in­fluxo divino da religião que professa? E, se for assim, como se explica que o mesmo bem seja alcançado com igual prodigalidade pelos que não professam religião alguma? É este um mistério no qual eu gosta­ria de penetrar.
PRECEPTOR: – É comum observar que ninguém ou muito poucos se recordam de terem um espírito que anima a vida, o qual permanece quase estático enquanto o ser físico age movido somente pelas necessidades de ordem rotineira que a vida corrente lhe apresenta, sendo muito raras as vezes em que esse espírito tem oportunidade de comovê-lo com outros objetivos. E é precisamente nesses momentos de aflição que atormentam o ser, que aparece delineando-se uma das formas mais atraentes e sugestivas do espírito, pois este se manifesta na própria sensibilidade, respondendo ao clamor da angústia. Esse simples fato reconforta e suaviza as durezas do transe amargo, permitindo recobrar a serenidade e, depois, a calma perdidas.
Não se deve, pois, atribuir isso a nenhum milagre, nem se enganar com a crença de que se teve algum auxílio particular, oriundo da Divina Providência. Nada irrisória seria a tarefa do Criador se, pela mera invocação de cada uma das criaturas humanas, devesse Ele atender a suas demandas de auxílio. Diferentemente disso, devemos pensar que no próprio espírito do ser é onde existem recursos aos quais sem saber se apela, ao se dirigir a Deus nos momentos mais álgidos da vida.
OLIVÉRIO: – Acho inteiramente lógico o que o senhor acaba de manifestar; vejo ago­ra que a criatura humana não é tão desvalida como se acredita, já que, até mesmo nos transes mais difíceis de sua vida, ela encontra a seu alcance o recurso salvador.
PRECEPTOR: – É mesmo assim; e se você compreende bem isso, verá então como provém de Deus, sem dúvida alguma, a grande ajuda recebida em tais circunstâncias. Mas é ali, precisamente, que reside o mistério: no fato de fazer chegar até nós esse auxílio por via indireta, ou seja, por intermédio de nosso próprio espírito, que é quem fortalece nosso ânimo, fazendo-nos experimentar não só a realidade de sua existência, mas também o rigor de sua censura, ao compreendermos que não devemos tê-lo em tão pouca conta, quando já se viu a importância que ele assume toda vez que procuramos nos elevar na busca de um consolo para nossa aflição, ou de uma luz que ilumine a vida ensombrecida pelo sofrimento.
Seria um erro pensar que, na emergência citada, Deus teria intervindo pessoalmente, e absurda é também a pretensão de crer que foi uma intervenção em particular, ao se sentir o alívio almejado. Fica bem claramente mostrado que existe no Grande Ser uma onisciência que abarca todos os âmbitos de sua Criação, achando-se o espírito, portanto, consubstancia­do com essa força universal que obedece às leis cria­das pela Inteligência Suprema. Um episódio da natureza do exposto não tem, pois, a menor repercussão cós­mica, como não teriam para nós repercussão de transcendência alguma os gritos de um pintinho que, fugindo de um perigo, se salvasse inesperadamente.


Trechos extraídos do livro Diálogos, p. 102

"A Mediunidade Abençoada de Jesus", com Geraldo Guimarães - REDE AMIGO ESPÍRITA

"A Mediunidade Abençoada de Jesus", com Geraldo Guimarães - REDE AMIGO ESPÍRITA

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM OS JAPONESES

1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.

2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.

3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.

4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.

5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.

6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?

7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.

8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.

9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.

10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.

Congresso de ciência, saúde e espiritualidade será realizado em Maceió

A Associação Médico-Espírita de Alagoas promove o IV Congresso Universitário de Ciência Saúde e Espiritualidade, nos dias 21 e 22 de maio de 2011, com o tema central "A Ética da Vida, Ecologia e Espiritualidade". As inscrições já se encontram abertas.

http://www.espiritismo.net/content,0,0,1998,0,0.html

RAUL TEIXEIRA

 1) Com grande alegria informamos a todos que já está disponível o download com os 4 arquivos (1 hora de duração, aprox.), em formato MP3, da entrevista ao médium, conferencista e educador espírita Raul Teixeira, na rádio CBN de Foz do Iguaçu/PR (http://www.cbnfoz.com.br/2011/04/02/cbn-entrevista-0204-raul-teixeira/), acontecida em 15/03/2011 na Terra das Cataratas.
    2) A disponibilização do download gratuito deu-se pelo RECORDE DE ACESSOS que o siteda CBN registrou, de centenas de internautas que escutaram on line a referida entrevista, recorde que atingiu 945 cliques em pouco tempo, quando o máximo que a CBN Foz havia atingido foram 640 acessos em outras entrevistas e matérias diversas.
    3) Pelo exposto, existe a possibilidade de que a CBN Foz ofereça a entrevista à Rede CBN para ser veiculada em REDE NACIONAL, dependendo para isto da nossa maior participação nos futuros downloads e nos comentários dos internautas, que podem ser realizados após odownload da Parte 4 no link acima.
    4) Então, solicitamos aos caros confrades para comentar a entrevista: nós já fizemos o primeiro comentário, e até uma Senhora da cidade de Fortaleza (Ceará) fez também uma participação interessante, rogando aos companheiros que se identifiquem, assim como escrevam a cidade e o Estado onde se encontram.
    5) Finalmente, pedimos encarecidamente aos dignos confrades para enviar a todas as suas listas de contactos de e-mails a divulgação do download e dos comentários da entrevista, a fim de que os Diretores da Rede CBN (das Organizações Globo) possam perceber a participação em massa dos ouvintes, para veiculação da grande mensagem, agora em NÍVEL NACIONAL. 
Agradecendo novamente a atenção dos amigos, despeço-me muito grato pela grande participação e prestígio que os Irmãos e Irmãs da nossa lista de contactos deram à entrevista de Raul Teixeira, realizada pelo Sr. Luís Henrique Scheffer, Diretor de Jornalismo da rádio CBN Foz.
Enrique Eliseo Baldovino
Deptº de Difusão Doutrinária da 13ª União Regional Espírita - Federação Espírita do Paraná

CURSOS

CURSO ONLINE PARA EDUCADORES E EVANGELIZADORES
a a
O CURSO É GRÁTIS, DINÂMICO E SEM LIMITE DE VAGAS, MAS TEMOS UMA DATA FIXA PARA INICIAR.
Últimos dias para a inscrição.
Se deseja participar conosco inscreva-se pelo site até 28/04/2011
O curso é voltado para educadores e evangelizadores espírita.
Apostilas e livros virtuais, webconferencias, foruns, chats, videos, etc.
... ...
PROGRAMA:
Teoria Geral da Pedagogia
Pedagogia Espírita
Prática Pedagógica na Evangelização
Arte e Educação (Música, teatro, dança, artes plásticas, literatura)
Família e Educação
Neurociencias e Educação do Espírito (Neuropedagogia e Neuropsicologia)
.. ..
Promoção: Revista Pedagógica Espírita - www.rpespirita.com.br
IDE - Editora - www.ideeditora.com.br
Grupo Pedagogia Espírita Aplicada - www.pedagogiaespirita.org
... ...

terça-feira, 19 de abril de 2011

A COMPANHEIRADA DA TEOLOGIA DOGMÁTICA PÔS VISEIRAS NA BÍBLIA

A companheirada da teologia dogmática fez como que um tsunami na Bíblia. Realmente, com as decisões dos concílios ecumênicos de Nicéia (325), Constantinopla I (381), Éfeso (431), Calcedônia (451) e Constantinopla II (553), os teólogos viraram a Bíblia às avessas, com acréscimos nela, eliminação de textos dela, e principalmente, passaram a interpretá-la à sua moda, alterando o rumo do cristianismo.
     Os teólogos contrários a essas arbitrariedades foram tachados de hereges, perseguidos e até eliminados, como aconteceu com os gnósticos, pela ala ortodoxa do cristianismo, que contou com o apoio do poder civil. Mas a verdade deve ser dita. Esse apoio, por um lado, foi bom, pois poderia ter acontecido o pior, isto é, a destruição do cristianismo pelo paganismo. “Deus sabe tirar do mal o bem”.
     Para a palavra geração na Bíblia, os teólogos deram apenas uma interpretação simples, isto é, aquela consanguínea comum, quando ela tem também o significado de reencarnação coletiva e outros de acordo com a palavra grega que lhe corresponde. Assim “gennémata”: geração com o sentido de raça. “Geração (raça) de víboras...”. (Mateus 3:7; e 12:34). “Genémata”, com apenas um “n”: geração de produto vegetal. “Não beberei da geração da videira até que...”. (Lucas 22:18). “Genealogoúmenos”: geração de filhos. “Essa geração não é enumerada entre eles”. (Hebreus 7:6). “Genétheis”: geração de Deus. “Quem é da geração de Deus...” (1 João 5:18).
       Mas a palavra geração mais comum na Bíblia, e que tem também o significado de reencarnação coletiva de muitos espíritos ao mesmo tempo, e que se repete, é “Geneá”: “A sua misericórdia se estende de geração em geração”. (Lucas 1:48-50). Vamos ver, com as citações de textos evangélicos, que Jesus condena a geração (reencarnação coletiva) incrédula de seu tempo, que, segundo Ele, é a mesma do Velho Testamento que vem derramando o sangue de inocentes e de profetas, desde Abel até Zacarias. Veremos também que essas duas gerações do passado e do tempo de Jesus (com os mesmos espíritos) se levantarão (reencarnarão) juntamente com a Rainha do Sul (de Sabá) e os ninivitas, nos últimos dias do juízo final, os quais, reencarnados, condenarão as  citadas duas gerações de assassinos do Velho Testamento e de incrédulos contemporâneos de Jesus, que são reencarnações das gerações assassinas do passado. “A rainha do Sul se levantará com os homens desta geração (contemporânea de Jesus, a mesma assassina do V.T.), e os condenará...” (Lucas 11:31; Mateus 12: 38-42). “Ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão...” (Lucas 11:32).
      Vejamos que o “castigo” virá sobre aquela geração incrédula do tempo de Jesus, que, como vimos, é a mesma do passado e a mesma do futuro que será julgada pela rainha do Sul e os ninivitas. “Por isso é que vos envio profetas sábios e escribas: a uns matareis... de tal forma que venha sobre vós todo o sangue justo que se derrama sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias... Em verdade vos digo que tudo isso virá sobre esta geração”.(Mateu 23: 34-36). Essas questões se tornam ainda mais claras, quando sabemos que descendentes não pagam pecados de antepassados. (Ezequiel 18:20).
     Quem não enxergar nesses fatos bíblicos a reencarnação, é mesmo porque não a quer ver. “E o pior cego é aquele que não quer ver”!
    PS:
    Já está em cartaz, em 400 cinemas de todo o Brasil, mais um interessante filme sobre Chico Xavier: “As Mães de Chico Xavier”.


 COLUNA DO JORNAL "O TEMPO" - BELO HORIZONTE - MG.

Em Osasco

Será encenada no Teatro Municipal de Osasco a Peça Espírita "NOSSO LAR", baseada no livro Nosso Lar, do espírito André Luiz e psicografado pelo médium Chico Xavier. O livro Nosso Lar é o primeiro de uma série de 13 livros psicografados pelo Chico Xavier e aborda a Vida no Mundo Espíritual.
Narra o ingresso do médico André Luiz na dimensão espíritual, tratando das etapas de sua vivência no umbral e na colônia espiritual Nosso Lar.
Data - 01/maio/11 - domingo - 20:00h
Local - Teatro Municipal de Osasco - TMO - Av. dos Autonomistas, 1.533 - Campesina - Osaso-SP - tel. 11 3685 9596
Ingresso - Antecipado R$ 20,00(inteira e 1/2 entrada)
Dia do Evento R$ 20,00(1/2 entrada) e R$ 40(inteira)
Aquisição - Livraria Espírita Mensageiros de Luz - R. José Cianciarulo, 89 - Centro - Osasco - SP - tel. 11 3682 6767 / 3448 7386
Promoção - Livraria Espírita Mensageiros de Luz
Nota - Para cada ingresso vendido pela Livraria Espírita, R$ 2,00 serão destinados a Obras Assistenciais mantidas por Casas Espíritas.
- Para sua comidade, você pode efetuar reserva de ingresso pelos telefones da Livraria Espírita ou pelo
NOTA - Já recebemos o DVD original do Filme "NOSSO LAR, da Fox Filme. Preço - R$ 40,00

Evento em Belo Horizonte

Queridos amigos,
É com grande alegria que convidamos a todos para a XII Feira do Livro do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago.




Grupo de Comunicação
Diretoria de Divulgação Doutrinária

sábado, 16 de abril de 2011

RIO DE JANEIRO

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro sedia a Reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional da FEB, com a participação de representantes de Entidades Federativas dos Estados visitantes: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Haverá palestra pública sobre o tema “150 anos de O Livro dos Médiuns”; reuniões dos dirigentes das Federativas Estaduais e das seis Áreas que integram as Comissões Regionais do CFN: Atendimento Espiritual no Centro Espírita, Atividade Mediúnica, Comunicação Social Espírita, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Infância e Juventude, Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita.

Temas definidos pela Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, como os temas educação e juventude espírita, serão analisados, e, ocorrerá o lançamento do Manual de Comunicação Social Espírita. Informações: www.febnet.org.br, cfn@febnet.org.br

FEB

A Federação Espírita Brasileira realiza serviços sócio-assistenciais desde 1890, por meio de atividades concretas que visam ao desenvolvimento de seus usuários. Segue sua missão de “promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus”. Para desenvolver suas atividades conta com sócios-contribuintes que auxiliam na realização das ações assistenciais. Pessoas que mobilizam-se em prol da prática da caridade. Se você identifica-se com esse papel, pode também colaborar. Torne-se um sócio da FEB e contribua para a divulgação da Doutrina Espírita.Acesse: www.febnet.org.br/socio/

CURSO À DISTANCIA - FEB

O Projeto Ensino a Distância é mais uma novidade promovida pela FEB. Iniciado com o Curso “Centro Espírita – Visão Geral”, será oferecido um conjunto em sequência de cinco cursos, com coordenação da Secretaria-Geral do CFN da FEB em uma experiência pioneira da Federação no oferecimento de curso a distância.

Como houve um grande número de inscritos, as novas inscrições serão abertas dentro de 60 dias. Acesse o Portal da FEB (www.febnet.org.br) e fique pode dentro! Informações:www.febnet.org.br e cfn@febnet.org.br 

TV CEI

Produzido pela TVCEI, o programa Mundo Além é o mais novo lançamento na televisão aberta de Moçambique, país com mais de 20 milhões de habitantes. A produção é exibida na rede de televisão STV e conta com exibição todos os domingos às 12h.  A iniciativa representa um passo importante para a divulgação espírita no país africano. Informações: www.tvcei.com

Acontece em Alagoas

Obras básicas, romances, livros infantis e outras de referência podem ser conferidos no 9º Feirão do Livro Espírita, promovido pela Federação Espírita do Estado de Alagoas. Iniciado no dia 31 de março, a nona edição terá término no dia 17 de abril. 

O Feirão ocorre das 9h às 17h em ação conjunta da FEEAL com diversas instituições espíritas do Estado de Alagoas. Obras básicas, romances, livros infantis e outras de referência podem ser encontrados no evento. No local haverá ainda ponto de inscrição para o I Congresso Espírita Alagoano que ocorrerá de 1º a 3 de julho. Informações: www.feeal.org.br

Livro dos espíritos

18 de Abril de 1857: Data da Publicação de O Livro dos Espíritos por Allan Kardec em Paris, França. Assim, a comemoração refere-se ao fato de que há 154 anos o Consolador Prometido por Jesus veio oficialmente à Terra: o Espiritismo!

Sendo assim, o Espiritismo é a Doutrina de Jesus, é a Doutrina Filosófica, Científica, e Religiosa Codificada pelo missionário Allan Kardec, sendo que há cinco obras básicas: 
O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, e A Gênese. 

Homenageando o livro dos espíritos

Cessaram, por fim, as lutas fratricidas, desencadeadas pela Revolução de 89 e as que o Terror houvera esculpido em forma de marcas terríveis no organismo da sociedade, abrindo espaço para o vandalismo que pretendera expulsar Deus da França...
Apesar disso, os direitos do homem surgiram das derrotadas ambições apaixonadas dos grupos hostis, fazendo tremular nos altiplanos do pensamento a mensagem de esperança para as criaturas.
As turbas guerreiras também silenciaram por um momento, quando o Corso se fez coroar imperado, na Catedral de Notre Dame , no dia 2 de dezembro de 1804, ao som comovido do coral de duzentas vozes que entoava Pompa e circunstancia, especialmente composta para a festividade, ä qual comparecera o Papa Pio VII.
O século das luzes raiava então sob claridades diamantinas e as hostes do Consolador utilizaram-se da ocasião, a fim de que mergulhassem na névoa carnal os Espíritos de escol, encarregados de resgatar o progresso da humanidade e de promover a felicidade dos seres.
Dois meses antes, no silencio natural que a trégua das belicosidades facultara, reencarnou-se o mártir de Constança, que retornava das cinzas da fogueira hedionda em que tivera o corpo consumido em 1645, para instaurar a Era Nova, nas roupagens de Allan Kardec.
Cientistas destinados a desalgemar as pesquisas dos rigores da escravidão religiosa; filósofos designados para ampliar as áreas do pensamento obscurecido pela ignorância; artistas com propósitos de estabelecer o romantismo, e mais tarde quebrarem as frias linhas do rígido academicismo; religiosos enobrecidos pelo exemplo; incumbidos de libertar o Cristianismo das aberrações dogmáticas; fisiologistas e psiquiatras com domínio do conhecimento mais profundo do ser, programados para desempenhos da sua dignificarão como da diminuição dos seus sofrimentos; investigadores da vida nas suas várias expressões, com tarefas de decifrar o microcosmo e a vida bacteriana, assim como outros heróis da evolução, desceram ao círculo de sombras do mundo, para preparar e estabelecer a Nova Era, na qual, o pensamento do Cristo penetraria a razão e se firmaria na conduta dos indivíduos, facultando o surgimento de uma Ciência de observação, cujos paradigmas especiais estabeleceriam uma filosofia de comportamento moral e religiosos compatível com o desenvolvimento intelectual do ser humano e da sociedade. Nesse campo rico de sentimento de luz, que germinavam em abençoada seara, Allan Kardec apresentou O Livro dos Espíritos, no dia 18 de abril de 1857.
Na Paris de então, quando as idéias surgiam pela alvorada, amadureciam ao meio-dia e feneciam ao entardecer, o conteúdo desse livro magistral fincou bases duradouras e enfrentou os aranzéis costumeiros, permanecendo irretocável pelos tempos do porvir.
Apresentando, por primeira vez, uma fé racional, que pode enfrentar a razão em todas as épocas da humanidade, portanto, legítima, os seus ensinamentos têm a ver com os mais diferentes ramos da Ciência, propondo uma nobre Filosofia rica de otimismo e bem-estar, cujos alicerces se fundaram na ética-moral proposta por Jesus.
Enquanto desvitalizadas, as doutrinas religiosas do passado oferecem seiva ao materialismo que trombeteava as suas vanglorias embora de curta duração. O Espiritismo veio para iluminar e acalmar as consciências em sombras e tormentos, propondo o modelo do homem de bem, ideal, que se faz construir com os equipamentos do amor, do conheciemnto e da experiência em torno da própria imortalidade.
Estudando Deus e o Infinito, a matéria e o Espírito , a Criação, o principio vital, as causas e os sofrimentos, a encarnação, a desencarnação e a reencarnação, aprofunda análise em torno do intercâmbio espiritual, dos fenômenos que dizem respeito ao sonambulismo e ao êxtase, ao sono e aos sonhos, ás Leis que regem a vida, às esperanças e as consolações, revelando-se como a maior tese síntese do pensamento a respeito do Universo, da vida, dos seres e da sua evolução, causando impacto cultural e firmando novos conceitos nas páginas vivas da História, marco decisivo para a transformação que começou a operar-se no planeta terrestre.
Antes desse livro incomum, obras demarcatórias dos períodos de cultura, ética e civilização abriram espaços especiais para o pensamento.
Reconhecendo-lhes o valor e a oportunidade quando foram apresentadas, O Livro dos Espíritos é a ponte entre o passado e o futuro, num ininterrupto presente, no qual o conhecimento em evolução encontra as causas que o explicam nas várias expressões em que se revela.
Avançando com o progresso, suas lições não foram ultrapassadas; antes tem sido confirmadas em profundidade e significado, preenchendo as lacunas existentes a respeito da causalidade do Universo e da Criação.
Linha mestra da Doutrina Espírita, dele se deriva as quatro outras Obras que formam o edifício cultural do Espiritismo, tornando-se fonte inexaurível de sabedoria e de conforto, dantes jamais encontrada em alguma outra obra conhecida.
Na atualidade, cento e quarenta anos transcorridos, após acompanhar a evolução da Física newtoniana para a nuclear e a quântica; da Biologia para a exuberante Embriologia; da nascente eletricidade para a eletrônica; da Química para as extraordinárias análises radiotivas; dos fenômenos psíquicos para os para psicológicos, psicobiofísicos, psicotrônicos e da transcomunicação instrumental; das viagens de tração animal, a motor de explosão para as conquistas da astronáutica; do telégrafo a fio para as telecomunicações; do fonógrafo incipiente para as técnicas da digitação, somente tem sido confirmadas suas teses, algumas das quais ínsitas nas páginas cm admirável antecedência e precisão...
Enfrentando as teorias de Charles Darwin, de Spencer, de Russell Wallace – que se tornou espírita-, de Schopenhauer, de Nietszche, de Kant, do marxismo, do niilismo, as hectombes das duas guerras mundiais, a decadência da fé religiosa, tem sustentado o seu arquipélago doutrinário com equilíbrio, deslumbrando as mentes de ontem como as de hoje pela força das suas conceituações exatidão dos seus postulados, engrandecendo-se mais ainda ao exaltar Jesus como o modelo e guia da humanidade, o ser mais perfeito que Deus ofereceu ao homem.
Profundamente agradecido a Allan Kardec, o eminente Codificador do Espiritismo, homenageamos O Livro dos Espíritos pelo transcurso do seu centésimo quadragésimo aniversário de publicação, exorando as bênçãos de Deus para que o seu fanal seja alcançado, qual o de construir o homem feliz, livre da dor e das paixões envilecedoras.

Vianna de Carvalho (espírito), psicografia de Divaldo Franco

(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, em 3-2-1997, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador - BA.)

O Espiritismo
www.oespiritismo.com.br

Jesus, o incomparável

“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26.)

O Consolador chegou ä Terra: O Espiritismo. E foi apresentado a 18 de abril de 1857 com a publicação de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

“Com esta obra, a 18 de abril de 1857, raiou para o mundo a Era do Espírito”. J. Herculano Pires 

"Reencarnam-se em massa os missionários da Nova Era, total- mente entregues a Deus, a fim de romperem com a escuridão que domina o mundo e tornarem-se estrelas luminíferas apontando os rumos da plenitude.
Conhecer o espiritismo é uma honra que nem todos valorizam, porque, alguns, apressados em transformar o mundo sem a cor- respondente mudança interior, vilipendiam-no, combatem-no por meio dos atos, embora dizendo-se vinculados à doutrina, o que lamentarão mais tarde, quando realmente despertarem para a imortalidade na qual se encontram situados.
Há, sem dúvida, muitas bênçãos e exemplos dignificadores que se transformam em roteiros de vida para os que são sinceros e seguem na retaguarda, confiantes na autossuperação moral e na conquista da paz interior.
Que permaneçam irretocáveis os servidores de Jesus na luta autoiluminativa, esparzindo a doutrina espírita em toda a parte por intermédio do pensamento, das palavras e dos atos!" 

Joanna de Ângelis (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Entrega-te a DEUS

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Final de semana na telinha

Transmissão ao vivo nesse final de semana - Wagner Gomes da Paixão, Simão Pedro e Alberto Almeida - confira!

Tome nota: Transmissão ao vivo nesse final de semana

16/04/11 – Sábado – 13h às 18h - 
III Fórum Espírita – Espiritualidade: uma Nova Era
Direto da cidade de Coromandel/MG
Realização: Conselho Regional Espírita Alto Paranaíba


TEMAS: 
Mediunidade com Jesus 
Expositor: Wagner Gomes da Paixão (Belo Horizonte/MG)

Valores Espirituais em um Nova Era
Expositor: Simão Pedro de Lima (Patrocínio/MG)
________________________________________________________________________________________________

17/04/11 – Domingo – 08h - 
“Superando a culpa através do autoperdão”
Expositor – Dr. Alberto Almeida 

A Rede Amigo Espírita em parceria com a Web Rádio Fraternidade transmite direto de Araçatuba, ao vivo, dia 17 de abril, domingo, a partir das 08h da manhã o seminário “Superando a culpa através do autoperdão”, com o expositor espírita Dr. Alberto Almeida. O evento faz parte da CONEAN - Confraternização Espírita da Alta Noroeste do Estado de São Paulo e é realizada anualmente no âmbito das cidades de Araçatuba, Auriflama, Birigui, Guararapes e Penápolis. Mais informaçãoes acessearacatubaespirita90anos.com . Então não perca, Dr. Alberto Almeida, ao vivo, aqui na Rede Amigo Espírita e na Web Rádio Fraternidade dia 17 de abril.
Acesse: http://amigoespirita.ning.com/page/radio-fraternidade ou www.radiofraternidade.com.br


-- 
José Aparecido
Administrador da Rede Amigo Espírita

Rede Globo e o Kardecismo

Com o objetivo de transmitir uma mensagem de defesa de liberdade de expressão e de crenças, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade cultural do Brasil, a TV Globo dá mais um passo na campanha iniciada no início deste ano, que pretende abrir espaço para a divulgação de temas e comemorações especiais de diferentes religiões.

A ação, cuja assinatura tem como mote a mensagem “Liberdade de expressão: a gente vê por aqui” teve início no dia 2 de fevereiro, quando os adeptos do Candomblé – e também seguidores de outras vertentes religiosas – celebram o dia de Yemanjá, a Rainha do Mar. Na ocasião, a Central Globo de Comunicação lançou um filme que explicava a origem da celebração e a importância de Yemanjá para o Candomblé.

Neste mês de abril, a religião homenageada será o Kardecismo. A campanha estará alicerçada na comemoração do lançamento do Livro dos Espíritos, considerada a obra base da religião, escrito por Alan Kardec, o precursor da vertenta espírita. O vídeo fala da comemoração da data e explica que a função da obra é difundir “uma mensagem de paz a todos que buscam compreender o mundo espiritual e a vida na sua forma mais ampla”.

Até o final do ano, a campanha também abordará outras datas comemorativas dessas e de outras religiões presentes no Pais. Confira a sequência das ações que serão feitas pela emissora:
  • Umbanda / Dia dos Pretos Velhos – 13 de maio
  • Budismo / Iluminação de Buda – 1ª lua cheia de maio
  • Budismo / Wesak – 15 de junho
  • Islamismo / Ramadã - 1º de agosto
  • Judaísmo / Rosh Hashaná - 28 a 30 de setembro
  • Kardecismo / Nascimento Allan Kardec – 3 de outubro
  • Judaísmo / Yom Kipur – 7 de outubro à noite à 8 de outubro o dia inteiro.
  • Protestantismo / Dia da Reforma Protestante – 31 de outubro
  • Islamismo / Peregrinação a Meca – 1º de novembro
  • Umbanda / Institucionalização da Umbanda – 15 de novembro
  • Protestantismo / Dia da Bíblia – 11 de dezembro

quinta-feira, 14 de abril de 2011

As mães de Chico Xavier (Entrevista com o ator Nelson Xavier, com Célia ...

Guarda-te em Deus

Lembra-te de Deus para que saibas agradecer os talentos da vida.

Se fatigado, pensa Nele, o Eterno Pai que jamais desfalece na Criação.

Se triste, eleva-Lhe os sentimentos, meditando na alegria solar com que toda manhã, Sua Infinita Bondade dissolve das trevas.

Se doente, centraliza-te no perfeito equilíbrio com que sua compaixão reajusta os quadros da Natureza, ainda mesmo quando a tempestade haja destruído todos os recursos que os milênios acumularam.

Se incompreendido, volta-te para Ele, o Eterno Doador de todas as bênçãos, quantas vezes escarnecido por nossas próprias fraquezas, sem que se Lhe desanime a Paciência Incomensurável, quanto aos arrastamentos de nossas imperfeições animalizastes.

Se humilhado, entrega-Lhe as dores da sensibilidade ferida ou do brio menosprezado, refletindo no celeste anonimato em que se Lhe esconde a inconcebível grandeza, para que nos creiamos autores do bem que a Ele pertence, em todas as circunstâncias.

Se sozinho, busca-Lhe a companhia sublime na pessoa daqueles que te seguem na retaguarda, cambaleantes de sofrimento, mais solitários que tu mesmo, na provação e na miséria que lhes vergastam as horas e lhes crucificam as esperanças.

Se aflito, confia-Lhe as ansiedades, compreendendo que Nele, o Imperecível Amor, todas as tormentas se apaziguam.

Seja qual for à dificuldade, recorda o todo-Misericordioso que não nos esquece.

E, abraçando o próprio dever como sendo expressão de Sua Divina Vontade para os teus passos de cada dia, encontrarás na oração a força verdadeira de tua fé, a erguer-te das obscuridades e problemas da Terra para a rota de luz que te aponta as sendas do céu.

Emmanuel (espírito)

Do Livro O Espírito da Verdade. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Jesus e voce

Nosso Mestre não se serviu de condições excepcionais no mundo para exaltar a Luz da Verdade e a Benção do Amor. 

Em razão disso, não aguarde renovação exterior na vida diária, para ajudar. Comece imediatamente a própria sublimação.

Jesus não tinha uma pedra onde recostar a cabeça. Se você dispõe de mínimo recurso, já possui mais que Ele.

Jesus, em seu tempo, não desfrutou qualquer expressão social. Se você detém algum estudo ou título, está em situação privilegiada.

Jesus esperou até aos trinta nos para servir mais decisivamente. Se você é jovem e pode ser útil, usufrui magnífica oportunidade. 

Jesus partiu aos trinta e três anos. Se você vive na idade amadurecida e dispõe do ensejo de auxiliar, agradeça ao Alto, dando mais de si mesmo.

Jesus não contou com os familiares nas tarefas a que se propôs. Se você convive em paz no recinto doméstico, obtendo alguma cooperação em favor dos outros, bendiga sempre essa dádiva inestimável.

Jesus não encontrou ninguém que o amparasse na hora difícil. Se você recebe o apoio de alguém nos momentos críticos, saiba ser grato.

Jesus nada pôde escrever. se você consegue grafar pensamentos na expansão do bem, colabore sem tardança para a felicidade de todos. 

Vemos, assim, que a vida real nasce e evolui no Espírito eterno e não depende de aparências para projetar-se no rumo da Perfeição.

Jesus segue à frente de nós. se você deseja acertar, basta apenas segui-Lo.

Sigamo-lo pois.

André Luiz (espírito) 

Do Livro O Espírito da Verdade. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
......................................